O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klauss, Mauricio José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278
Resumo: Conforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar.
id UNIJ_7a9c210592e62bcb1b0e5d3646f7a15d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1278
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR2013-01-2520122013-01-25T16:56:28Z2013-01-25T16:56:28ZConforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar.57 f.Educação físicaEducação física escolarCiências da SaúdePlanejamentoPrática pedagógicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278DMD_hdl_123456789/1278Klauss, Mauricio Joséporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessmauricio%20-%20TCC.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/3/mauricio%20-%20TCC.pdf.txttext/plain119084http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/3/mauricio%20-%20TCC.pdf.txt60600afb8130ec22b3b5b249c1baaceaMD5123456789_1278_3mauricio%20-%20TCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/1/mauricio%20-%20TCC.pdfapplication/pdf468023http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/1/mauricio%20-%20TCC.pdf61a99a949d201e238f8cab691d798695MD5123456789_1278_12019-01-21T12:43:47Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
title O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
spellingShingle O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
Klauss, Mauricio José
Educação física
Educação física escolar
Ciências da Saúde
Planejamento
Prática pedagógica
title_short O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
title_full O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
title_fullStr O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
title_full_unstemmed O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
title_sort O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
author Klauss, Mauricio José
author_facet Klauss, Mauricio José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klauss, Mauricio José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física escolar
Ciências da Saúde
Planejamento
Prática pedagógica
topic Educação física
Educação física escolar
Ciências da Saúde
Planejamento
Prática pedagógica
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Conforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar.
57 f.
description Conforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-01-25T16:56:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-25T16:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278
DMD_hdl_123456789/1278
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413349536497664