Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchese, Charles
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1664
Resumo: As estratégias de precificação no comércio varejista vêm adquirindo importância ao mesmo passo que o varejo se insere em um cenário cada vez mais competitivo, com a presença de grandes players altamente profissionalizados. Avaliar os diferentes resultados e seus aspectos na gestão do negócio torna-se agora necessário para as empresas de pequeno porte competir neste novo ambiente, fazendo com que suas ações possam ser lucidamente tomadas com base nestes dados. Desenvolveu-se neste estudo, primeiramente, um embasamento teórico que evidencia a gestão de custos no comércio varejista, a formação de preços, e por fim análise de custos, volume e resultado. Quanto à metodologia, classifica-se como uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. É também um estudo de caso, tendo como objeto de análise uma organização varejista de pequeno porte, perpassando por questões importantes para inferir como atingir esse resultado, como a apuração dos custos de aquisição das mercadorias e levantamento das despesas fixas mensais do estabelecimento. Com base nestes, elaborou-se diferentes patamares de precificação, permitindo que se tenha precisamente o preço de venda ideal como também o preço mínimo. A partir destes fatores, o estudo analisa uma proposta de comissionamento de vendedores tendo como base a margem de contribuição gerada na comercialização dos produtos.
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