Competências comportamentais das gerações X e Y: a percepção dos gestores da organização ABC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2844 |
Resumo: | Nos últimos anos é possível perceber que há muitas diferenças no comportamento dos indivíduos dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade. Este fato se justifica por existir várias gerações atuando no mercado simultaneamente, ou seja, Geração dos Baby Boomers, X e Y no mesmo ambiente de trabalho. As gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos na mesma época, influenciados por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade no que diz respeito à evolução (MICHELE, 2012). Diante disto, surge também o nome das Gerações, devido aos acontecimentos ocorridos naquele período. O comportamento dos indivíduos, que neste estudo é tratado como o comportamento organizacional, é conceituado, segundo Newstrom (2008), como o estudo sobre como os indivíduos agem dentro das organizações, buscando identificar formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz. O objetivo central deste estudo é de identificar e analisar qual é a percepção dos gestores da Organização ABC em relação ao comportamento das Gerações X e Y dos colaboradores que estes gestores estão liderando e após identificar e propor um conjunto de práticas voltadas às competências comportamentais. Para o presente estudo utilizou-se o critério de classificação de acordo com Vergara (2000). Quanto aos fins é classificada como exploratória e descritiva e no que se refere aos meios é uma pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de levantamento. Foram aplicados 32 questionários para 17 Pólos de Atendimento pertencentes à Organização ABC que está localizada em vários municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul, com o intuito de analisar e identificar qual é a percepção dos gestores e Coordenadores Administrativos Financeiros (CAFs) em relação aos colaboradores das Gerações X e Y. Os gestores e CAFs possuem idade entre 24 e 36 anos, sendo 20 respondentes do gênero masculino e 12 do gênero feminino. Também para o universo amostral foi realizada uma entrevista para os dois assessores de Gestão de Pessoas, um do gênero masculino e uma do gênero feminino, com idade entre 24 e 36 anos com o interesse de conhecer a percepção destes em relação às Gerações. A análise dos dados foi interpretada de forma qualitativa através de tabelas e gráficos elaborados na ferramenta do Microsoft Office Excel. Para o referido estudo foram entrevistados 32 gestores e CAFs a respeito do comportamento das Gerações X e Y, através da entrega de questionários. Inicialmente foi analisado quais são os principais comportamentos que podem afetar a relação interpessoal dentro das organizações, com 13 respostas o fator pouco compromisso e responsabilidade foi o mais apontado pelos respondentes, em 5° grau, em uma escala de 0 a 5. Outro fator típico desta geração que também foi apontado com 8 respostas foi o fator falta de pontualidade. O item baixo vínculo afetivo com a empresa também foi apontado pelos gestores, mas como um fator que não faz diferença na questão das relações interpessoais, pois esta geração costuma não “vestir a camiseta”, já se apresenta em suas características ser uma geração que só pensa em si, e não na organização como um todo. Destes 32 entrevistados, 19 gestores e CAFs utilizam-se dos “diálogos constantes” (feedbacks) para se ter uma boa relação com os jovens colaboradores da organização. E 13 respondentes consideram a “paciência” como o principal elemento para saber trabalhar com estas gerações. Quando os gestores foram questionados sobre alguns fatores que consideram importante no trabalho, 18 responderam o fator qualidade de vida, 13 o fator relacionamento interpessoal e 12 respondentes ficaram entre as opções salário e desempenho profissional. A principal competência desta geração é considerada o fator multitarefa, 29 respondentes também concordam com esta afirmação, a “abertura ao novo” também é considerada uma competência, com 9 respostas. Para Lipkin e Perrymore (2010), esta geração é acostumada a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem prejudicar seu desempenho, conseguem realizar multiprocessamentos e multitarefas. Muitos jovens desta geração não se contentam com o trabalho que fazem, querem logo serem admitidos para altos cargos, desta maneira, questionou-se quais os principais motivos que levam estes jovens à mudarem de emprego mesmo estando estabilizados, 29 participantes da pesquisa responderam o fator remuneração. Segundo Erickson (2011), esta geração possui características de impaciência, na espera pela promoção, fidelidade a projetos em detrimento da organização empregadora. Buscou-se através do presente estudo analisar e conhecer qual a percepção dos gestores, dos CAFs e dos assessores de Gestão Pessoas da Organização ABC, sobre o comportamento das Gerações X e Y, a fim de identificar os principais pontos fortes e fracos destas gerações. Também foi possível identificar melhor quais as principais características destas gerações, como se comportam, como reagem em determinada situação e através dos resultados obtidos pelos questionários e entrevistas foi possível identificar algumas estratégias para melhorar a relação entre colaborador e gestor na organização. A principal característica apresentada por vários autores a respeito da Geração Y é a multitarefa, conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo, se preocupam mais com a qualidade de vida do que com a vida profissional. Já os integrantes da Geração X, são mais individualistas e conservam o seu emprego, apreciam o trabalho em equipe e procuram conciliar a vida pessoal e profissional e a estabilidade no emprego. A perspectiva é que cada vez mais as gerações se encontrem trabalhando em um mesmo ambiente, convivendo com as mais diferentes formas de trabalhar e de se relacionar umas com as outras. Cada geração possui um comportamento diferente, desta maneira, será necessário que as organizações mudem suas estratégias, sua maneira de trabalho e liderança para conseguir se adequar a todas as gerações, mantendo com isso a qualidade do seu serviço e a qualidade de seus colaboradores. |
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O comportamento dos indivíduos, que neste estudo é tratado como o comportamento organizacional, é conceituado, segundo Newstrom (2008), como o estudo sobre como os indivíduos agem dentro das organizações, buscando identificar formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz. O objetivo central deste estudo é de identificar e analisar qual é a percepção dos gestores da Organização ABC em relação ao comportamento das Gerações X e Y dos colaboradores que estes gestores estão liderando e após identificar e propor um conjunto de práticas voltadas às competências comportamentais. Para o presente estudo utilizou-se o critério de classificação de acordo com Vergara (2000). Quanto aos fins é classificada como exploratória e descritiva e no que se refere aos meios é uma pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de levantamento. Foram aplicados 32 questionários para 17 Pólos de Atendimento pertencentes à Organização ABC que está localizada em vários municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul, com o intuito de analisar e identificar qual é a percepção dos gestores e Coordenadores Administrativos Financeiros (CAFs) em relação aos colaboradores das Gerações X e Y. Os gestores e CAFs possuem idade entre 24 e 36 anos, sendo 20 respondentes do gênero masculino e 12 do gênero feminino. Também para o universo amostral foi realizada uma entrevista para os dois assessores de Gestão de Pessoas, um do gênero masculino e uma do gênero feminino, com idade entre 24 e 36 anos com o interesse de conhecer a percepção destes em relação às Gerações. A análise dos dados foi interpretada de forma qualitativa através de tabelas e gráficos elaborados na ferramenta do Microsoft Office Excel. Para o referido estudo foram entrevistados 32 gestores e CAFs a respeito do comportamento das Gerações X e Y, através da entrega de questionários. Inicialmente foi analisado quais são os principais comportamentos que podem afetar a relação interpessoal dentro das organizações, com 13 respostas o fator pouco compromisso e responsabilidade foi o mais apontado pelos respondentes, em 5° grau, em uma escala de 0 a 5. Outro fator típico desta geração que também foi apontado com 8 respostas foi o fator falta de pontualidade. O item baixo vínculo afetivo com a empresa também foi apontado pelos gestores, mas como um fator que não faz diferença na questão das relações interpessoais, pois esta geração costuma não “vestir a camiseta”, já se apresenta em suas características ser uma geração que só pensa em si, e não na organização como um todo. Destes 32 entrevistados, 19 gestores e CAFs utilizam-se dos “diálogos constantes” (feedbacks) para se ter uma boa relação com os jovens colaboradores da organização. E 13 respondentes consideram a “paciência” como o principal elemento para saber trabalhar com estas gerações. Quando os gestores foram questionados sobre alguns fatores que consideram importante no trabalho, 18 responderam o fator qualidade de vida, 13 o fator relacionamento interpessoal e 12 respondentes ficaram entre as opções salário e desempenho profissional. A principal competência desta geração é considerada o fator multitarefa, 29 respondentes também concordam com esta afirmação, a “abertura ao novo” também é considerada uma competência, com 9 respostas. Para Lipkin e Perrymore (2010), esta geração é acostumada a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem prejudicar seu desempenho, conseguem realizar multiprocessamentos e multitarefas. Muitos jovens desta geração não se contentam com o trabalho que fazem, querem logo serem admitidos para altos cargos, desta maneira, questionou-se quais os principais motivos que levam estes jovens à mudarem de emprego mesmo estando estabilizados, 29 participantes da pesquisa responderam o fator remuneração. Segundo Erickson (2011), esta geração possui características de impaciência, na espera pela promoção, fidelidade a projetos em detrimento da organização empregadora. Buscou-se através do presente estudo analisar e conhecer qual a percepção dos gestores, dos CAFs e dos assessores de Gestão Pessoas da Organização ABC, sobre o comportamento das Gerações X e Y, a fim de identificar os principais pontos fortes e fracos destas gerações. Também foi possível identificar melhor quais as principais características destas gerações, como se comportam, como reagem em determinada situação e através dos resultados obtidos pelos questionários e entrevistas foi possível identificar algumas estratégias para melhorar a relação entre colaborador e gestor na organização. A principal característica apresentada por vários autores a respeito da Geração Y é a multitarefa, conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo, se preocupam mais com a qualidade de vida do que com a vida profissional. Já os integrantes da Geração X, são mais individualistas e conservam o seu emprego, apreciam o trabalho em equipe e procuram conciliar a vida pessoal e profissional e a estabilidade no emprego. A perspectiva é que cada vez mais as gerações se encontrem trabalhando em um mesmo ambiente, convivendo com as mais diferentes formas de trabalhar e de se relacionar umas com as outras. 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Nos últimos anos é possível perceber que há muitas diferenças no comportamento dos indivíduos dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade. Este fato se justifica por existir várias gerações atuando no mercado simultaneamente, ou seja, Geração dos Baby Boomers, X e Y no mesmo ambiente de trabalho. As gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos na mesma época, influenciados por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade no que diz respeito à evolução (MICHELE, 2012). Diante disto, surge também o nome das Gerações, devido aos acontecimentos ocorridos naquele período. O comportamento dos indivíduos, que neste estudo é tratado como o comportamento organizacional, é conceituado, segundo Newstrom (2008), como o estudo sobre como os indivíduos agem dentro das organizações, buscando identificar formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz. O objetivo central deste estudo é de identificar e analisar qual é a percepção dos gestores da Organização ABC em relação ao comportamento das Gerações X e Y dos colaboradores que estes gestores estão liderando e após identificar e propor um conjunto de práticas voltadas às competências comportamentais. Para o presente estudo utilizou-se o critério de classificação de acordo com Vergara (2000). Quanto aos fins é classificada como exploratória e descritiva e no que se refere aos meios é uma pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de levantamento. Foram aplicados 32 questionários para 17 Pólos de Atendimento pertencentes à Organização ABC que está localizada em vários municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul, com o intuito de analisar e identificar qual é a percepção dos gestores e Coordenadores Administrativos Financeiros (CAFs) em relação aos colaboradores das Gerações X e Y. Os gestores e CAFs possuem idade entre 24 e 36 anos, sendo 20 respondentes do gênero masculino e 12 do gênero feminino. Também para o universo amostral foi realizada uma entrevista para os dois assessores de Gestão de Pessoas, um do gênero masculino e uma do gênero feminino, com idade entre 24 e 36 anos com o interesse de conhecer a percepção destes em relação às Gerações. A análise dos dados foi interpretada de forma qualitativa através de tabelas e gráficos elaborados na ferramenta do Microsoft Office Excel. Para o referido estudo foram entrevistados 32 gestores e CAFs a respeito do comportamento das Gerações X e Y, através da entrega de questionários. Inicialmente foi analisado quais são os principais comportamentos que podem afetar a relação interpessoal dentro das organizações, com 13 respostas o fator pouco compromisso e responsabilidade foi o mais apontado pelos respondentes, em 5° grau, em uma escala de 0 a 5. Outro fator típico desta geração que também foi apontado com 8 respostas foi o fator falta de pontualidade. O item baixo vínculo afetivo com a empresa também foi apontado pelos gestores, mas como um fator que não faz diferença na questão das relações interpessoais, pois esta geração costuma não “vestir a camiseta”, já se apresenta em suas características ser uma geração que só pensa em si, e não na organização como um todo. Destes 32 entrevistados, 19 gestores e CAFs utilizam-se dos “diálogos constantes” (feedbacks) para se ter uma boa relação com os jovens colaboradores da organização. E 13 respondentes consideram a “paciência” como o principal elemento para saber trabalhar com estas gerações. Quando os gestores foram questionados sobre alguns fatores que consideram importante no trabalho, 18 responderam o fator qualidade de vida, 13 o fator relacionamento interpessoal e 12 respondentes ficaram entre as opções salário e desempenho profissional. 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Buscou-se através do presente estudo analisar e conhecer qual a percepção dos gestores, dos CAFs e dos assessores de Gestão Pessoas da Organização ABC, sobre o comportamento das Gerações X e Y, a fim de identificar os principais pontos fortes e fracos destas gerações. Também foi possível identificar melhor quais as principais características destas gerações, como se comportam, como reagem em determinada situação e através dos resultados obtidos pelos questionários e entrevistas foi possível identificar algumas estratégias para melhorar a relação entre colaborador e gestor na organização. A principal característica apresentada por vários autores a respeito da Geração Y é a multitarefa, conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo, se preocupam mais com a qualidade de vida do que com a vida profissional. 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Os gestores e CAFs possuem idade entre 24 e 36 anos, sendo 20 respondentes do gênero masculino e 12 do gênero feminino. Também para o universo amostral foi realizada uma entrevista para os dois assessores de Gestão de Pessoas, um do gênero masculino e uma do gênero feminino, com idade entre 24 e 36 anos com o interesse de conhecer a percepção destes em relação às Gerações. A análise dos dados foi interpretada de forma qualitativa através de tabelas e gráficos elaborados na ferramenta do Microsoft Office Excel. Para o referido estudo foram entrevistados 32 gestores e CAFs a respeito do comportamento das Gerações X e Y, através da entrega de questionários. Inicialmente foi analisado quais são os principais comportamentos que podem afetar a relação interpessoal dentro das organizações, com 13 respostas o fator pouco compromisso e responsabilidade foi o mais apontado pelos respondentes, em 5° grau, em uma escala de 0 a 5. Outro fator típico desta geração que também foi apontado com 8 respostas foi o fator falta de pontualidade. O item baixo vínculo afetivo com a empresa também foi apontado pelos gestores, mas como um fator que não faz diferença na questão das relações interpessoais, pois esta geração costuma não “vestir a camiseta”, já se apresenta em suas características ser uma geração que só pensa em si, e não na organização como um todo. Destes 32 entrevistados, 19 gestores e CAFs utilizam-se dos “diálogos constantes” (feedbacks) para se ter uma boa relação com os jovens colaboradores da organização. E 13 respondentes consideram a “paciência” como o principal elemento para saber trabalhar com estas gerações. Quando os gestores foram questionados sobre alguns fatores que consideram importante no trabalho, 18 responderam o fator qualidade de vida, 13 o fator relacionamento interpessoal e 12 respondentes ficaram entre as opções salário e desempenho profissional. A principal competência desta geração é considerada o fator multitarefa, 29 respondentes também concordam com esta afirmação, a “abertura ao novo” também é considerada uma competência, com 9 respostas. Para Lipkin e Perrymore (2010), esta geração é acostumada a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem prejudicar seu desempenho, conseguem realizar multiprocessamentos e multitarefas. Muitos jovens desta geração não se contentam com o trabalho que fazem, querem logo serem admitidos para altos cargos, desta maneira, questionou-se quais os principais motivos que levam estes jovens à mudarem de emprego mesmo estando estabilizados, 29 participantes da pesquisa responderam o fator remuneração. Segundo Erickson (2011), esta geração possui características de impaciência, na espera pela promoção, fidelidade a projetos em detrimento da organização empregadora. Buscou-se através do presente estudo analisar e conhecer qual a percepção dos gestores, dos CAFs e dos assessores de Gestão Pessoas da Organização ABC, sobre o comportamento das Gerações X e Y, a fim de identificar os principais pontos fortes e fracos destas gerações. Também foi possível identificar melhor quais as principais características destas gerações, como se comportam, como reagem em determinada situação e através dos resultados obtidos pelos questionários e entrevistas foi possível identificar algumas estratégias para melhorar a relação entre colaborador e gestor na organização. A principal característica apresentada por vários autores a respeito da Geração Y é a multitarefa, conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo, se preocupam mais com a qualidade de vida do que com a vida profissional. 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