O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Paula de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976
Resumo: O presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias.
id UNIJ_39b5a22499b304c1570d350a70ea791f
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3976
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar2017-02-0320162017-02-03T17:57:32Z2017-02-03T17:57:32ZO presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias.24 f.Ciências HumanasPedagogiaBrincarEducação infantilConhecimentosCriançasConstrução de conhecimentoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976DMD_hdl_123456789/3976Moraes, Ana Paula deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna%20Paula%20de%20Moraes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3976/1/Ana%20Paula%20de%20Moraes.pdfapplication/pdf539619http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3976/1/Ana%20Paula%20de%20Moraes.pdf3dad6a32ae2922ab4c641873be2abe2dMD5123456789_3976_12019-01-21T12:45:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
title O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
spellingShingle O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
Moraes, Ana Paula de
Ciências Humanas
Pedagogia
Brincar
Educação infantil
Conhecimentos
Crianças
Construção de conhecimentos
title_short O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
title_full O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
title_fullStr O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
title_full_unstemmed O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
title_sort O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
author Moraes, Ana Paula de
author_facet Moraes, Ana Paula de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Brincar
Educação infantil
Conhecimentos
Crianças
Construção de conhecimentos
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Brincar
Educação infantil
Conhecimentos
Crianças
Construção de conhecimentos
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias.
24 f.
description O presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-02-03T17:57:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-03T17:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976
DMD_hdl_123456789/3976
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415711554600960