O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Juliano da Rosa de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1350
Resumo: O estudo a seguir trata do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, sendo este um fenômeno social que é abrangente em todas as relações sociais da população. O trabalho tem como objetivo analisar propostas de ensino dos autores Elenor Kunz e Sávio Assis com as propostas do Referencial Curricular Lições do Rio Grande, através das categorias de análise: objetivo da Educação Física Escolar, críticas ao esporte, conceito do esporte, objetivo do esporte na escola e metodologia de ensino dos esportes. Logo, realizar um diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas pelas bibliografias. Primeiramente, é levantado um pequeno histórico da produção do conhecimento em Educação Física e esporte. Segue com as abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, trazendo também um pouco da disciplina ao longo do século XX, e como ela se apresenta na escola, através do esporte de alta competição e de rendimento, mostrando o esporte e suas representações sociais e o porquê do esporte ser escolarizado. Em seguida é feito o diálogo com as obras dos autores e o Referencial Curricular através das categorias de análise, concluindo com o levantamento da relação dos trabalhos expostos, para que o leitor “visualize” a importância e a perspectiva de associar propostas de ensino dos esportes de diferentes formas possíveis, com fim de adequá-lo à realidade de cada comunidade participante do fenômeno esportivo juntamente com a escola.
id UNIJ_88a379e71a888f0bc3371f5b513ab004
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1350
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento2013-02-0720122013-02-07T17:17:04Z2013-02-07T17:17:04ZO estudo a seguir trata do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, sendo este um fenômeno social que é abrangente em todas as relações sociais da população. O trabalho tem como objetivo analisar propostas de ensino dos autores Elenor Kunz e Sávio Assis com as propostas do Referencial Curricular Lições do Rio Grande, através das categorias de análise: objetivo da Educação Física Escolar, críticas ao esporte, conceito do esporte, objetivo do esporte na escola e metodologia de ensino dos esportes. Logo, realizar um diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas pelas bibliografias. Primeiramente, é levantado um pequeno histórico da produção do conhecimento em Educação Física e esporte. Segue com as abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, trazendo também um pouco da disciplina ao longo do século XX, e como ela se apresenta na escola, através do esporte de alta competição e de rendimento, mostrando o esporte e suas representações sociais e o porquê do esporte ser escolarizado. Em seguida é feito o diálogo com as obras dos autores e o Referencial Curricular através das categorias de análise, concluindo com o levantamento da relação dos trabalhos expostos, para que o leitor “visualize” a importância e a perspectiva de associar propostas de ensino dos esportes de diferentes formas possíveis, com fim de adequá-lo à realidade de cada comunidade participante do fenômeno esportivo juntamente com a escola.68 f.Educação físicaEsporteEnsinoConhecimentoEducação física escolarCiências da Saúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1350DMD_hdl_123456789/1350Moura, Juliano da Rosa deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessjulianotcc.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1350/3/julianotcc.pdf.txttext/plain126809http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1350/3/julianotcc.pdf.txtcda16a5bbf5f15bd5ef6986100c0bed8MD5123456789_1350_3julianotcc.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1350/1/julianotcc.pdfapplication/pdf770184http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1350/1/julianotcc.pdf26cc0a508aa506d51ae2934617a30d39MD5123456789_1350_12019-01-21T12:43:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
title O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
spellingShingle O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
Moura, Juliano da Rosa de
Educação física
Esporte
Ensino
Conhecimento
Educação física escolar
Ciências da Saúde
title_short O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
title_full O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
title_fullStr O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
title_full_unstemmed O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
title_sort O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento
author Moura, Juliano da Rosa de
author_facet Moura, Juliano da Rosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Juliano da Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Esporte
Ensino
Conhecimento
Educação física escolar
Ciências da Saúde
topic Educação física
Esporte
Ensino
Conhecimento
Educação física escolar
Ciências da Saúde
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O estudo a seguir trata do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, sendo este um fenômeno social que é abrangente em todas as relações sociais da população. O trabalho tem como objetivo analisar propostas de ensino dos autores Elenor Kunz e Sávio Assis com as propostas do Referencial Curricular Lições do Rio Grande, através das categorias de análise: objetivo da Educação Física Escolar, críticas ao esporte, conceito do esporte, objetivo do esporte na escola e metodologia de ensino dos esportes. Logo, realizar um diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas pelas bibliografias. Primeiramente, é levantado um pequeno histórico da produção do conhecimento em Educação Física e esporte. Segue com as abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, trazendo também um pouco da disciplina ao longo do século XX, e como ela se apresenta na escola, através do esporte de alta competição e de rendimento, mostrando o esporte e suas representações sociais e o porquê do esporte ser escolarizado. Em seguida é feito o diálogo com as obras dos autores e o Referencial Curricular através das categorias de análise, concluindo com o levantamento da relação dos trabalhos expostos, para que o leitor “visualize” a importância e a perspectiva de associar propostas de ensino dos esportes de diferentes formas possíveis, com fim de adequá-lo à realidade de cada comunidade participante do fenômeno esportivo juntamente com a escola.
68 f.
description O estudo a seguir trata do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, sendo este um fenômeno social que é abrangente em todas as relações sociais da população. O trabalho tem como objetivo analisar propostas de ensino dos autores Elenor Kunz e Sávio Assis com as propostas do Referencial Curricular Lições do Rio Grande, através das categorias de análise: objetivo da Educação Física Escolar, críticas ao esporte, conceito do esporte, objetivo do esporte na escola e metodologia de ensino dos esportes. Logo, realizar um diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas pelas bibliografias. Primeiramente, é levantado um pequeno histórico da produção do conhecimento em Educação Física e esporte. Segue com as abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, trazendo também um pouco da disciplina ao longo do século XX, e como ela se apresenta na escola, através do esporte de alta competição e de rendimento, mostrando o esporte e suas representações sociais e o porquê do esporte ser escolarizado. Em seguida é feito o diálogo com as obras dos autores e o Referencial Curricular através das categorias de análise, concluindo com o levantamento da relação dos trabalhos expostos, para que o leitor “visualize” a importância e a perspectiva de associar propostas de ensino dos esportes de diferentes formas possíveis, com fim de adequá-lo à realidade de cada comunidade participante do fenômeno esportivo juntamente com a escola.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-02-07T17:17:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-07T17:17:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1350
DMD_hdl_123456789/1350
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1350
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413349662326784