A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Taís Leite de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197
Resumo: Este estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos.
id UNIJ_8ff002c3f8619d993ac8f5705c4d8855
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5197
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil2018-08-2720172018-08-27T18:09:19Z2018-08-27T18:09:19ZEste estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos.45 f.Ciências humanas.Pedagogia.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197DMD_hdl_123456789/5197Oliveira, Taís Leite deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTa%c3%ads%20Leite%20de%20Oliveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5197/1/Ta%c3%ads%20Leite%20de%20Oliveira.pdfapplication/pdf430622http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5197/1/Ta%c3%ads%20Leite%20de%20Oliveira.pdfd6b247182286a17f431b1ae0bba919a1MD5123456789_5197_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
title A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
spellingShingle A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
Oliveira, Taís Leite de
Ciências humanas.
Pedagogia.
title_short A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
title_full A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
title_fullStr A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
title_full_unstemmed A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
title_sort A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na educação infantil
author Oliveira, Taís Leite de
author_facet Oliveira, Taís Leite de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Taís Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Pedagogia.
topic Ciências humanas.
Pedagogia.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos.
45 f.
description Este estudo trata do tema “A organização do tempo e espaço do brincar: contribuições para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.” Tem como objetivo compreender as concepções de infâncias e de criança encontradas nas políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil, bem como analisar a qualidade e a organização do tempo e espaço do brincar para compreender o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A opção metodológica se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A produção de dados foi realizada através da técnica do grupo focal. Organizou-se três encontros a partir de questões norteadoras relacionadas aos problemas e objetivos propostos, a fim de ouvir as narrativas de vinte professoras em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Santa Rosa/RS. Partindo dos questionamentos: Quais as concepções de criança e infâncias presentes no contexto atual? Qual a importância do brincar para a criança? Qual o tempo e o espaço que a escola deveria destinar a brincadeira na rotina escolar? Também utilizou-se questionário para nove famílias da pré-escola de cinco anos. Realizou-se entrevista para entender como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa compreende o tempo e o espaço do brincar na Educação Infantil. Através desta pesquisa é possível demonstrar, pelas análises realizadas que criança e infâncias são construções teóricas e estão teorizadas por pesquisadores que vem buscando, assim como nesta pesquisa, defender a Educação Infantil e as particularidades presentes nessas concepções. Portanto, conclui-se que as crianças vivenciam na infância a brincadeira como um importante meio de compreender o mundo, a si mesmas e aos outros. Também compreendeu-se as infinitas formas de perceber a criança e as infâncias, o que despertou-se uma paixão pelo mundo das crianças, pelas suas descobertas, pelas lutas constantes que estão sendo constituídas, para que estes sujeitos tenham de fato todos os seus direitos garantidos.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-08-27T18:09:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-27T18:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197
DMD_hdl_123456789/5197
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817775017984