A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197 |
Resumo: | Este estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos. |
id |
UNIJ_8ff002c3f8619d993ac8f5705c4d8855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5197 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil2018-08-2720172018-08-27T18:09:19Z2018-08-27T18:09:19ZEste estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos.45 f.Ciências humanas.Pedagogia.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197DMD_hdl_123456789/5197Oliveira, Taís Leite deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTa%c3%ads%20Leite%20de%20Oliveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5197/1/Ta%c3%ads%20Leite%20de%20Oliveira.pdfapplication/pdf430622http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5197/1/Ta%c3%ads%20Leite%20de%20Oliveira.pdfd6b247182286a17f431b1ae0bba919a1MD5123456789_5197_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil |
title |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil |
spellingShingle |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil Oliveira, Taís Leite de Ciências humanas. Pedagogia. |
title_short |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil |
title_full |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil |
title_fullStr |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil |
title_sort |
A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil |
author |
Oliveira, Taís Leite de |
author_facet |
Oliveira, Taís Leite de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Taís Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Pedagogia. |
topic |
Ciências humanas. Pedagogia. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos. 45 f. |
description |
Este estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-08-27T18:09:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-27T18:09:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197 DMD_hdl_123456789/5197 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817775017984 |