Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Agnaldo Felipe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126
Resumo: O estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade
id UNIJ_7bf7d8517161352b93922ee98e134f49
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6126
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS2019-08-1220172019-08-12T22:26:24Z2019-08-12T22:26:24ZO estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade107 f.Ciências humanas.Educação.Jovens.Identidade.Emancipação.Cultura.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126DMD_hdl_123456789/6126Silva, Agnaldo Felipeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgnaldo%20Felipe%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6126/1/Agnaldo%20Felipe%20da%20Silva.pdfapplication/pdf1981164http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6126/1/Agnaldo%20Felipe%20da%20Silva.pdf7b04f172eab5695ce4d803343f4d76c2MD5123456789_6126_12019-08-17T06:46:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
title Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
spellingShingle Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
Silva, Agnaldo Felipe
Ciências humanas.
Educação.
Jovens.
Identidade.
Emancipação.
Cultura.
title_short Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
title_full Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
title_fullStr Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
title_full_unstemmed Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
title_sort Educação, cultura e identidades: narrativas de jovens de Giruá/RS
author Silva, Agnaldo Felipe
author_facet Silva, Agnaldo Felipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Agnaldo Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Jovens.
Identidade.
Emancipação.
Cultura.
topic Ciências humanas.
Educação.
Jovens.
Identidade.
Emancipação.
Cultura.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade
107 f.
description O estudo tem como objetivo investigar os contextos educativos sob a influência da cultura nos grupos sociais a que pertence o sujeito, interpretando os elementos culturais que corroboram para formação identitária do jovem e sua emancipação frente aos desafios da sociedade contemporânea pautada na dialogicidade e na interculturalidade. Através de uma metodologia de pesquisa socioantropológica, utilizou-se como instrumento de produção de dados a história de vida e a autobiografia que foram aplicadas a 8 jovens, sendo eles 6 moças e 2 rapazes na faixa etária de 15 a 21 anos residentes no município de Giruá-RS. Neste meio identificou-se indicadores de práticas e vivências que contemplem elementos culturais presentes que possam contribuir para a construção da identidade dos jovens e os processos emancipatórios e interculturais, em contraposição à perspectiva impositiva em que os sujeitos constantemente são anulados ou ignorados na sua diversidade e contextos, pouco ou nada refletindo sobre as situações que o cercam. Como resultado se percebeu que conhecer o indivíduo em suas relações sociais nos diversos contextos é essencial para a compreensão dos seus atravessamentos e para interpretação da construção de sua identidade
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2019-08-12T22:26:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T22:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126
DMD_hdl_123456789/6126
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1642178080037404672