Efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem na educação superior a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5778 |
Resumo: | O objetivo geral do presente estudo foi analisar a efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na educação superior a distância na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Especificamente foi caracterizada a educação a distância da universidade, verificado e descrito as estratégias pedagógicas adotadas no processo de ensino e aprendizagem, e identificado as potencialidades e limitações da modalidade. A efetividade é inserida no debate como o resultado das estratégias de ensino utilizadas pelos docentes. A aprendizagem só é efetiva quando o discente incorpora seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa social aplicada, desenvolvida no nível exploratório e utilizando a estratégia estudo de caso único, sendo a Unijuí o espaço da pesquisa e os cursos de graduação em Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais como locus da investigação. Os dados foram coletados por meio de levantamento (survey), pesquisa documental e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram 18 docentes e 112 discentes dos referidos cursos, sendo 43 os respondentes. A abordagem dos dados foi qualitativa, conduzida pelo método análise de conteúdo e a técnica análise categorial, sendo as seguintes categorias definidas a priori: dificuldades e dilemas vivenciados, estratégias pedagógicas adotadas, percepções sobre a forma e conteúdos ensinados e aprendidos e fatores críticos para a problematização. Os resultados indicam que, para além das questões políticas e pedagógicas da modalidade de educação a distância, as questões relacionadas ao comportamento e perfil docente e discente é determinante na efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem. Questões específicas sobre a presença-ausência docente na construção de relacionamentos pedagógicos foram observadas no caso estudado e desvelam dificuldades de participação efetiva em razão dos tempos demandados pelos discentes na EaD. O espaço virtual se configura como uma distância física na percepção de ambos, que por vezes é mediado pela presença efetiva e intensiva do tutor. Entre os desafios para ensinar e aprender na modalidade EaD, os dados revelam que os discentes não consideram as ferramentas pedagógicas adotadas pelos docentes como efetivas na avaliação do seu desempenho individual, salvo quando o aluno se responsabiliza por este processo. Os docentes sentem-se inseguros, pois ainda concebem o processo de ensinar e de aprender como um processo de construção social e de interação que requer a copresença. |
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