Contribuições da psicanálise à formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550 |
Resumo: | Este artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório. |
id |
UNIJ_7782343c91cc45f9524c615e0db8dedd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6550 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleContribuições da psicanálise à formação docente2020-03-0220192020-03-02T18:28:32Z2020-03-02T18:28:32ZEste artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório.17 f.Ciências humanasPsicologiaEducaçãoFormação do professorRelação transferencialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550DMD_hdl_123456789/6550Souza, Vanessa deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanessa%20de%20Souza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6550/1/Vanessa%20de%20Souza.pdfapplication/pdf474503http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6550/1/Vanessa%20de%20Souza.pdf8768ac7b249a64d4f2d787c5e69ae054MD5123456789_6550_12020-03-07T07:21:29Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da psicanálise à formação docente |
title |
Contribuições da psicanálise à formação docente |
spellingShingle |
Contribuições da psicanálise à formação docente Souza, Vanessa de Ciências humanas Psicologia Educação Formação do professor Relação transferencial |
title_short |
Contribuições da psicanálise à formação docente |
title_full |
Contribuições da psicanálise à formação docente |
title_fullStr |
Contribuições da psicanálise à formação docente |
title_full_unstemmed |
Contribuições da psicanálise à formação docente |
title_sort |
Contribuições da psicanálise à formação docente |
author |
Souza, Vanessa de |
author_facet |
Souza, Vanessa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanessa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas Psicologia Educação Formação do professor Relação transferencial |
topic |
Ciências humanas Psicologia Educação Formação do professor Relação transferencial |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório. 17 f. |
description |
Este artigo discorre sobre a formação do educador a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir sobre a constituição do professor tomando como norte a abordagem psicanalítica. Para tanto, permite refletir sobre a formação docente apresentando contribuições psicanalíticas voltadas à ação/fazer do professor. Aborda-se a constituição psíquica, pontuando questões inerentes à constituição do sujeito professor como a relação com os alunos. O estudo consiste em analisar as contribuições da psicanálise na sua interface com a educação, bem como, a história da formação docente e as questões que a permeiam a partir do pensamento de Nóvoa (1995) e Schön (1995). Ao finalizar, essas reflexões permitem compreender a aproximação da psicanálise com a formação do profissional da Educação, possibilitando novas trocas de conhecimento sobre o tema. O estudo constitui uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e cunho descritivo e exploratório. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-03-02T18:28:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-02T18:28:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550 DMD_hdl_123456789/6550 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1660665418673553408 |