O brincar na educação infantil: os cantos temáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza, Franciele Canabarro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras.
id UNIJ_6a2d8e7c45c752848367c6ad0c8b7d67
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3792
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar na educação infantil: os cantos temáticos2016-11-0120162016-11-01T16:16:24Z2016-11-01T16:16:24ZEsta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras.27 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação infantilBrincarCantos temáticosCriançahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792DMD_hdl_123456789/3792Fiuza, Franciele Canabarroporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciele%20Canabarro%20Fiuza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3792/1/Franciele%20Canabarro%20Fiuza.pdfapplication/pdf1141248http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3792/1/Franciele%20Canabarro%20Fiuza.pdf1c6c2bc72fe85176a66464dc03f92904MD5123456789_3792_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
title O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
spellingShingle O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
Fiuza, Franciele Canabarro
Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Brincar
Cantos temáticos
Criança
title_short O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
title_full O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
title_fullStr O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
title_full_unstemmed O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
title_sort O brincar na educação infantil: os cantos temáticos
author Fiuza, Franciele Canabarro
author_facet Fiuza, Franciele Canabarro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiuza, Franciele Canabarro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Brincar
Cantos temáticos
Criança
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Brincar
Cantos temáticos
Criança
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras.
27 f.
description Esta pesquisa tem como objetivo descrever analisar como ocorre o processo de aprendizagem por meio do brincar. Nortearam o trabalho algumas questões sobre espaços tempo de brincar, concepções de brincar e papéis desempenhados pelas educadoras e se escola oferece elementos para as crianças poder usar sua criatividade, imaginação. O estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, com sessenta crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil do SESC- Sesquinho de Ijuí/RS, pois atuei na escola como monitora. Os dados foram colhidos por meio de entrevista com os docentes para saber quais concepções as professoras de Educação Infantil possuem sobre a função do brincar no desenvolvimento das crianças; e pelo registro fotográfico, filmagens, observações e convívio com as crianças. Para a fundamentação teórica busquei constante diálogo com os autores: FOCHI, OLIVEIRA-FORMOSINHO, HORN, VIGOTSKI E KISHIMOTO. A pesquisa evidenciou que é necessário conhecer o sujeito da Educação Infantil e compreender que o brincar oportuniza aprendizagens importantes para o desenvolvimento da criança, para que se possa ter ambientes aconchegantes, instigadores que possibilitem vários tipos de brincadeiras.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-01T16:16:24Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T16:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792
DMD_hdl_123456789/3792
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3792
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526792364032