Contribuições da psicanálise à formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550
Resumo: Este artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório.
id UNIJ_7782343c91cc45f9524c615e0db8dedd
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6550
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleContribuições da psicanálise à formação docente2020-03-0220192020-03-02T18:28:32Z2020-03-02T18:28:32ZEste artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório.17 f.Ciências humanasPsicologiaEducaçãoFormação do professorRelação transferencialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550DMD_hdl_123456789/6550Souza, Vanessa deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanessa%20de%20Souza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6550/1/Vanessa%20de%20Souza.pdfapplication/pdf474503http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6550/1/Vanessa%20de%20Souza.pdf8768ac7b249a64d4f2d787c5e69ae054MD5123456789_6550_12020-03-07T07:21:29Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da psicanálise à formação docente
title Contribuições da psicanálise à formação docente
spellingShingle Contribuições da psicanálise à formação docente
Souza, Vanessa de
Ciências humanas
Psicologia
Educação
Formação do professor
Relação transferencial
title_short Contribuições da psicanálise à formação docente
title_full Contribuições da psicanálise à formação docente
title_fullStr Contribuições da psicanálise à formação docente
title_full_unstemmed Contribuições da psicanálise à formação docente
title_sort Contribuições da psicanálise à formação docente
author Souza, Vanessa de
author_facet Souza, Vanessa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Psicologia
Educação
Formação do professor
Relação transferencial
topic Ciências humanas
Psicologia
Educação
Formação do professor
Relação transferencial
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório.
17 f.
description Este artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-03-02T18:28:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-02T18:28:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550
DMD_hdl_123456789/6550
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1660665418673553408