A coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Diessica Michelson
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6478
Resumo: A humanidade está em um processo contínuo de transformações, surgindo novas ideias, movimentos, forças e conceitos que impulsionam o sujeito a buscar constantemente por conhecimento. O professor, como peça-chave para a aprendizagem do aluno, precisa estar ciente de que seu papel é promover e dar sentido aos conhecimentos que têm de ser apresentados aos mesmos, conduzindo-os para uma visão globalizadora e consistente aos grupos sociais que se envolvem. Para que o docente realize com sucesso sua função, é imprescindível que uma liderança maior mostre a ele a primordialidade de refletir e apropriar suas práticas pedagógicas que oferecem protagonismo aos discentes, surgindo assim o papel do coordenador pedagógico que é fundamentado com ideais de Lück (2009, 2013 e 2014) e legislações da educação brasileira. A formação continuada como responsabilidade do coordenador pedagógico é estudado por Christov (2005), Cunha (2006) e Domingues (2014), que enfatizam o profissional como desenvolvedor de estudos junto aos professores, ampliando seus saberes para vincular embasamentos teóricos com as práticas pedagógicas, agregando valores a ações e rompendo com as metodologias tradicionais de ensino. A metodologia utilizada foi qualitativa, a qual originou-se de uma autorreflexão das minhas vivências e experiências escolares, junto a entrevistas feitas com coordenadoras pedagógicas, obtendo respostas que possibilitaram uma análise de opiniões e ideias, agregando pensamentos de Demo (2002), Godoy (1995) e Szymanski (2004). A abordagem da pesquisa é apontar a função do coordenador pedagógico como formador de professores nas escolas, mostrando as potencialidades que essa dinâmica propicia para a educação dos sujeitos implicando nas realidades que vivenciam no espaço escolar e empregando a identidade de liderança desse profissional da gestão escolar.
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