O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278 |
Resumo: | Conforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar. |
id |
UNIJ_7a9c210592e62bcb1b0e5d3646f7a15d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1278 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR2013-01-2520122013-01-25T16:56:28Z2013-01-25T16:56:28ZConforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar.57 f.Educação físicaEducação física escolarCiências da SaúdePlanejamentoPrática pedagógicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278DMD_hdl_123456789/1278Klauss, Mauricio Joséporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessmauricio%20-%20TCC.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/3/mauricio%20-%20TCC.pdf.txttext/plain119084http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/3/mauricio%20-%20TCC.pdf.txt60600afb8130ec22b3b5b249c1baaceaMD5123456789_1278_3mauricio%20-%20TCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/1/mauricio%20-%20TCC.pdfapplication/pdf468023http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1278/1/mauricio%20-%20TCC.pdf61a99a949d201e238f8cab691d798695MD5123456789_1278_12019-01-21T12:43:47Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR |
title |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR |
spellingShingle |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR Klauss, Mauricio José Educação física Educação física escolar Ciências da Saúde Planejamento Prática pedagógica |
title_short |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR |
title_full |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR |
title_fullStr |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR |
title_full_unstemmed |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR |
title_sort |
O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR |
author |
Klauss, Mauricio José |
author_facet |
Klauss, Mauricio José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klauss, Mauricio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação física escolar Ciências da Saúde Planejamento Prática pedagógica |
topic |
Educação física Educação física escolar Ciências da Saúde Planejamento Prática pedagógica |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Conforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar. 57 f. |
description |
Conforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-01-25T16:56:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-25T16:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278 DMD_hdl_123456789/1278 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1278 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413349536497664 |