O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stamberg, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6068
Resumo: Esta pesquisa problematiza a formação de professores de Matemática e a relação dos saberes docentes de um grupo de educadores que atuam na formação de professores do Ensino Superior e na Educação Básica. O objetivo do estudo é compreender as relações existentes entre os saberes na formação inicial em Matemática e os conhecimentos dos professores formadores de docentes do curso de Matemática – Licenciatura em um Instituto Federal, locus profissional desse formador. A opção pela Instituição Federal justifica-se por ser um modelo institucional com características peculiares, que permite ao professor formador uma interlocução direta com a Educação Básica e também com a Licenciatura. As questões investigativas da tese são: I) Quais são os saberes dos formadores de professores de Matemática no Instituto Federal? II) De que modo a atuação na Educação Básica e Ensino Superior contribui na constituição do professor de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal? Como referencial teórico, este estudo está embasado, principalmente, nos estudos de Tardif e Shulman, os quais dão suporte na discussão dos saberes docentes, em documentos legais e atuais para cursos de licenciatura em Matemática e nas regulamentações próprias do professor que atua no Instituto Federal Farroupilha. O universo da pesquisa foi composto por seis professores com diferentes formações, os quais atuam na Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – campus São Borja. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa se constituíram de um questionário aplicado aos licenciandos, com o propósito de definir os sujeitos da pesquisa, e de entrevistas semiestruturadas e abertas com os professores formadores. As entrevistas semiestruturadas foram baseadas na história oral, como um método de pesquisa qualitativa, que tem como principal intenção a valorização de narrativas orais como fonte de pesquisa. O período de aplicação das entrevistas aconteceu em quatro momentos: o primeiro ocorreu no período de junho a dezembro de 2015; o segundo, de janeiro a fevereiro de 2016; o terceiro e quarto, respectivamente, em julho e agosto de 2016. Para realizar a análise dos dados recorreu-se à Análise Textual Discursiva, ancorada em Moraes e Galiazzi (2007, 2011), sendo esta uma abordagem de análise de dados na pesquisa qualitativa. Definiu-se, a partir da interlocução teórica e do campo empírico, as seguintes categorias de análise: I) Espelhamento no professor formador – reflexos na identidade profissional; II) Professor formador – interações entre sujeitos e saberes; III) O professor entre o movimento do saber específico e o saber ensinar; IV) A atuação na Educação Básica e no Ensino Superior viabilizada pela condição de trabalho no IF. As revisões bibliográficas e marcos de análise deram embasamento à defesa de argumentos que derivam em dimensões que apontam potencialidades e fragilidades no movimento dos saberes dos formadores, os quais fundamentam as suas práticas e indicam saberes necessários à formação de professores de Matemática para a Educação Básica. Nesse sentido, uma das principais contribuições apontadas pela pesquisa é que a condição de trabalho do formador ainda não desencadeia ações diferenciadas na formação inicial do professor de Matemática enquanto uma política e ações institucionais. É possível afirmar que alguns formadores apresentam práticas pontuais que permitem vivências concretas de ser professor de Matemática da Educação Básica, proporcionadas pela proximidade entre o Ensino Básico e Superior na mesma instituição, suscitada ao professor formador pelas suas condições de trabalho.
id UNIJ_7d12dca75248bf88a63e9f04c22ec690
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6068
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência2019-07-2420172019-07-24T18:29:31Z2019-07-24T18:29:31ZEsta pesquisa problematiza a formação de professores de Matemática e a relação dos saberes docentes de um grupo de educadores que atuam na formação de professores do Ensino Superior e na Educação Básica. O objetivo do estudo é compreender as relações existentes entre os saberes na formação inicial em Matemática e os conhecimentos dos professores formadores de docentes do curso de Matemática – Licenciatura em um Instituto Federal, locus profissional desse formador. A opção pela Instituição Federal justifica-se por ser um modelo institucional com características peculiares, que permite ao professor formador uma interlocução direta com a Educação Básica e também com a Licenciatura. As questões investigativas da tese são: I) Quais são os saberes dos formadores de professores de Matemática no Instituto Federal? II) De que modo a atuação na Educação Básica e Ensino Superior contribui na constituição do professor de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal? Como referencial teórico, este estudo está embasado, principalmente, nos estudos de Tardif e Shulman, os quais dão suporte na discussão dos saberes docentes, em documentos legais e atuais para cursos de licenciatura em Matemática e nas regulamentações próprias do professor que atua no Instituto Federal Farroupilha. O universo da pesquisa foi composto por seis professores com diferentes formações, os quais atuam na Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – campus São Borja. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa se constituíram de um questionário aplicado aos licenciandos, com o propósito de definir os sujeitos da pesquisa, e de entrevistas semiestruturadas e abertas com os professores formadores. As entrevistas semiestruturadas foram baseadas na história oral, como um método de pesquisa qualitativa, que tem como principal intenção a valorização de narrativas orais como fonte de pesquisa. O período de aplicação das entrevistas aconteceu em quatro momentos: o primeiro ocorreu no período de junho a dezembro de 2015; o segundo, de janeiro a fevereiro de 2016; o terceiro e quarto, respectivamente, em julho e agosto de 2016. Para realizar a análise dos dados recorreu-se à Análise Textual Discursiva, ancorada em Moraes e Galiazzi (2007, 2011), sendo esta uma abordagem de análise de dados na pesquisa qualitativa. Definiu-se, a partir da interlocução teórica e do campo empírico, as seguintes categorias de análise: I) Espelhamento no professor formador – reflexos na identidade profissional; II) Professor formador – interações entre sujeitos e saberes; III) O professor entre o movimento do saber específico e o saber ensinar; IV) A atuação na Educação Básica e no Ensino Superior viabilizada pela condição de trabalho no IF. As revisões bibliográficas e marcos de análise deram embasamento à defesa de argumentos que derivam em dimensões que apontam potencialidades e fragilidades no movimento dos saberes dos formadores, os quais fundamentam as suas práticas e indicam saberes necessários à formação de professores de Matemática para a Educação Básica. Nesse sentido, uma das principais contribuições apontadas pela pesquisa é que a condição de trabalho do formador ainda não desencadeia ações diferenciadas na formação inicial do professor de Matemática enquanto uma política e ações institucionais. É possível afirmar que alguns formadores apresentam práticas pontuais que permitem vivências concretas de ser professor de Matemática da Educação Básica, proporcionadas pela proximidade entre o Ensino Básico e Superior na mesma instituição, suscitada ao professor formador pelas suas condições de trabalho.139 f.Ciências humanas.Educação.Formação de professores de matemática.Saberes docentes.Formador.Locus profissional.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6068DMD_hdl_123456789/6068Stamberg, Cristiane da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristiane%20da%20Silva%20Stamberg.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6068/3/Cristiane%20da%20Silva%20Stamberg.pdf.txttext/plain205442http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6068/3/Cristiane%20da%20Silva%20Stamberg.pdf.txta5edcce9b766b5ff16e1146eaa1cc61cMD5123456789_6068_3Cristiane%20da%20Silva%20Stamberg.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6068/1/Cristiane%20da%20Silva%20Stamberg.pdfapplication/pdf533881http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6068/1/Cristiane%20da%20Silva%20Stamberg.pdf67233694808155cb3bb1f9bb5de506baMD5123456789_6068_12019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
title O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
spellingShingle O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
Stamberg, Cristiane da Silva
Ciências humanas.
Educação.
Formação de professores de matemática.
Saberes docentes.
Formador.
Locus profissional.
title_short O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
title_full O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
title_fullStr O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
title_full_unstemmed O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
title_sort O professor formador de matemática de um Instituto Federal – ensino superior e educação básica: relações com os saberes da docência
author Stamberg, Cristiane da Silva
author_facet Stamberg, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamberg, Cristiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Formação de professores de matemática.
Saberes docentes.
Formador.
Locus profissional.
topic Ciências humanas.
Educação.
Formação de professores de matemática.
Saberes docentes.
Formador.
Locus profissional.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa problematiza a formação de professores de Matemática e a relação dos saberes docentes de um grupo de educadores que atuam na formação de professores do Ensino Superior e na Educação Básica. O objetivo do estudo é compreender as relações existentes entre os saberes na formação inicial em Matemática e os conhecimentos dos professores formadores de docentes do curso de Matemática – Licenciatura em um Instituto Federal, locus profissional desse formador. A opção pela Instituição Federal justifica-se por ser um modelo institucional com características peculiares, que permite ao professor formador uma interlocução direta com a Educação Básica e também com a Licenciatura. As questões investigativas da tese são: I) Quais são os saberes dos formadores de professores de Matemática no Instituto Federal? II) De que modo a atuação na Educação Básica e Ensino Superior contribui na constituição do professor de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal? Como referencial teórico, este estudo está embasado, principalmente, nos estudos de Tardif e Shulman, os quais dão suporte na discussão dos saberes docentes, em documentos legais e atuais para cursos de licenciatura em Matemática e nas regulamentações próprias do professor que atua no Instituto Federal Farroupilha. O universo da pesquisa foi composto por seis professores com diferentes formações, os quais atuam na Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – campus São Borja. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa se constituíram de um questionário aplicado aos licenciandos, com o propósito de definir os sujeitos da pesquisa, e de entrevistas semiestruturadas e abertas com os professores formadores. As entrevistas semiestruturadas foram baseadas na história oral, como um método de pesquisa qualitativa, que tem como principal intenção a valorização de narrativas orais como fonte de pesquisa. O período de aplicação das entrevistas aconteceu em quatro momentos: o primeiro ocorreu no período de junho a dezembro de 2015; o segundo, de janeiro a fevereiro de 2016; o terceiro e quarto, respectivamente, em julho e agosto de 2016. Para realizar a análise dos dados recorreu-se à Análise Textual Discursiva, ancorada em Moraes e Galiazzi (2007, 2011), sendo esta uma abordagem de análise de dados na pesquisa qualitativa. Definiu-se, a partir da interlocução teórica e do campo empírico, as seguintes categorias de análise: I) Espelhamento no professor formador – reflexos na identidade profissional; II) Professor formador – interações entre sujeitos e saberes; III) O professor entre o movimento do saber específico e o saber ensinar; IV) A atuação na Educação Básica e no Ensino Superior viabilizada pela condição de trabalho no IF. As revisões bibliográficas e marcos de análise deram embasamento à defesa de argumentos que derivam em dimensões que apontam potencialidades e fragilidades no movimento dos saberes dos formadores, os quais fundamentam as suas práticas e indicam saberes necessários à formação de professores de Matemática para a Educação Básica. Nesse sentido, uma das principais contribuições apontadas pela pesquisa é que a condição de trabalho do formador ainda não desencadeia ações diferenciadas na formação inicial do professor de Matemática enquanto uma política e ações institucionais. É possível afirmar que alguns formadores apresentam práticas pontuais que permitem vivências concretas de ser professor de Matemática da Educação Básica, proporcionadas pela proximidade entre o Ensino Básico e Superior na mesma instituição, suscitada ao professor formador pelas suas condições de trabalho.
139 f.
description Esta pesquisa problematiza a formação de professores de Matemática e a relação dos saberes docentes de um grupo de educadores que atuam na formação de professores do Ensino Superior e na Educação Básica. O objetivo do estudo é compreender as relações existentes entre os saberes na formação inicial em Matemática e os conhecimentos dos professores formadores de docentes do curso de Matemática – Licenciatura em um Instituto Federal, locus profissional desse formador. A opção pela Instituição Federal justifica-se por ser um modelo institucional com características peculiares, que permite ao professor formador uma interlocução direta com a Educação Básica e também com a Licenciatura. As questões investigativas da tese são: I) Quais são os saberes dos formadores de professores de Matemática no Instituto Federal? II) De que modo a atuação na Educação Básica e Ensino Superior contribui na constituição do professor de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal? Como referencial teórico, este estudo está embasado, principalmente, nos estudos de Tardif e Shulman, os quais dão suporte na discussão dos saberes docentes, em documentos legais e atuais para cursos de licenciatura em Matemática e nas regulamentações próprias do professor que atua no Instituto Federal Farroupilha. O universo da pesquisa foi composto por seis professores com diferentes formações, os quais atuam na Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – campus São Borja. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa se constituíram de um questionário aplicado aos licenciandos, com o propósito de definir os sujeitos da pesquisa, e de entrevistas semiestruturadas e abertas com os professores formadores. As entrevistas semiestruturadas foram baseadas na história oral, como um método de pesquisa qualitativa, que tem como principal intenção a valorização de narrativas orais como fonte de pesquisa. O período de aplicação das entrevistas aconteceu em quatro momentos: o primeiro ocorreu no período de junho a dezembro de 2015; o segundo, de janeiro a fevereiro de 2016; o terceiro e quarto, respectivamente, em julho e agosto de 2016. Para realizar a análise dos dados recorreu-se à Análise Textual Discursiva, ancorada em Moraes e Galiazzi (2007, 2011), sendo esta uma abordagem de análise de dados na pesquisa qualitativa. Definiu-se, a partir da interlocução teórica e do campo empírico, as seguintes categorias de análise: I) Espelhamento no professor formador – reflexos na identidade profissional; II) Professor formador – interações entre sujeitos e saberes; III) O professor entre o movimento do saber específico e o saber ensinar; IV) A atuação na Educação Básica e no Ensino Superior viabilizada pela condição de trabalho no IF. As revisões bibliográficas e marcos de análise deram embasamento à defesa de argumentos que derivam em dimensões que apontam potencialidades e fragilidades no movimento dos saberes dos formadores, os quais fundamentam as suas práticas e indicam saberes necessários à formação de professores de Matemática para a Educação Básica. Nesse sentido, uma das principais contribuições apontadas pela pesquisa é que a condição de trabalho do formador ainda não desencadeia ações diferenciadas na formação inicial do professor de Matemática enquanto uma política e ações institucionais. É possível afirmar que alguns formadores apresentam práticas pontuais que permitem vivências concretas de ser professor de Matemática da Educação Básica, proporcionadas pela proximidade entre o Ensino Básico e Superior na mesma instituição, suscitada ao professor formador pelas suas condições de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2019-07-24T18:29:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-24T18:29:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6068
DMD_hdl_123456789/6068
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6068
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1640274697409003520