O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras. |
id |
UNIJ_6a2d8e7c45c752848367c6ad0c8b7d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3792 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar na educação infantil: os cantos temáticos2016-11-0120162016-11-01T16:16:24Z2016-11-01T16:16:24ZEsta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras.27 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação infantilBrincarCantos temáticosCriançahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792DMD_hdl_123456789/3792Fiuza, Franciele Canabarroporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciele%20Canabarro%20Fiuza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3792/1/Franciele%20Canabarro%20Fiuza.pdfapplication/pdf1141248http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3792/1/Franciele%20Canabarro%20Fiuza.pdf1c6c2bc72fe85176a66464dc03f92904MD5123456789_3792_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos |
title |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos |
spellingShingle |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos Fiuza, Franciele Canabarro Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Brincar Cantos temáticos Criança |
title_short |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos |
title_full |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos |
title_fullStr |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos |
title_full_unstemmed |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos |
title_sort |
O brincar na educação infantil: os cantos temáticos |
author |
Fiuza, Franciele Canabarro |
author_facet |
Fiuza, Franciele Canabarro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiuza, Franciele Canabarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Brincar Cantos temáticos Criança |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Brincar Cantos temáticos Criança |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras. 27 f. |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-01T16:16:24Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-01T16:16:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792 DMD_hdl_123456789/3792 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415526792364032 |