A formação de professores: o planejamento das contações de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jefferson Luis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759
Resumo: Este estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização.
id UNIJ_6479567407c02d1f602942c570893b7c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3759
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação de professores: o planejamento das contações de histórias2016-10-3120162016-10-31T16:43:54Z2016-10-31T16:43:54ZEste estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização.35 f.Ciências HumanasPedagogiaCurso NormalFormação de professoresContações de históriasPlanejamentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759DMD_hdl_123456789/3759Machado, Jefferson Luisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJefferson%20Luis%20Machado.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3759/1/Jefferson%20Luis%20Machado.pdfapplication/pdf382018http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3759/1/Jefferson%20Luis%20Machado.pdf33570d1dda2f772474d5aaa7119c2944MD5123456789_3759_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
title A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
spellingShingle A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
Machado, Jefferson Luis
Ciências Humanas
Pedagogia
Curso Normal
Formação de professores
Contações de histórias
Planejamento
title_short A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
title_full A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
title_fullStr A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
title_full_unstemmed A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
title_sort A formação de professores: o planejamento das contações de histórias
author Machado, Jefferson Luis
author_facet Machado, Jefferson Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jefferson Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Curso Normal
Formação de professores
Contações de histórias
Planejamento
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Curso Normal
Formação de professores
Contações de histórias
Planejamento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização.
35 f.
description Este estudo da temática A Formação de Professores: O Planejamento das Contações de Histórias, objetiva compreender e analisar a história do Curso Normal no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e na região do Noroeste do Estado para melhor conhecer a trajetória e reconhecer a atual estruturação e organização do mesmo. Quanto ao planejamento visa à compreensão quanto ao processo de e do planejar a contação de histórias. Como método de trabalho foi realizado a investigação através de entrevista com três alunas do 4°Ano do Curso Normal de uma escola pública estadual com a qual tenho uma aproximação, em função de ser ex-aluno da mesma. As alunas, participantes da pesquisa foram escolhidas por residirem no mesmo município que moro e, as três têm a mesma faixa etária. O processo do planejamento é relevante em todos os espaços de vida, porem é ainda mais necessário quando tratamos de formação de Professores. Neste sentido, a necessidade de planejar aulas direcionando histórias para serem contadas aos alunos, foi muito significativo e, possibilitou o conhecimento da história do Curso Normal na dimensão de formação inicial de Professores. Conclui-se que o Curso Normal é à base da formação dos Professores, sendo de extrema importância o seu estudo e sua valorização.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-31
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-10-31T16:43:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-31T16:43:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759
DMD_hdl_123456789/3759
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3759
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526732595200