Clima organizacional: um estudo no Departamento Municipal de Energia de Ijuí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1947 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo sobre o clima organizacional dentro de um órgão público de distribuição de energia elétrica, localizado no município de Ijuí/RS, no intuito de verificar, através da percepção dos servidores e do gestor, se o mesmo está propício à realização de um trabalho de qualidade. A presente pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo, realizada através de um questionário, conforme a escala Likert, aplicado a uma amostra de 43 servidores, ou seja, 35% da população ativa e de uma entrevista, realizada com o gestor da autarquia, os quais abrangeram as variáveis que influenciam o clima organizacional, propostas por Luz (1995). Conforme as variáveis analisadas, o trabalho em si, a estabilidade/progresso profissional e orientações e objetivos organizacionais, foram as que apresentaram maior índice de satisfação, mostrando que os servidores gostam das atividades que realizam ao mesmo tempo em que contribuem para o sucesso do Departamento. As variáveis como supervisão/comunicação e relacionamento interpessoal, apresentaram o menor índice de satisfação entre os servidores, sendo que é preciso melhorar a comunicação interna dentro da autarquia e a cooperação entre os setores, além de reduzir as intrigas entre servidores e entre servidores e direção, as quais podem contribuir para pressão no clima organizacional. Os resultados apresentaram informações para que seja possível reconhecer e atender às necessidades dos servidores, a fim de realizar melhorias nos processos e suprindo as deficiências encontradas. |
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Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo sobre o clima organizacional dentro de um órgão público de distribuição de energia elétrica, localizado no município de Ijuí/RS, no intuito de verificar, através da percepção dos servidores e do gestor, se o mesmo está propício à realização de um trabalho de qualidade. A presente pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo, realizada através de um questionário, conforme a escala Likert, aplicado a uma amostra de 43 servidores, ou seja, 35% da população ativa e de uma entrevista, realizada com o gestor da autarquia, os quais abrangeram as variáveis que influenciam o clima organizacional, propostas por Luz (1995). Conforme as variáveis analisadas, o trabalho em si, a estabilidade/progresso profissional e orientações e objetivos organizacionais, foram as que apresentaram maior índice de satisfação, mostrando que os servidores gostam das atividades que realizam ao mesmo tempo em que contribuem para o sucesso do Departamento. As variáveis como supervisão/comunicação e relacionamento interpessoal, apresentaram o menor índice de satisfação entre os servidores, sendo que é preciso melhorar a comunicação interna dentro da autarquia e a cooperação entre os setores, além de reduzir as intrigas entre servidores e entre servidores e direção, as quais podem contribuir para pressão no clima organizacional. Os resultados apresentaram informações para que seja possível reconhecer e atender às necessidades dos servidores, a fim de realizar melhorias nos processos e suprindo as deficiências encontradas. |
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