Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Klenio Freire de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43487
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar as estratégias de precificação, com a finalidade de analisar a vantagem de definir estratégias de precificação em uma empresa Atacadista na região do Seridó. Por se tratar de um estudo no qual buscase verificar as estratégias de precificação, decidiu-se utilizar o método de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. O universo da pesquisa foi o corpo administrativo da empresa pesquisada, que ocupam as funções de sócio diretor, compradores, auxiliares de custo, auxiliar de compras, técnicos contábil e assistente de contabilidade. Como fonte principal de coleta de dados para a análise deste estudo foi usado as entrevistas realizadas com os funcionários administrativos, questionando-os quanto à percepção das estratégias de precificação utilizadas na empresa pesquisada. Os resultados sugerem que na empresa pesquisada são usadas estratégias de precificação que auxiliam os gestores na precificação dos produtos tornando-se uma vantagem competitiva para a organização. Verificou-se, ainda, que apesar de serem identificadas estratégias de precificação na empresa pesquisada não há um setor ou profissional de marketing que poderia ajudar de forma mais eficiente as tomadas de decisões dos gestores.
id UFRN_376a4dadb6e67001da3457c3d02cb2d7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43487
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Klenio Freire deJocélia Felicia Andreola, MscCarvalho, Valdemir Galvão de2018-06-29T12:57:35Z2021-10-06T11:40:39Z2018-06-29T12:57:35Z2021-10-06T11:40:39Z20182014033787LIMA, Klenio Freire de. Estratégias de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó. 2018. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43487Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoEstratégiasPrecificaçãoMarketingAdministraçãoEstratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridóinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho tem como objetivo verificar as estratégias de precificação, com a finalidade de analisar a vantagem de definir estratégias de precificação em uma empresa Atacadista na região do Seridó. Por se tratar de um estudo no qual buscase verificar as estratégias de precificação, decidiu-se utilizar o método de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. O universo da pesquisa foi o corpo administrativo da empresa pesquisada, que ocupam as funções de sócio diretor, compradores, auxiliares de custo, auxiliar de compras, técnicos contábil e assistente de contabilidade. Como fonte principal de coleta de dados para a análise deste estudo foi usado as entrevistas realizadas com os funcionários administrativos, questionando-os quanto à percepção das estratégias de precificação utilizadas na empresa pesquisada. Os resultados sugerem que na empresa pesquisada são usadas estratégias de precificação que auxiliam os gestores na precificação dos produtos tornando-se uma vantagem competitiva para a organização. Verificou-se, ainda, que apesar de serem identificadas estratégias de precificação na empresa pesquisada não há um setor ou profissional de marketing que poderia ajudar de forma mais eficiente as tomadas de decisões dos gestores.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEstrategiasPrecificacaoEmpresa_Lima_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain170117https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/1/EstrategiasPrecificacaoEmpresa_Lima_2018.pdf.txt71cf7ff8e363246d4a07046e4b9571cbMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALEstrategiasPrecificacaoEmpresa_Lima_2018.pdfMonografiaapplication/pdf542648https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/3/EstrategiasPrecificacaoEmpresa_Lima_2018.pdf6363b88ba964183c3a22033fdebe32a8MD53CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/4/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD54license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/5/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/6/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD56123456789/434872023-08-18 11:00:38.656oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-18T14:00:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
title Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
spellingShingle Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
Lima, Klenio Freire de
Estratégias
Precificação
Marketing
Administração
title_short Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
title_full Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
title_fullStr Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
title_full_unstemmed Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
title_sort Estratégia de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó
author Lima, Klenio Freire de
author_facet Lima, Klenio Freire de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Klenio Freire de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jocélia Felicia Andreola, Msc
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Valdemir Galvão de
contributor_str_mv Jocélia Felicia Andreola, Msc
Carvalho, Valdemir Galvão de
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Estratégias
Precificação
Marketing
Administração
topic Estratégias
Precificação
Marketing
Administração
description O presente trabalho tem como objetivo verificar as estratégias de precificação, com a finalidade de analisar a vantagem de definir estratégias de precificação em uma empresa Atacadista na região do Seridó. Por se tratar de um estudo no qual buscase verificar as estratégias de precificação, decidiu-se utilizar o método de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. O universo da pesquisa foi o corpo administrativo da empresa pesquisada, que ocupam as funções de sócio diretor, compradores, auxiliares de custo, auxiliar de compras, técnicos contábil e assistente de contabilidade. Como fonte principal de coleta de dados para a análise deste estudo foi usado as entrevistas realizadas com os funcionários administrativos, questionando-os quanto à percepção das estratégias de precificação utilizadas na empresa pesquisada. Os resultados sugerem que na empresa pesquisada são usadas estratégias de precificação que auxiliam os gestores na precificação dos produtos tornando-se uma vantagem competitiva para a organização. Verificou-se, ainda, que apesar de serem identificadas estratégias de precificação na empresa pesquisada não há um setor ou profissional de marketing que poderia ajudar de forma mais eficiente as tomadas de decisões dos gestores.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-29T12:57:35Z
2021-10-06T11:40:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-29T12:57:35Z
2021-10-06T11:40:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2014033787
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Klenio Freire de. Estratégias de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó. 2018. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43487
identifier_str_mv 2014033787
LIMA, Klenio Freire de. Estratégias de precificação: o caso de uma empresa atacadista na região do seridó. 2018. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/1/EstrategiasPrecificacaoEmpresa_Lima_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/3/EstrategiasPrecificacaoEmpresa_Lima_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/4/license_url
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/5/license_text
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43487/6/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 71cf7ff8e363246d4a07046e4b9571cb
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
6363b88ba964183c3a22033fdebe32a8
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117907275055104