Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1664 |
Resumo: | As estratégias de precificação no comércio varejista vêm adquirindo importância ao mesmo passo que o varejo se insere em um cenário cada vez mais competitivo, com a presença de grandes players altamente profissionalizados. Avaliar os diferentes resultados e seus aspectos na gestão do negócio torna-se agora necessário para as empresas de pequeno porte competir neste novo ambiente, fazendo com que suas ações possam ser lucidamente tomadas com base nestes dados. Desenvolveu-se neste estudo, primeiramente, um embasamento teórico que evidencia a gestão de custos no comércio varejista, a formação de preços, e por fim análise de custos, volume e resultado. Quanto à metodologia, classifica-se como uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. É também um estudo de caso, tendo como objeto de análise uma organização varejista de pequeno porte, perpassando por questões importantes para inferir como atingir esse resultado, como a apuração dos custos de aquisição das mercadorias e levantamento das despesas fixas mensais do estabelecimento. Com base nestes, elaborou-se diferentes patamares de precificação, permitindo que se tenha precisamente o preço de venda ideal como também o preço mínimo. A partir destes fatores, o estudo analisa uma proposta de comissionamento de vendedores tendo como base a margem de contribuição gerada na comercialização dos produtos. |
id |
UNIJ_05e752059db79b7613a4341d344f01b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1664 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo2013-06-1320132013-06-13T13:41:25Z2013-06-13T13:41:25ZAs estratégias de precificação no comércio varejista vêm adquirindo importância ao mesmo passo que o varejo se insere em um cenário cada vez mais competitivo, com a presença de grandes players altamente profissionalizados. Avaliar os diferentes resultados e seus aspectos na gestão do negócio torna-se agora necessário para as empresas de pequeno porte competir neste novo ambiente, fazendo com que suas ações possam ser lucidamente tomadas com base nestes dados. Desenvolveu-se neste estudo, primeiramente, um embasamento teórico que evidencia a gestão de custos no comércio varejista, a formação de preços, e por fim análise de custos, volume e resultado. Quanto à metodologia, classifica-se como uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. É também um estudo de caso, tendo como objeto de análise uma organização varejista de pequeno porte, perpassando por questões importantes para inferir como atingir esse resultado, como a apuração dos custos de aquisição das mercadorias e levantamento das despesas fixas mensais do estabelecimento. Com base nestes, elaborou-se diferentes patamares de precificação, permitindo que se tenha precisamente o preço de venda ideal como também o preço mínimo. A partir destes fatores, o estudo analisa uma proposta de comissionamento de vendedores tendo como base a margem de contribuição gerada na comercialização dos produtos.21 f.ComércioVarejoPrecificaçãoComissãoMargem de contribuiçãoResultadosControladoriaGestão empresarialCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1664DMD_hdl_123456789/1664Lucchese, Charlesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCharles%20Lucchese%20-%20Artigo%20P%c3%b3s%20-%20Estrat%c3%a9gias%20de%20Precifica%c3%a7%c3%a3o%20e%20Comissionamento%20e%20seus%20Reflexos%20nos%20Resultados%20do%20Varejo.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1664/3/Charles%20Lucchese%20-%20Artigo%20P%c3%b3s%20-%20Estrat%c3%a9gias%20de%20Precifica%c3%a7%c3%a3o%20e%20Comissionamento%20e%20seus%20Reflexos%20nos%20Resultados%20do%20Varejo.pdf.txttext/plain51348http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1664/3/Charles%20Lucchese%20-%20Artigo%20P%c3%b3s%20-%20Estrat%c3%a9gias%20de%20Precifica%c3%a7%c3%a3o%20e%20Comissionamento%20e%20seus%20Reflexos%20nos%20Resultados%20do%20Varejo.pdf.txtfce0fc509fff6ca0e17a9dd75e9a858dMD5123456789_1664_3Charles%20Lucchese%20-%20Artigo%20P%c3%b3s%20-%20Estrat%c3%a9gias%20de%20Precifica%c3%a7%c3%a3o%20e%20Comissionamento%20e%20seus%20Reflexos%20nos%20Resultados%20do%20Varejo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1664/1/Charles%20Lucchese%20-%20Artigo%20P%c3%b3s%20-%20Estrat%c3%a9gias%20de%20Precifica%c3%a7%c3%a3o%20e%20Comissionamento%20e%20seus%20Reflexos%20nos%20Resultados%20do%20Varejo.pdfapplication/pdf398577http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1664/1/Charles%20Lucchese%20-%20Artigo%20P%c3%b3s%20-%20Estrat%c3%a9gias%20de%20Precifica%c3%a7%c3%a3o%20e%20Comissionamento%20e%20seus%20Reflexos%20nos%20Resultados%20do%20Varejo.pdf6dfe724e1199f49779b4e40875d8c6c7MD5123456789_1664_12019-01-21T12:43:59Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo |
title |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo |
spellingShingle |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo Lucchese, Charles Comércio Varejo Precificação Comissão Margem de contribuição Resultados Controladoria Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo |
title_full |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo |
title_fullStr |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo |
title_full_unstemmed |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo |
title_sort |
Estratégias de precificação e comissionamento e seus reflexos nos resultados do varejo |
author |
Lucchese, Charles |
author_facet |
Lucchese, Charles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchese, Charles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Varejo Precificação Comissão Margem de contribuição Resultados Controladoria Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Comércio Varejo Precificação Comissão Margem de contribuição Resultados Controladoria Gestão empresarial Ciências Sociais Aplicadas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
As estratégias de precificação no comércio varejista vêm adquirindo importância ao mesmo passo que o varejo se insere em um cenário cada vez mais competitivo, com a presença de grandes players altamente profissionalizados. Avaliar os diferentes resultados e seus aspectos na gestão do negócio torna-se agora necessário para as empresas de pequeno porte competir neste novo ambiente, fazendo com que suas ações possam ser lucidamente tomadas com base nestes dados. Desenvolveu-se neste estudo, primeiramente, um embasamento teórico que evidencia a gestão de custos no comércio varejista, a formação de preços, e por fim análise de custos, volume e resultado. Quanto à metodologia, classifica-se como uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. É também um estudo de caso, tendo como objeto de análise uma organização varejista de pequeno porte, perpassando por questões importantes para inferir como atingir esse resultado, como a apuração dos custos de aquisição das mercadorias e levantamento das despesas fixas mensais do estabelecimento. Com base nestes, elaborou-se diferentes patamares de precificação, permitindo que se tenha precisamente o preço de venda ideal como também o preço mínimo. A partir destes fatores, o estudo analisa uma proposta de comissionamento de vendedores tendo como base a margem de contribuição gerada na comercialização dos produtos. 21 f. |
description |
As estratégias de precificação no comércio varejista vêm adquirindo importância ao mesmo passo que o varejo se insere em um cenário cada vez mais competitivo, com a presença de grandes players altamente profissionalizados. Avaliar os diferentes resultados e seus aspectos na gestão do negócio torna-se agora necessário para as empresas de pequeno porte competir neste novo ambiente, fazendo com que suas ações possam ser lucidamente tomadas com base nestes dados. Desenvolveu-se neste estudo, primeiramente, um embasamento teórico que evidencia a gestão de custos no comércio varejista, a formação de preços, e por fim análise de custos, volume e resultado. Quanto à metodologia, classifica-se como uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. É também um estudo de caso, tendo como objeto de análise uma organização varejista de pequeno porte, perpassando por questões importantes para inferir como atingir esse resultado, como a apuração dos custos de aquisição das mercadorias e levantamento das despesas fixas mensais do estabelecimento. Com base nestes, elaborou-se diferentes patamares de precificação, permitindo que se tenha precisamente o preço de venda ideal como também o preço mínimo. A partir destes fatores, o estudo analisa uma proposta de comissionamento de vendedores tendo como base a margem de contribuição gerada na comercialização dos produtos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-06-13T13:41:25Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-13T13:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1664 DMD_hdl_123456789/1664 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1664 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413617995022336 |