O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976 |
Resumo: | O presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias. |
id |
UNIJ_39b5a22499b304c1570d350a70ea791f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3976 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar2017-02-0320162017-02-03T17:57:32Z2017-02-03T17:57:32ZO presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias.24 f.Ciências HumanasPedagogiaBrincarEducação infantilConhecimentosCriançasConstrução de conhecimentoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976DMD_hdl_123456789/3976Moraes, Ana Paula deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna%20Paula%20de%20Moraes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3976/1/Ana%20Paula%20de%20Moraes.pdfapplication/pdf539619http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3976/1/Ana%20Paula%20de%20Moraes.pdf3dad6a32ae2922ab4c641873be2abe2dMD5123456789_3976_12019-01-21T12:45:15Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar |
title |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar |
spellingShingle |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar Moraes, Ana Paula de Ciências Humanas Pedagogia Brincar Educação infantil Conhecimentos Crianças Construção de conhecimentos |
title_short |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar |
title_full |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar |
title_fullStr |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar |
title_full_unstemmed |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar |
title_sort |
O brincar e suas dimensões: criança em tempo de brincar |
author |
Moraes, Ana Paula de |
author_facet |
Moraes, Ana Paula de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ana Paula de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Brincar Educação infantil Conhecimentos Crianças Construção de conhecimentos |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Brincar Educação infantil Conhecimentos Crianças Construção de conhecimentos |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias. 24 f. |
description |
O presente trabalho, que traz como tema “O brincar em suas dimensões: criança em tempo de brincar”, ressalta a importância do brincar na Educação Infantil, bem como as dimensões que este provoca nas crianças. O brincar é elemento essencial na vida e na formação dos sujeitos, que vão se promovendo através de experiências cultivadas através das brincadeiras, ou seja, a criança quando entra em contato com determinado objeto vai desenvolvendo conhecimentos, sobretudo constituindo sua formação como sujeito social. As crianças desde seu nascimento trazem consigo conhecimentos que devem ser aperfeiçoados ao longo do tempo, sua capacidade de pensar, agir e interagir vai além da imaginação, sua leitura de mundo se remete ao brincar, ela traz para a brincadeira aquilo que está vivenciando, demonstra suas capacidades, habilidades, medos, anseios e desejos que precisam ter um olhar atento para que este seja significativo e venham gerar novas aprendizagens. Para tanto, traz reflexões acerca de experiências que foram vivenciadas em estágios na Educação Infantil, também usou-se como material de apoio bibliografias que tratam o tema. A opção é pela análise de cenas coletadas em estágios da Educação Infantil, que compreendeu observações de registro em diário de campo, observação de brincadeiras, fotografias e leituras bibliográficas. Os resultados apontam que o brincar além de proporcionar diversão, leva as crianças a criar e a recriar, procurar soluções, aprender a viver coletivamente e construir regras próprias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-02-03T17:57:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-03T17:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976 DMD_hdl_123456789/3976 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3976 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415711554600960 |