Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade |
id |
UNIJ_7bf7d8517161352b93922ee98e134f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6126 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS2019-08-1220172019-08-12T22:26:24Z2019-08-12T22:26:24ZO estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade107 f.Ciências humanas.Educação.Jovens.Identidade.Emancipação.Cultura.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126DMD_hdl_123456789/6126Silva, Agnaldo Felipeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgnaldo%20Felipe%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6126/1/Agnaldo%20Felipe%20da%20Silva.pdfapplication/pdf1981164http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6126/1/Agnaldo%20Felipe%20da%20Silva.pdf7b04f172eab5695ce4d803343f4d76c2MD5123456789_6126_12019-08-17T06:46:35Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS |
title |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS |
spellingShingle |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS Silva, Agnaldo Felipe Ciências humanas. Educação. Jovens. Identidade. Emancipação. Cultura. |
title_short |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS |
title_full |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS |
title_fullStr |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS |
title_full_unstemmed |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS |
title_sort |
Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS |
author |
Silva, Agnaldo Felipe |
author_facet |
Silva, Agnaldo Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Agnaldo Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Jovens. Identidade. Emancipação. Cultura. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Jovens. Identidade. Emancipação. Cultura. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade 107 f. |
description |
O estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2019-08-12T22:26:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T22:26:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126 DMD_hdl_123456789/6126 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1642178080037404672 |