Análise dos perfis de liderança dos gestores de vendas da indústria farmacêutica na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3159 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é estudar e delimitar o melhor perfil de liderança para o gestor de equipes de vendas na indústria farmacêutica visando desenvolvimento, satisfação e desempenho profissional e a produção de resultados. Como objetivos específicos: caracterizar o ambiente de vendas da IF; elaborar uma proposta de matriz de liderança para equipes de vendas; diagnosticar a percepção do perfil de liderança de equipes de vendas na ótica de lideres consultores e promotores da IF; analisar à luz dos fundamentos teóricos, elaborando uma proposta de perfil para o líder de equipes de vendas na IF e propor iniciativas que visem o aprimoramento e o desenvolvimento das competências de liderança na IF. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, documental, e de campo. A abordagem é quantitativa, através de questionário aplicado aos gerentes/supervisores, consultores e promotores de vendas. Os dados coletados foram analisados descritivamente e apresentados em forma de gráficos do Excel. Com base nos resultados, os gerentes/supervisores, os consultores de vendas e os propagandistas identificam como melhor perfil de liderança para o gestor o líder estimulador. |
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O objetivo geral deste estudo é estudar e delimitar o melhor perfil de liderança para o gestor de equipes de vendas na indústria farmacêutica visando desenvolvimento, satisfação e desempenho profissional e a produção de resultados. Como objetivos específicos: caracterizar o ambiente de vendas da IF; elaborar uma proposta de matriz de liderança para equipes de vendas; diagnosticar a percepção do perfil de liderança de equipes de vendas na ótica de lideres consultores e promotores da IF; analisar à luz dos fundamentos teóricos, elaborando uma proposta de perfil para o líder de equipes de vendas na IF e propor iniciativas que visem o aprimoramento e o desenvolvimento das competências de liderança na IF. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, documental, e de campo. A abordagem é quantitativa, através de questionário aplicado aos gerentes/supervisores, consultores e promotores de vendas. Os dados coletados foram analisados descritivamente e apresentados em forma de gráficos do Excel. Com base nos resultados, os gerentes/supervisores, os consultores de vendas e os propagandistas identificam como melhor perfil de liderança para o gestor o líder estimulador. |
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