A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759 |
Resumo: | Este estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização. |
id |
UNIJ_6479567407c02d1f602942c570893b7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3759 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação de professores: o planejamento das contações de histórias2016-10-3120162016-10-31T16:43:54Z2016-10-31T16:43:54ZEste estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização.35 f.Ciências HumanasPedagogiaCurso NormalFormação de professoresContações de históriasPlanejamentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759DMD_hdl_123456789/3759Machado, Jefferson Luisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJefferson%20Luis%20Machado.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3759/1/Jefferson%20Luis%20Machado.pdfapplication/pdf382018http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3759/1/Jefferson%20Luis%20Machado.pdf33570d1dda2f772474d5aaa7119c2944MD5123456789_3759_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias |
title |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias |
spellingShingle |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias Machado, Jefferson Luis Ciências Humanas Pedagogia Curso Normal Formação de professores Contações de histórias Planejamento |
title_short |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias |
title_full |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias |
title_fullStr |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias |
title_full_unstemmed |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias |
title_sort |
A formação de professores: o planejamento das contações de histórias |
author |
Machado, Jefferson Luis |
author_facet |
Machado, Jefferson Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Jefferson Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Curso Normal Formação de professores Contações de histórias Planejamento |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Curso Normal Formação de professores Contações de histórias Planejamento |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização. 35 f. |
description |
Este estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-10-31T16:43:54Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-31T16:43:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759 DMD_hdl_123456789/3759 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415526732595200 |