A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6478 |
Resumo: | A humanidade está em um processo contínuo de transformações, surgindo novas ideias, movimentos, forças e conceitos que impulsionam o sujeito a buscar constantemente por conhecimento. O professor, como peça-chave para a aprendizagem do aluno, precisa estar ciente de que seu papel é promover e dar sentido aos conhecimentos que têm de ser apresentados aos mesmos, conduzindo-os para uma visão globalizadora e consistente aos grupos sociais que se envolvem. Para que o docente realize com sucesso sua função, é imprescindível que uma liderança maior mostre a ele a primordialidade de refletir e apropriar suas práticas pedagógicas que oferecem protagonismo aos discentes, surgindo assim o papel do coordenador pedagógico que é fundamentado com ideais de Lück (2009, 2013 e 2014) e legislações da educação brasileira. A formação continuada como responsabilidade do coordenador pedagógico é estudado por Christov (2005), Cunha (2006) e Domingues (2014), que enfatizam o profissional como desenvolvedor de estudos junto aos professores, ampliando seus saberes para vincular embasamentos teóricos com as práticas pedagógicas, agregando valores a ações e rompendo com as metodologias tradicionais de ensino. A metodologia utilizada foi qualitativa, a qual originou-se de uma autorreflexão das minhas vivências e experiências escolares, junto a entrevistas feitas com coordenadoras pedagógicas, obtendo respostas que possibilitaram uma análise de opiniões e ideias, agregando pensamentos de Demo (2002), Godoy (1995) e Szymanski (2004). A abordagem da pesquisa é apontar a função do coordenador pedagógico como formador de professores nas escolas, mostrando as potencialidades que essa dinâmica propicia para a educação dos sujeitos implicando nas realidades que vivenciam no espaço escolar e empregando a identidade de liderança desse profissional da gestão escolar. |
id |
UNIJ_5a887f49579547c1445d1a3a7048bac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6478 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas2020-02-0420192020-02-05T00:00:04Z2020-02-05T00:00:04ZA humanidade está em um processo contínuo de transformações, surgindo novas ideias, movimentos, forças e conceitos que impulsionam o sujeito a buscar constantemente por conhecimento. O professor, como peça-chave para a aprendizagem do aluno, precisa estar ciente de que seu papel é promover e dar sentido aos conhecimentos que têm de ser apresentados aos mesmos, conduzindo-os para uma visão globalizadora e consistente aos grupos sociais que se envolvem. Para que o docente realize com sucesso sua função, é imprescindível que uma liderança maior mostre a ele a primordialidade de refletir e apropriar suas práticas pedagógicas que oferecem protagonismo aos discentes, surgindo assim o papel do coordenador pedagógico que é fundamentado com ideais de Lück (2009, 2013 e 2014) e legislações da educação brasileira. A formação continuada como responsabilidade do coordenador pedagógico é estudado por Christov (2005), Cunha (2006) e Domingues (2014), que enfatizam o profissional como desenvolvedor de estudos junto aos professores, ampliando seus saberes para vincular embasamentos teóricos com as práticas pedagógicas, agregando valores a ações e rompendo com as metodologias tradicionais de ensino. A metodologia utilizada foi qualitativa, a qual originou-se de uma autorreflexão das minhas vivências e experiências escolares, junto a entrevistas feitas com coordenadoras pedagógicas, obtendo respostas que possibilitaram uma análise de opiniões e ideias, agregando pensamentos de Demo (2002), Godoy (1995) e Szymanski (2004). A abordagem da pesquisa é apontar a função do coordenador pedagógico como formador de professores nas escolas, mostrando as potencialidades que essa dinâmica propicia para a educação dos sujeitos implicando nas realidades que vivenciam no espaço escolar e empregando a identidade de liderança desse profissional da gestão escolar.49 f.Ciências humanasPedagogiaFormador de ProfessoresGestão escolarLiderançaEducaçãoTransformaçõeshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6478DMD_hdl_123456789/6478Martins, Diessica Michelsonporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiessica%20Michelson%20Martins.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6478/1/Diessica%20Michelson%20Martins.pdfapplication/pdf611831http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6478/1/Diessica%20Michelson%20Martins.pdf1ed8478716d47f8e455f01b7b73442e4MD5123456789_6478_12020-02-08T07:15:07Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas |
title |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas |
spellingShingle |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas Martins, Diessica Michelson Ciências humanas Pedagogia Formador de Professores Gestão escolar Liderança Educação Transformações |
title_short |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas |
title_full |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas |
title_fullStr |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas |
title_full_unstemmed |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas |
title_sort |
A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas |
author |
Martins, Diessica Michelson |
author_facet |
Martins, Diessica Michelson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Diessica Michelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas Pedagogia Formador de Professores Gestão escolar Liderança Educação Transformações |
topic |
Ciências humanas Pedagogia Formador de Professores Gestão escolar Liderança Educação Transformações |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A humanidade está em um processo contínuo de transformações, surgindo novas ideias, movimentos, forças e conceitos que impulsionam o sujeito a buscar constantemente por conhecimento. O professor, como peça-chave para a aprendizagem do aluno, precisa estar ciente de que seu papel é promover e dar sentido aos conhecimentos que têm de ser apresentados aos mesmos, conduzindo-os para uma visão globalizadora e consistente aos grupos sociais que se envolvem. Para que o docente realize com sucesso sua função, é imprescindível que uma liderança maior mostre a ele a primordialidade de refletir e apropriar suas práticas pedagógicas que oferecem protagonismo aos discentes, surgindo assim o papel do coordenador pedagógico que é fundamentado com ideais de Lück (2009, 2013 e 2014) e legislações da educação brasileira. A formação continuada como responsabilidade do coordenador pedagógico é estudado por Christov (2005), Cunha (2006) e Domingues (2014), que enfatizam o profissional como desenvolvedor de estudos junto aos professores, ampliando seus saberes para vincular embasamentos teóricos com as práticas pedagógicas, agregando valores a ações e rompendo com as metodologias tradicionais de ensino. A metodologia utilizada foi qualitativa, a qual originou-se de uma autorreflexão das minhas vivências e experiências escolares, junto a entrevistas feitas com coordenadoras pedagógicas, obtendo respostas que possibilitaram uma análise de opiniões e ideias, agregando pensamentos de Demo (2002), Godoy (1995) e Szymanski (2004). A abordagem da pesquisa é apontar a função do coordenador pedagógico como formador de professores nas escolas, mostrando as potencialidades que essa dinâmica propicia para a educação dos sujeitos implicando nas realidades que vivenciam no espaço escolar e empregando a identidade de liderança desse profissional da gestão escolar. 49 f. |
description |
A humanidade está em um processo contínuo de transformações, surgindo novas ideias, movimentos, forças e conceitos que impulsionam o sujeito a buscar constantemente por conhecimento. O professor, como peça-chave para a aprendizagem do aluno, precisa estar ciente de que seu papel é promover e dar sentido aos conhecimentos que têm de ser apresentados aos mesmos, conduzindo-os para uma visão globalizadora e consistente aos grupos sociais que se envolvem. Para que o docente realize com sucesso sua função, é imprescindível que uma liderança maior mostre a ele a primordialidade de refletir e apropriar suas práticas pedagógicas que oferecem protagonismo aos discentes, surgindo assim o papel do coordenador pedagógico que é fundamentado com ideais de Lück (2009, 2013 e 2014) e legislações da educação brasileira. A formação continuada como responsabilidade do coordenador pedagógico é estudado por Christov (2005), Cunha (2006) e Domingues (2014), que enfatizam o profissional como desenvolvedor de estudos junto aos professores, ampliando seus saberes para vincular embasamentos teóricos com as práticas pedagógicas, agregando valores a ações e rompendo com as metodologias tradicionais de ensino. A metodologia utilizada foi qualitativa, a qual originou-se de uma autorreflexão das minhas vivências e experiências escolares, junto a entrevistas feitas com coordenadoras pedagógicas, obtendo respostas que possibilitaram uma análise de opiniões e ideias, agregando pensamentos de Demo (2002), Godoy (1995) e Szymanski (2004). A abordagem da pesquisa é apontar a função do coordenador pedagógico como formador de professores nas escolas, mostrando as potencialidades que essa dinâmica propicia para a educação dos sujeitos implicando nas realidades que vivenciam no espaço escolar e empregando a identidade de liderança desse profissional da gestão escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-02-05T00:00:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-05T00:00:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6478 DMD_hdl_123456789/6478 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6478 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1658237268750499840 |