Os efeitos das aulas de educação física escolar na vida de mulheres que atualmente tem um estilo de vida ativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2327 |
Resumo: | A participação das mulheres no âmbito esportivo sempre esteve cercada por restrições e preconceitos. Elas lutaram e ainda lutam por reconhecimento e valorização de sua participação no cenário esportivo, seja como atletas, técnicas, árbitras, jornalistas, ou como expectadoras. Enfim, buscam um espaço cada vez maior nesse ambiente por muitos anos dominado pelos homens. A participação das mulheres foi restrita e criticada também nas aulas de Educação Física Escolar, as quais tiveram algumas atividades proibidas e ainda hoje apresenta conflitos, tais como: disputas por espaço nas aulas, dificuldades de relacionamento, resistência em aulas coeducativas1. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo perceber em que medida as aulas de Educação Física Escolar influenciaram as escolhas de mulheres que atualmente tem um estilo de vida ativo. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, e inserida nela a história oral, que tem como característica principal a singularidade. A investigação consiste em um estudo de campo com três mulheres ativas em ambientes como: academia, futebol, tênis, corrida, da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias de vida destas mulheres, compreendendo três temas geradores: aulas de Educação Física Escolar; Adesão a prática de esportes/práticas corporais; Ser mulher ativa atualmente. Estes temas compreenderam também as categorias de análise dos dados. Os resultados apontam para três realidades diferentes, nas quais as aulas de Educação Física Escolar não tiveram influência direta nas práticas escolhidas, mas em dois casos serviram para o aperfeiçoamento e o gosto pelo exercício físico. |
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A participação das mulheres no âmbito esportivo sempre esteve cercada por restrições e preconceitos. Elas lutaram e ainda lutam por reconhecimento e valorização de sua participação no cenário esportivo, seja como atletas, técnicas, árbitras, jornalistas, ou como expectadoras. Enfim, buscam um espaço cada vez maior nesse ambiente por muitos anos dominado pelos homens. A participação das mulheres foi restrita e criticada também nas aulas de Educação Física Escolar, as quais tiveram algumas atividades proibidas e ainda hoje apresenta conflitos, tais como: disputas por espaço nas aulas, dificuldades de relacionamento, resistência em aulas coeducativas1. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo perceber em que medida as aulas de Educação Física Escolar influenciaram as escolhas de mulheres que atualmente tem um estilo de vida ativo. Para tal, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, e inserida nela a história oral, que tem como característica principal a singularidade. A investigação consiste em um estudo de campo com três mulheres ativas em ambientes como: academia, futebol, tênis, corrida, da cidade de Ijuí/RS. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista baseada nas trajetórias de vida destas mulheres, compreendendo três temas geradores: aulas de Educação Física Escolar; Adesão a prática de esportes/práticas corporais; Ser mulher ativa atualmente. Estes temas compreenderam também as categorias de análise dos dados. Os resultados apontam para três realidades diferentes, nas quais as aulas de Educação Física Escolar não tiveram influência direta nas práticas escolhidas, mas em dois casos serviram para o aperfeiçoamento e o gosto pelo exercício físico. |
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