Comparativo financeiro de alternativas de pavimentos asfálticos com materiais regionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5117 |
Resumo: | Ao tratar-se de pavimentos flexíveis, o revestimento asfáltico é a soluções mais tradicional utilizada. Porém conforme o Sistema Nacional de Viação (SNV), apenas pouco mais de 12% das estradas brasileiras são pavimentas, no entanto, é pelas estradas que escoam mais de 58% do volume nacional de cargas. O déficit de pavimentação, afeta não só a economia como um todo, que talvez seja a mais prejudicada, mas influi diretamente na qualidade de vida e no bem-estar da população. Sendo que na maioria dos municípios de pequeno e médio porte, os pavimentos, são executados por pequenas empresas, segundo a sua experiência, com poucos recursos e praticamente sem nenhum controle tecnológico adequado, além de serem muito limitadas quanto ao dimensionamento e aplicação de novas tecnologias. Optou-se então por desenvolver a presente pesquisa, voltada ao dimensionamento de pavimento flexível para baixo volume de tráfego, de uma via local, utilizando três métodos distintos, empregando materiais da região e realizar um comparativo financeiro entre os mesmos. Os três métodos empregados neste estudo, foram o método do DNER, cujo dimensionamento é baseado no empirismo, e utilizando-se de outros dois softwares, o SisPav e o IMT-PAVE. Os materiais utilizados foram, o CBUQ para a camada de revestimento, e para base utilizou-se BGS, Macadame Seco, Solo-Cimento e uma mistura de material fresado com pó-de-pedra, denominada 70MF/30PDP. O orçamento foi realizado a através do Sistema de Custos Referenciais de Obra – SICRO2. Após realizados os dimensionamentos e posterior orçamento dos mesmos, o pavimento que se destacou financeiramente, foi utilizando-se na camada de base a mistura de material fresado com pó-de-pedra na proporção de 70% e 30%, respectivamente, denominada mistura 70MF/30PDP, o qual gerou um custo menor nos três métodos de dimensionamento utilizados. |
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Ao tratar-se de pavimentos flexíveis, o revestimento asfáltico é a soluções mais tradicional utilizada. Porém conforme o Sistema Nacional de Viação (SNV), apenas pouco mais de 12% das estradas brasileiras são pavimentas, no entanto, é pelas estradas que escoam mais de 58% do volume nacional de cargas. O déficit de pavimentação, afeta não só a economia como um todo, que talvez seja a mais prejudicada, mas influi diretamente na qualidade de vida e no bem-estar da população. Sendo que na maioria dos municípios de pequeno e médio porte, os pavimentos, são executados por pequenas empresas, segundo a sua experiência, com poucos recursos e praticamente sem nenhum controle tecnológico adequado, além de serem muito limitadas quanto ao dimensionamento e aplicação de novas tecnologias. Optou-se então por desenvolver a presente pesquisa, voltada ao dimensionamento de pavimento flexível para baixo volume de tráfego, de uma via local, utilizando três métodos distintos, empregando materiais da região e realizar um comparativo financeiro entre os mesmos. Os três métodos empregados neste estudo, foram o método do DNER, cujo dimensionamento é baseado no empirismo, e utilizando-se de outros dois softwares, o SisPav e o IMT-PAVE. Os materiais utilizados foram, o CBUQ para a camada de revestimento, e para base utilizou-se BGS, Macadame Seco, Solo-Cimento e uma mistura de material fresado com pó-de-pedra, denominada 70MF/30PDP. O orçamento foi realizado a através do Sistema de Custos Referenciais de Obra – SICRO2. Após realizados os dimensionamentos e posterior orçamento dos mesmos, o pavimento que se destacou financeiramente, foi utilizando-se na camada de base a mistura de material fresado com pó-de-pedra na proporção de 70% e 30%, respectivamente, denominada mistura 70MF/30PDP, o qual gerou um custo menor nos três métodos de dimensionamento utilizados. 81 f. |
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Ao tratar-se de pavimentos flexíveis, o revestimento asfáltico é a soluções mais tradicional utilizada. Porém conforme o Sistema Nacional de Viação (SNV), apenas pouco mais de 12% das estradas brasileiras são pavimentas, no entanto, é pelas estradas que escoam mais de 58% do volume nacional de cargas. O déficit de pavimentação, afeta não só a economia como um todo, que talvez seja a mais prejudicada, mas influi diretamente na qualidade de vida e no bem-estar da população. Sendo que na maioria dos municípios de pequeno e médio porte, os pavimentos, são executados por pequenas empresas, segundo a sua experiência, com poucos recursos e praticamente sem nenhum controle tecnológico adequado, além de serem muito limitadas quanto ao dimensionamento e aplicação de novas tecnologias. Optou-se então por desenvolver a presente pesquisa, voltada ao dimensionamento de pavimento flexível para baixo volume de tráfego, de uma via local, utilizando três métodos distintos, empregando materiais da região e realizar um comparativo financeiro entre os mesmos. Os três métodos empregados neste estudo, foram o método do DNER, cujo dimensionamento é baseado no empirismo, e utilizando-se de outros dois softwares, o SisPav e o IMT-PAVE. Os materiais utilizados foram, o CBUQ para a camada de revestimento, e para base utilizou-se BGS, Macadame Seco, Solo-Cimento e uma mistura de material fresado com pó-de-pedra, denominada 70MF/30PDP. O orçamento foi realizado a através do Sistema de Custos Referenciais de Obra – SICRO2. Após realizados os dimensionamentos e posterior orçamento dos mesmos, o pavimento que se destacou financeiramente, foi utilizando-se na camada de base a mistura de material fresado com pó-de-pedra na proporção de 70% e 30%, respectivamente, denominada mistura 70MF/30PDP, o qual gerou um custo menor nos três métodos de dimensionamento utilizados. |
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