A importância da comunicação interna no processo de gestão de pessoas: um estudo com técnicos administrativos de uma instituição de ensino.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5535 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado na Instituição de Ensino Superior, a UNIJUÍ, e teve como objetivo identificar como os colaboradores e gestores avaliam a comunicação interna, qual o grau de satisfação quanto aos atuais canais e ferramentas de comunicação interna da Universidade, as perspectivas de gestores e colaboradores quanto a eficácia dos fluxos comunicacionais internos, e por fim os benefícios e problemas encontrados na comunicação interna desta instituição. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória na qual os conteúdos das duas áreas envolvidas foram levantados e apresentados para posterior análise e composição do tema proposto. Foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros, artigos, trabalhos acadêmicos, revistas e sites de internet. Quanto a abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. O procedimento para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online estruturado, que foi encaminhado para gestores e colaboradores de diferentes setores/departamentos da instituição, com algumas questões específicas para gestores e colaboradores, afim de fazer uma comparação. O questionário foi encaminhado para um total de 203 técnicos administrativos, entre eles 23 gestores e 180 colaboradores. Destes, 12 gestores e 84 colaboradores responderam ao questionário, totalizando 96 respondentes. Os resultados verificados neste estudo, confirma a importância de se proceder diagnósticos regulares sobre a comunicação interna. De acordo com os resultados apresentados, efetivamente gestores e colaboradores que participaram da pesquisa tem noção que a instituição dá muita importância a comunicação interna, no entanto os gestores dividiram opinião em relação a sua eficácia, enquanto a maioria dos colaboradores acredita ser eficaz. A maioria considera que a comunicação interna seria ainda melhor se a organização utilizasse mais meios e seria mais eficiente e motivadora se criasse novas formas de comunicação. Verificou-se também que a comunicação interna entre setores deve melhorar, pois tanto gestores como colaboradores discordam que a comunicação entre setores seja boa. A comunicação entre superiores e funcionários foi considerada boa, tanto pelos gestores como pelos colaboradores. |
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O presente estudo foi realizado na Instituição de Ensino Superior, a UNIJUÍ, e teve como objetivo identificar como os colaboradores e gestores avaliam a comunicação interna, qual o grau de satisfação quanto aos atuais canais e ferramentas de comunicação interna da Universidade, as perspectivas de gestores e colaboradores quanto a eficácia dos fluxos comunicacionais internos, e por fim os benefícios e problemas encontrados na comunicação interna desta instituição. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória na qual os conteúdos das duas áreas envolvidas foram levantados e apresentados para posterior análise e composição do tema proposto. Foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros, artigos, trabalhos acadêmicos, revistas e sites de internet. Quanto a abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. O procedimento para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online estruturado, que foi encaminhado para gestores e colaboradores de diferentes setores/departamentos da instituição, com algumas questões específicas para gestores e colaboradores, afim de fazer uma comparação. O questionário foi encaminhado para um total de 203 técnicos administrativos, entre eles 23 gestores e 180 colaboradores. Destes, 12 gestores e 84 colaboradores responderam ao questionário, totalizando 96 respondentes. Os resultados verificados neste estudo, confirma a importância de se proceder diagnósticos regulares sobre a comunicação interna. De acordo com os resultados apresentados, efetivamente gestores e colaboradores que participaram da pesquisa tem noção que a instituição dá muita importância a comunicação interna, no entanto os gestores dividiram opinião em relação a sua eficácia, enquanto a maioria dos colaboradores acredita ser eficaz. A maioria considera que a comunicação interna seria ainda melhor se a organização utilizasse mais meios e seria mais eficiente e motivadora se criasse novas formas de comunicação. Verificou-se também que a comunicação interna entre setores deve melhorar, pois tanto gestores como colaboradores discordam que a comunicação entre setores seja boa. A comunicação entre superiores e funcionários foi considerada boa, tanto pelos gestores como pelos colaboradores. 34 f. |
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O presente estudo foi realizado na Instituição de Ensino Superior, a UNIJUÍ, e teve como objetivo identificar como os colaboradores e gestores avaliam a comunicação interna, qual o grau de satisfação quanto aos atuais canais e ferramentas de comunicação interna da Universidade, as perspectivas de gestores e colaboradores quanto a eficácia dos fluxos comunicacionais internos, e por fim os benefícios e problemas encontrados na comunicação interna desta instituição. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória na qual os conteúdos das duas áreas envolvidas foram levantados e apresentados para posterior análise e composição do tema proposto. Foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros, artigos, trabalhos acadêmicos, revistas e sites de internet. Quanto a abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. O procedimento para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online estruturado, que foi encaminhado para gestores e colaboradores de diferentes setores/departamentos da instituição, com algumas questões específicas para gestores e colaboradores, afim de fazer uma comparação. O questionário foi encaminhado para um total de 203 técnicos administrativos, entre eles 23 gestores e 180 colaboradores. Destes, 12 gestores e 84 colaboradores responderam ao questionário, totalizando 96 respondentes. Os resultados verificados neste estudo, confirma a importância de se proceder diagnósticos regulares sobre a comunicação interna. De acordo com os resultados apresentados, efetivamente gestores e colaboradores que participaram da pesquisa tem noção que a instituição dá muita importância a comunicação interna, no entanto os gestores dividiram opinião em relação a sua eficácia, enquanto a maioria dos colaboradores acredita ser eficaz. A maioria considera que a comunicação interna seria ainda melhor se a organização utilizasse mais meios e seria mais eficiente e motivadora se criasse novas formas de comunicação. Verificou-se também que a comunicação interna entre setores deve melhorar, pois tanto gestores como colaboradores discordam que a comunicação entre setores seja boa. A comunicação entre superiores e funcionários foi considerada boa, tanto pelos gestores como pelos colaboradores. |
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