A função paterna e seus desdobramentos junto à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fátima Teresinha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1840
Resumo: O presente trabalho versa sobre a função paterna e seus desdobramentos junto à educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde é lançado luz sobre as questões da problemática em tela com a psicanálise freudo-lacaniana e comentadores contemporâneos estudiosos da educação, marcadamente pela relevância dos textos psicanalíticos acerca das questões suscitadas e, aliado a isso, certos exemplos e eventos (re)vividos contribuem para um melhor entendimento no decorrer das reflexões. Está organizada em cinco capítulos, onde discorremos sobre as dificuldades do professorado, dos agentes escolares, com as novas exigências e inclusive a precariedade das políticas voltadas à educação. Trazemos autores da psicanálise falando da escola como espaço de relações transferenciais, construções e desconstruções. E onde buscamos problematizar sobre a questão dos lugares e as repercussões do modo como estes se apresentam sobre as crianças e suas aprendizagens. Neste sentido, retomamos a partir da psicanálise a noção de constituição psíquica e do investimento no sujeito, quando vai sendo enfatizado o pai, através dos tempos primordiais do sujeito, e configurando o conceito de função paterna, problematizada aqui nos dois âmbitos educacionais: família e escola. Ponderamos neste estudo sobre a aprendizagem como um processo que fala de intervenções de adultos junto a crianças. Para tais percepções, pesquisamos as dificuldades na educação familiar na atualidade, com o declínio da imagem social do pai, aliado a uma espécie de clivagem entre privado e público, apontando sobre um possível declínio progressivo da autoridade paterna. Trazemos autores que versam sobre a questão da autoridade em época de democracia, e articulamos com comentadores que vêem este conceito advindo da configuração da Lei, perpassando pela moral e a ética acerca das questões trabalhadas. A partir dos textos pesquisados, vamos apresentando a importância do pai da realidade para a função paterna e expomos a importância do reconhecimento destes elementos citados para a abertura de novos espaços de liberdade, reconhecendo-a como uma possibilidade que advêm como êxito da nossa integração social, e a Lei como estruturante para a conquista de uma autonomia simbólica possível, embora sempre relativa
id UNIJ_80eb835d6a770ceb2d906d5503b934cd
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1840
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA função paterna e seus desdobramentos junto à educação2013-11-0420122013-11-04T13:04:11Z2013-11-04T13:04:11ZO presente trabalho versa sobre a função paterna e seus desdobramentos junto à educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde é lançado luz sobre as questões da problemática em tela com a psicanálise freudo-lacaniana e comentadores contemporâneos estudiosos da educação, marcadamente pela relevância dos textos psicanalíticos acerca das questões suscitadas e, aliado a isso, certos exemplos e eventos (re)vividos contribuem para um melhor entendimento no decorrer das reflexões. Está organizada em cinco capítulos, onde discorremos sobre as dificuldades do professorado, dos agentes escolares, com as novas exigências e inclusive a precariedade das políticas voltadas à educação. Trazemos autores da psicanálise falando da escola como espaço de relações transferenciais, construções e desconstruções. E onde buscamos problematizar sobre a questão dos lugares e as repercussões do modo como estes se apresentam sobre as crianças e suas aprendizagens. Neste sentido, retomamos a partir da psicanálise a noção de constituição psíquica e do investimento no sujeito, quando vai sendo enfatizado o pai, através dos tempos primordiais do sujeito, e configurando o conceito de função paterna, problematizada aqui nos dois âmbitos educacionais: família e escola. Ponderamos neste estudo sobre a aprendizagem como um processo que fala de intervenções de adultos junto a crianças. Para tais percepções, pesquisamos as dificuldades na educação familiar na atualidade, com o declínio da imagem social do pai, aliado a uma espécie de clivagem entre privado e público, apontando sobre um possível declínio progressivo da autoridade paterna. Trazemos autores que versam sobre a questão da autoridade em época de democracia, e articulamos com comentadores que vêem este conceito advindo da configuração da Lei, perpassando pela moral e a ética acerca das questões trabalhadas. A partir dos textos pesquisados, vamos apresentando a importância do pai da realidade para a função paterna e expomos a importância do reconhecimento destes elementos citados para a abertura de novos espaços de liberdade, reconhecendo-a como uma possibilidade que advêm como êxito da nossa integração social, e a Lei como estruturante para a conquista de uma autonomia simbólica possível, embora sempre relativa68 f.Função paternaRelaçõesPsicanáliseAutoridadeEducaçãoEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1840DMD_hdl_123456789/1840Silveira, Fátima Teresinhaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessF%c3%a1tima%20Teresinha%20Silveira%20-%20falta%20ficha%20cat..pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1840/1/F%c3%a1tima%20Teresinha%20Silveira%20-%20falta%20ficha%20cat..pdfapplication/pdf428665http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1840/1/F%c3%a1tima%20Teresinha%20Silveira%20-%20falta%20ficha%20cat..pdf613659508a1182fc9736666c89c0c4d1MD5123456789_1840_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
title A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
spellingShingle A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
Silveira, Fátima Teresinha
Função paterna
Relações
Psicanálise
Autoridade
Educação
Educação nas Ciências
title_short A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
title_full A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
title_fullStr A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
title_full_unstemmed A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
title_sort A função paterna e seus desdobramentos junto à educação
author Silveira, Fátima Teresinha
author_facet Silveira, Fátima Teresinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fátima Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Função paterna
Relações
Psicanálise
Autoridade
Educação
Educação nas Ciências
topic Função paterna
Relações
Psicanálise
Autoridade
Educação
Educação nas Ciências
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho versa sobre a função paterna e seus desdobramentos junto à educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde é lançado luz sobre as questões da problemática em tela com a psicanálise freudo-lacaniana e comentadores contemporâneos estudiosos da educação, marcadamente pela relevância dos textos psicanalíticos acerca das questões suscitadas e, aliado a isso, certos exemplos e eventos (re)vividos contribuem para um melhor entendimento no decorrer das reflexões. Está organizada em cinco capítulos, onde discorremos sobre as dificuldades do professorado, dos agentes escolares, com as novas exigências e inclusive a precariedade das políticas voltadas à educação. Trazemos autores da psicanálise falando da escola como espaço de relações transferenciais, construções e desconstruções. E onde buscamos problematizar sobre a questão dos lugares e as repercussões do modo como estes se apresentam sobre as crianças e suas aprendizagens. Neste sentido, retomamos a partir da psicanálise a noção de constituição psíquica e do investimento no sujeito, quando vai sendo enfatizado o pai, através dos tempos primordiais do sujeito, e configurando o conceito de função paterna, problematizada aqui nos dois âmbitos educacionais: família e escola. Ponderamos neste estudo sobre a aprendizagem como um processo que fala de intervenções de adultos junto a crianças. Para tais percepções, pesquisamos as dificuldades na educação familiar na atualidade, com o declínio da imagem social do pai, aliado a uma espécie de clivagem entre privado e público, apontando sobre um possível declínio progressivo da autoridade paterna. Trazemos autores que versam sobre a questão da autoridade em época de democracia, e articulamos com comentadores que vêem este conceito advindo da configuração da Lei, perpassando pela moral e a ética acerca das questões trabalhadas. A partir dos textos pesquisados, vamos apresentando a importância do pai da realidade para a função paterna e expomos a importância do reconhecimento destes elementos citados para a abertura de novos espaços de liberdade, reconhecendo-a como uma possibilidade que advêm como êxito da nossa integração social, e a Lei como estruturante para a conquista de uma autonomia simbólica possível, embora sempre relativa
68 f.
description O presente trabalho versa sobre a função paterna e seus desdobramentos junto à educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde é lançado luz sobre as questões da problemática em tela com a psicanálise freudo-lacaniana e comentadores contemporâneos estudiosos da educação, marcadamente pela relevância dos textos psicanalíticos acerca das questões suscitadas e, aliado a isso, certos exemplos e eventos (re)vividos contribuem para um melhor entendimento no decorrer das reflexões. Está organizada em cinco capítulos, onde discorremos sobre as dificuldades do professorado, dos agentes escolares, com as novas exigências e inclusive a precariedade das políticas voltadas à educação. Trazemos autores da psicanálise falando da escola como espaço de relações transferenciais, construções e desconstruções. E onde buscamos problematizar sobre a questão dos lugares e as repercussões do modo como estes se apresentam sobre as crianças e suas aprendizagens. Neste sentido, retomamos a partir da psicanálise a noção de constituição psíquica e do investimento no sujeito, quando vai sendo enfatizado o pai, através dos tempos primordiais do sujeito, e configurando o conceito de função paterna, problematizada aqui nos dois âmbitos educacionais: família e escola. Ponderamos neste estudo sobre a aprendizagem como um processo que fala de intervenções de adultos junto a crianças. Para tais percepções, pesquisamos as dificuldades na educação familiar na atualidade, com o declínio da imagem social do pai, aliado a uma espécie de clivagem entre privado e público, apontando sobre um possível declínio progressivo da autoridade paterna. Trazemos autores que versam sobre a questão da autoridade em época de democracia, e articulamos com comentadores que vêem este conceito advindo da configuração da Lei, perpassando pela moral e a ética acerca das questões trabalhadas. A partir dos textos pesquisados, vamos apresentando a importância do pai da realidade para a função paterna e expomos a importância do reconhecimento destes elementos citados para a abertura de novos espaços de liberdade, reconhecendo-a como uma possibilidade que advêm como êxito da nossa integração social, e a Lei como estruturante para a conquista de uma autonomia simbólica possível, embora sempre relativa
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-11-04T13:04:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-04T13:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1840
DMD_hdl_123456789/1840
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1840
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413797830000640