Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5233 |
Resumo: | Na presente pesquisa com embasamento teórico e estudo de caso, o objetivo geral foi delinear como os profissionais de Educação Física que atuam em academias tematizam as questões referentes aos exercícios, à qualidade de vida e a saúde com seus alunos. A coleta de dados por meio de um questionário e observação foi realizada em uma academia “x” da cidade de Ijuí – RS, tendo como amostra cinco profissionais bacharéis em Educação Física, sendo duas mulheres e três homens, considerados como alvo representativo do seu universo com uma significativa trajetória profissional servindo, portanto como objeto da pesquisa qualitativa. Com o desenvolvimento foi possível tecemos algumas considerações cuja relevância, contribuiu para compreendermos que o mercado está em expansão e possui carência de bons profissionais. O êxito do profissional de Educação Física é construído não apenas através das habilidades, competência e conhecimentos teórico-práticos adquiridos na formação acadêmica e em processo de formação continuada, também ocorre, no agir eticamente por meio de organizações e segurança nos procedimentos utilizados no exercício da profissão. Além de atentar-se ao conhecimento de suas responsabilidades e atribuições, na ineficácia da atuação, entre as lesões, há também as questões de responsabilidade civil que poderão lhe ser imputadas. Ademais, a pesquisa tem a virtude de apontar caminhos quanto à importância da observação do tripé: exercício físico, qualidade de vida e saúde, diretamente ligadas aos resultados de um treinamento de musculação, fator que transcende a simples atividade física orientada, também exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral do sujeito. |
id |
UNIJ_6653c650c572bd9a0a79edbce9eaa01d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5233 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisImaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde2018-08-2720182018-08-27T23:48:56Z2018-08-27T23:48:56ZNa presente pesquisa com embasamento teórico e estudo de caso, o objetivo geral foi delinear como os profissionais de Educação Física que atuam em academias tematizam as questões referentes aos exercícios, à qualidade de vida e a saúde com seus alunos. A coleta de dados por meio de um questionário e observação foi realizada em uma academia “x” da cidade de Ijuí – RS, tendo como amostra cinco profissionais bacharéis em Educação Física, sendo duas mulheres e três homens, considerados como alvo representativo do seu universo com uma significativa trajetória profissional servindo, portanto como objeto da pesquisa qualitativa. Com o desenvolvimento foi possível tecemos algumas considerações cuja relevância, contribuiu para compreendermos que o mercado está em expansão e possui carência de bons profissionais. O êxito do profissional de Educação Física é construído não apenas através das habilidades, competência e conhecimentos teórico-práticos adquiridos na formação acadêmica e em processo de formação continuada, também ocorre, no agir eticamente por meio de organizações e segurança nos procedimentos utilizados no exercício da profissão. Além de atentar-se ao conhecimento de suas responsabilidades e atribuições, na ineficácia da atuação, entre as lesões, há também as questões de responsabilidade civil que poderão lhe ser imputadas. Ademais, a pesquisa tem a virtude de apontar caminhos quanto à importância da observação do tripé: exercício físico, qualidade de vida e saúde, diretamente ligadas aos resultados de um treinamento de musculação, fator que transcende a simples atividade física orientada, também exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral do sujeito.54 f.Ciências da saúdeEducação FísicaProfissionais de Educação FísicaMusculaçãoExercício FísicoQualidade de vidaSaúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5233DMD_hdl_123456789/5233Sagim, Pâmela Coimbraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessP%c3%a2mela%20Coimbra%20Sagim.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5233/1/P%c3%a2mela%20Coimbra%20Sagim.pdfapplication/pdf493258http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5233/1/P%c3%a2mela%20Coimbra%20Sagim.pdfa218f41310e5cb406300856170d30712MD5123456789_5233_12019-01-21T12:45:53Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde |
title |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde |
spellingShingle |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde Sagim, Pâmela Coimbra Ciências da saúde Educação Física Profissionais de Educação Física Musculação Exercício Físico Qualidade de vida Saúde |
title_short |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde |
title_full |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde |
title_fullStr |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde |
title_full_unstemmed |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde |
title_sort |
Imaginário dos profissionais de educação fisica em relação ao exercício, qualidade de vida e saúde |
author |
Sagim, Pâmela Coimbra |
author_facet |
Sagim, Pâmela Coimbra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sagim, Pâmela Coimbra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Profissionais de Educação Física Musculação Exercício Físico Qualidade de vida Saúde |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Profissionais de Educação Física Musculação Exercício Físico Qualidade de vida Saúde |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Na presente pesquisa com embasamento teórico e estudo de caso, o objetivo geral foi delinear como os profissionais de Educação Física que atuam em academias tematizam as questões referentes aos exercícios, à qualidade de vida e a saúde com seus alunos. A coleta de dados por meio de um questionário e observação foi realizada em uma academia “x” da cidade de Ijuí – RS, tendo como amostra cinco profissionais bacharéis em Educação Física, sendo duas mulheres e três homens, considerados como alvo representativo do seu universo com uma significativa trajetória profissional servindo, portanto como objeto da pesquisa qualitativa. Com o desenvolvimento foi possível tecemos algumas considerações cuja relevância, contribuiu para compreendermos que o mercado está em expansão e possui carência de bons profissionais. O êxito do profissional de Educação Física é construído não apenas através das habilidades, competência e conhecimentos teórico-práticos adquiridos na formação acadêmica e em processo de formação continuada, também ocorre, no agir eticamente por meio de organizações e segurança nos procedimentos utilizados no exercício da profissão. Além de atentar-se ao conhecimento de suas responsabilidades e atribuições, na ineficácia da atuação, entre as lesões, há também as questões de responsabilidade civil que poderão lhe ser imputadas. Ademais, a pesquisa tem a virtude de apontar caminhos quanto à importância da observação do tripé: exercício físico, qualidade de vida e saúde, diretamente ligadas aos resultados de um treinamento de musculação, fator que transcende a simples atividade física orientada, também exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral do sujeito. 54 f. |
description |
Na presente pesquisa com embasamento teórico e estudo de caso, o objetivo geral foi delinear como os profissionais de Educação Física que atuam em academias tematizam as questões referentes aos exercícios, à qualidade de vida e a saúde com seus alunos. A coleta de dados por meio de um questionário e observação foi realizada em uma academia “x” da cidade de Ijuí – RS, tendo como amostra cinco profissionais bacharéis em Educação Física, sendo duas mulheres e três homens, considerados como alvo representativo do seu universo com uma significativa trajetória profissional servindo, portanto como objeto da pesquisa qualitativa. Com o desenvolvimento foi possível tecemos algumas considerações cuja relevância, contribuiu para compreendermos que o mercado está em expansão e possui carência de bons profissionais. O êxito do profissional de Educação Física é construído não apenas através das habilidades, competência e conhecimentos teórico-práticos adquiridos na formação acadêmica e em processo de formação continuada, também ocorre, no agir eticamente por meio de organizações e segurança nos procedimentos utilizados no exercício da profissão. Além de atentar-se ao conhecimento de suas responsabilidades e atribuições, na ineficácia da atuação, entre as lesões, há também as questões de responsabilidade civil que poderão lhe ser imputadas. Ademais, a pesquisa tem a virtude de apontar caminhos quanto à importância da observação do tripé: exercício físico, qualidade de vida e saúde, diretamente ligadas aos resultados de um treinamento de musculação, fator que transcende a simples atividade física orientada, também exerce papel vital e preponderante para o desenvolvimento pleno e integral do sujeito. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2018-08-27T23:48:56Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-27T23:48:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5233 DMD_hdl_123456789/5233 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5233 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817851564032 |