A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maristela Gzergorczick da Silva de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3542
Resumo: O ambiente organizacional atual mostra-se cada vez mais complexo e instável, exigindo cada vez mais dos administradores a busca por conhecimento e inovação. Em função desse cenário, as organizações buscam realizar uma gestão de pessoas estratégica, voltada para a análise do clima organizacional e formas de satisfazer os colaboradores. Existem diversos métodos de avaliação do clima organizacional, permitindo assim, que a organização possa analisar e aplicar medidas que eliminem os gargalos existentes. Um deles é a pesquisa de clima organizacional, que pode ser uma ferramenta de gestão muito útil para esse fim. Portanto, o tema problematiza-se na necessidade de compreensão da efetividade das medidas aplicadas pelo Senac, unidade de Ijuí, a partir da pesquisa de clima, para melhorias no ambiente organizacional, no fator comunicação. A análise verifica se a pesquisa de clima organizacional tem gerado soluções e melhorias e suprido demandas ou se são necessárias mudanças para ter a efetividade necessária para alcançar a satisfação dos colaboradores. Este trabalho possibilita a aproximação da teoria com a prática, facilitando a assimilação dos estudos da graduação, aliado a busca por informações, promovendo análise e diagnóstico dos resultados obtidos, proporcionando ao administrador obter um olhar analítico das situações. Este estudo é de grande valia para a empresa Senac Ijuí, pois o conhecimento adquirido através deste, possibilita a averiguação das práticas que estão sendo eficientes e análise das possibilidades de melhorias, auxiliando assim na melhoria dos processos de gestão de pessoas da empresa. Além disso, torna-se importante para os colaboradores e clientes externos, pois através deste, mantém-se o ambiente organizacional agradável, com melhorias contínuas, e com colaboradores dispostos a oferecer um melhor serviço. Para a construção da base teórica, que é sustentação dos dados encontrados na pesquisa através dos conceitos de autores e a forma de sanar as dúvidas sobre o tema escolhido para o trabalho, foram utilizados autores conhecidos da área de gestão de pessoas, como Idalberto Chiavenato, Keith Davis e John Newstrom, Stephen Robbins, bem como outros grandes autores como Sylvia Vergara, Antonio Carlos Gil, Eva Lakatos e Marina Marconi, Ricardo Luz, Lisiane Machado e Lisiane da Silva, Djalma Oliveira, Mirlene Siqueira e Paul Spector. Este estudo teve como objetivo geral verificar a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. Os objetivos específicos foram acessar os registros da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios e estruturá-los para realização da análise; Diagnosticar as medidas aplicadas pela empresa Senac Ijuí, pesquisando no relatório PGQP (Programa Gaúcho da qualidade e produtividade), para atender as demandas apontadas nas pesquisas de clima organizacional dos últimos três exercícios; Coletar dados sobre a pesquisa de clima e a comunicação na empresa, através de entrevista com a responsável pelo RH da unidade comparar com os resultados das pesquisas de clima organizacional, identificando as potencialidades e pontos fracos; Propor mudanças na pesquisa de clima organizacional ou mudanças nos encaminhamentos produzidos pela empresa Senac de Ijuí, se necessário. A seguir, apresenta-se a metodologia utilizada para realizar esse trabalho, os resultados obtidos e a sua conclusão. Os métodos mais adequados de planejamento e desenvolvimento da pesquisa, considerados pela autora para explorar e analisar de forma mais completa foram a classificação quanto à natureza, uma pesquisa aplicada, pois busca aplicação prática, voltada à solução de problemas específicos da realidade. Pode-se considerar a abordagem investigatória da pesquisa como sendo quantitativa, pois necessita-se de métodos estatísticos, trazendo dados da pesquisa de clima e qualitativa, por tratar-se de um estudo descritivo. Quanto aos objetivos da pesquisa, enquadra-se como sendo descritiva, pois se estuda a imagem da organização, em relação a aspectos específicos, sobre a perspectiva dos colaboradores e sobre as informações prestadas pela empresa. Além disso, é explicativa, identificando os fatores que interferem na ocorrência dos fenômenos, como por exemplo, o comportamento dos colaboradores em relação ao aspecto comunicação, dentro da referida organização. Em relação aos procedimentos técnicos que segundo Machado e Silva (2007) pode se denominar de estratégias de pesquisa. Primeiramente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de diversos autores para a base do referencial teórico. A pesquisa considera-se documental, pois o trabalho tem como objetivo diagnosticar e coletar dados documentalmente para analisá-los obtendo a fundamentação do estudo. Finalmente, por se tratar de um estudo que propõem mudanças, se necessário, agindo ativamente na pesquisa, considera-se pesquisa experimental, levando em consideração além do que já foi citado que se pretende selecionar variáveis que influenciem e produzam efeito no referido problema. A presente pesquisa realizada na organização Senac- Unidade de Ijuí, obteve os dados adequados para alcançar os objetivos do trabalho através do acesso aos dados da pesquisa de clima dos anos de 2012, 2013 e 2014, das quais seis questões do questionário relacionados com o tema comunicação, ao relatório PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) produzido pela empresa, que fornece dados sobre a pesquisa de clima, em entrevista previamente estruturada, com questões sobre a pesquisa de clima e comunicação, respondida pela colaboradora responsável pelo setor de Recursos Humanos da unidade Senac Ijuí. Após a coleta dos dados, foi feita a análise dos resultados, diagnosticando no relatório de gestão e na entrevista com a responsável pelo RH se as demandas apontadas na pesquisa de clima estavam sendo supridas pela organização. Para a análise, foi utilizado para estruturar os dados, o processo de comunicação do autor Stephen Robbins. Além disso, a base teórica também foi disponibilizada no capítulo dos resultados, para facilitar o entendimento. No primeiro item, canais de comunicação, foi verificado através da pesquisa documental, que a organização dispõe de vários meios de comunicação. Porém na pesquisa de clima, não foi encontrado questões que verifiquem a efetividade desses canais e nem mesmo nenhum outro meio de verificação, no relatório de gestão. Sugere-se que a organização disponha de meios de avaliação desses canais, para verificar se todos estão sendo válidos e eficientes para a organização ou se é necessário eliminar algum que esteja dificultando os processos. No item mensagens, foi analisado a efetividade das trocas de informações na organização. Verificou-se na entrevista e no relatório de gestão que a organização disponibiliza documentos para padronizar as informações, cursos e capacitações para os colaboradores, mas na pesquisa de clima o resultado teve uma queda do ano de 2013 para 2014. A sugestão para a empresa é que se faça uma avaliação do entendimento dos documentos informativos, podendo ser feitas reuniões que incentivem os colaboradores a exporem suas ideias e opiniões, treinamentos para melhor entendimento dos processos e/ou meios de facilitar a busca das informações no software disponibilizado pela empresa. No terceiro item, Barreiras da comunicação, foi identificado que a pesquisa não aborda nenhuma questão sobre as barreiras da comunicação. Como alguns resultados da pesquisa tiveram uma queda no último ano, sugere-se que se avalie também se não ocorreram ruídos na comunicação. Outro fator que pode ser uma barreira na comunicação são os muitos canais de comunicação utilizados pela organização, o que salienta a importância da sugestão dada no item dos canais de comunicação. Para o feedback, sugere-se implementar dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback dos seus colaboradores. No último item avaliado, os papéis do emissor e do receptor, percebe-se através dos dados levantados, que a organização Senac possui facilidades na comunicação vertical e horizontal e tem uma gestão bem estruturada. Propõe-se a continuação dos métodos utilizados e a continuação da avaliação da gestão da organização através da pesquisa de clima, além de continuar com os incentivos da integração entre os colaboradores. O presente trabalho, elaborado para conclusão da graduação em Administração, possuiu objetivos específicos para a solução de uma problemática, a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. O objetivo geral e os objetivos específicos propostos, foram alcançados efetivamente. Através do auxílio da colaboradora do setor de recursos humanos obteve-se os dados da pesquisa de clima, dos últimos três exercícios, que foram estruturados para ser utilizado na análise. Além disso, foi diagnosticado na pesquisa documental, as medidas aplicadas na organização, para atender as demandas da pesquisa de clima, além da coleta de informações através de entrevista com a responsável pelo RH, em formato de questionário, para identificação das potencialidades e dos pontos fracos da organização. A organização Senac é muito bem estruturada, possui seus processos registrados e organizados para o bom andamento do trabalho. A organização tem buscado sanar os gargalos identificados através da pesquisa de clima, no aspecto comunicação, porém sugeriu-se algumas formas de melhorar a pesquisa de clima e as medidas aplicadas para atender as demandas. Sugeriu-se que a organização Senac Ijuí invista na elaboração de treinamentos e avaliações para melhorar alguns processos, além da implementação de dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback destes. Foi possível também, idealizar percepções para possíveis estudos, como por exemplo, sobre os encaminhamentos da pesquisa de clima, em relação a maneira como se formula os planos de ação na devolutiva da pesquisa, na área das relações interpessoais e também sobre o endomarketing da organização. A produção acadêmica, promove aos futuros profissionais, uma experiência extremamente rica em aspectos teóricos e práticos. Através dos métodos e técnicas de pesquisa foi possível obter o conhecimento e as habilidades necessárias para identificar e solucionar o problema proposto. O estudo proporcionou a autora mais conhecimento sobre o tema de estudo, desenvolvimento da criatividade, autonomia e capacidade crítica, desafios estes que estarão inerentes a sua profissão.
id UNIJ_c0c9a6c2f42bce866c4edb90597653dd
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3542
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí2016-07-0120152016-07-01T13:51:12Z2016-07-01T13:51:12ZO ambiente organizacional atual mostra-se cada vez mais complexo e instável, exigindo cada vez mais dos administradores a busca por conhecimento e inovação. Em função desse cenário, as organizações buscam realizar uma gestão de pessoas estratégica, voltada para a análise do clima organizacional e formas de satisfazer os colaboradores. Existem diversos métodos de avaliação do clima organizacional, permitindo assim, que a organização possa analisar e aplicar medidas que eliminem os gargalos existentes. Um deles é a pesquisa de clima organizacional, que pode ser uma ferramenta de gestão muito útil para esse fim. Portanto, o tema problematiza-se na necessidade de compreensão da efetividade das medidas aplicadas pelo Senac, unidade de Ijuí, a partir da pesquisa de clima, para melhorias no ambiente organizacional, no fator comunicação. A análise verifica se a pesquisa de clima organizacional tem gerado soluções e melhorias e suprido demandas ou se são necessárias mudanças para ter a efetividade necessária para alcançar a satisfação dos colaboradores. Este trabalho possibilita a aproximação da teoria com a prática, facilitando a assimilação dos estudos da graduação, aliado a busca por informações, promovendo análise e diagnóstico dos resultados obtidos, proporcionando ao administrador obter um olhar analítico das situações. Este estudo é de grande valia para a empresa Senac Ijuí, pois o conhecimento adquirido através deste, possibilita a averiguação das práticas que estão sendo eficientes e análise das possibilidades de melhorias, auxiliando assim na melhoria dos processos de gestão de pessoas da empresa. Além disso, torna-se importante para os colaboradores e clientes externos, pois através deste, mantém-se o ambiente organizacional agradável, com melhorias contínuas, e com colaboradores dispostos a oferecer um melhor serviço. Para a construção da base teórica, que é sustentação dos dados encontrados na pesquisa através dos conceitos de autores e a forma de sanar as dúvidas sobre o tema escolhido para o trabalho, foram utilizados autores conhecidos da área de gestão de pessoas, como Idalberto Chiavenato, Keith Davis e John Newstrom, Stephen Robbins, bem como outros grandes autores como Sylvia Vergara, Antonio Carlos Gil, Eva Lakatos e Marina Marconi, Ricardo Luz, Lisiane Machado e Lisiane da Silva, Djalma Oliveira, Mirlene Siqueira e Paul Spector. Este estudo teve como objetivo geral verificar a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. Os objetivos específicos foram acessar os registros da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios e estruturá-los para realização da análise; Diagnosticar as medidas aplicadas pela empresa Senac Ijuí, pesquisando no relatório PGQP (Programa Gaúcho da qualidade e produtividade), para atender as demandas apontadas nas pesquisas de clima organizacional dos últimos três exercícios; Coletar dados sobre a pesquisa de clima e a comunicação na empresa, através de entrevista com a responsável pelo RH da unidade comparar com os resultados das pesquisas de clima organizacional, identificando as potencialidades e pontos fracos; Propor mudanças na pesquisa de clima organizacional ou mudanças nos encaminhamentos produzidos pela empresa Senac de Ijuí, se necessário. A seguir, apresenta-se a metodologia utilizada para realizar esse trabalho, os resultados obtidos e a sua conclusão. Os métodos mais adequados de planejamento e desenvolvimento da pesquisa, considerados pela autora para explorar e analisar de forma mais completa foram a classificação quanto à natureza, uma pesquisa aplicada, pois busca aplicação prática, voltada à solução de problemas específicos da realidade. Pode-se considerar a abordagem investigatória da pesquisa como sendo quantitativa, pois necessita-se de métodos estatísticos, trazendo dados da pesquisa de clima e qualitativa, por tratar-se de um estudo descritivo. Quanto aos objetivos da pesquisa, enquadra-se como sendo descritiva, pois se estuda a imagem da organização, em relação a aspectos específicos, sobre a perspectiva dos colaboradores e sobre as informações prestadas pela empresa. Além disso, é explicativa, identificando os fatores que interferem na ocorrência dos fenômenos, como por exemplo, o comportamento dos colaboradores em relação ao aspecto comunicação, dentro da referida organização. Em relação aos procedimentos técnicos que segundo Machado e Silva (2007) pode se denominar de estratégias de pesquisa. Primeiramente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de diversos autores para a base do referencial teórico. A pesquisa considera-se documental, pois o trabalho tem como objetivo diagnosticar e coletar dados documentalmente para analisá-los obtendo a fundamentação do estudo. Finalmente, por se tratar de um estudo que propõem mudanças, se necessário, agindo ativamente na pesquisa, considera-se pesquisa experimental, levando em consideração além do que já foi citado que se pretende selecionar variáveis que influenciem e produzam efeito no referido problema. A presente pesquisa realizada na organização Senac- Unidade de Ijuí, obteve os dados adequados para alcançar os objetivos do trabalho através do acesso aos dados da pesquisa de clima dos anos de 2012, 2013 e 2014, das quais seis questões do questionário relacionados com o tema comunicação, ao relatório PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) produzido pela empresa, que fornece dados sobre a pesquisa de clima, em entrevista previamente estruturada, com questões sobre a pesquisa de clima e comunicação, respondida pela colaboradora responsável pelo setor de Recursos Humanos da unidade Senac Ijuí. Após a coleta dos dados, foi feita a análise dos resultados, diagnosticando no relatório de gestão e na entrevista com a responsável pelo RH se as demandas apontadas na pesquisa de clima estavam sendo supridas pela organização. Para a análise, foi utilizado para estruturar os dados, o processo de comunicação do autor Stephen Robbins. Além disso, a base teórica também foi disponibilizada no capítulo dos resultados, para facilitar o entendimento. No primeiro item, canais de comunicação, foi verificado através da pesquisa documental, que a organização dispõe de vários meios de comunicação. Porém na pesquisa de clima, não foi encontrado questões que verifiquem a efetividade desses canais e nem mesmo nenhum outro meio de verificação, no relatório de gestão. Sugere-se que a organização disponha de meios de avaliação desses canais, para verificar se todos estão sendo válidos e eficientes para a organização ou se é necessário eliminar algum que esteja dificultando os processos. No item mensagens, foi analisado a efetividade das trocas de informações na organização. Verificou-se na entrevista e no relatório de gestão que a organização disponibiliza documentos para padronizar as informações, cursos e capacitações para os colaboradores, mas na pesquisa de clima o resultado teve uma queda do ano de 2013 para 2014. A sugestão para a empresa é que se faça uma avaliação do entendimento dos documentos informativos, podendo ser feitas reuniões que incentivem os colaboradores a exporem suas ideias e opiniões, treinamentos para melhor entendimento dos processos e/ou meios de facilitar a busca das informações no software disponibilizado pela empresa. No terceiro item, Barreiras da comunicação, foi identificado que a pesquisa não aborda nenhuma questão sobre as barreiras da comunicação. Como alguns resultados da pesquisa tiveram uma queda no último ano, sugere-se que se avalie também se não ocorreram ruídos na comunicação. Outro fator que pode ser uma barreira na comunicação são os muitos canais de comunicação utilizados pela organização, o que salienta a importância da sugestão dada no item dos canais de comunicação. Para o feedback, sugere-se implementar dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback dos seus colaboradores. No último item avaliado, os papéis do emissor e do receptor, percebe-se através dos dados levantados, que a organização Senac possui facilidades na comunicação vertical e horizontal e tem uma gestão bem estruturada. Propõe-se a continuação dos métodos utilizados e a continuação da avaliação da gestão da organização através da pesquisa de clima, além de continuar com os incentivos da integração entre os colaboradores. O presente trabalho, elaborado para conclusão da graduação em Administração, possuiu objetivos específicos para a solução de uma problemática, a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. O objetivo geral e os objetivos específicos propostos, foram alcançados efetivamente. Através do auxílio da colaboradora do setor de recursos humanos obteve-se os dados da pesquisa de clima, dos últimos três exercícios, que foram estruturados para ser utilizado na análise. Além disso, foi diagnosticado na pesquisa documental, as medidas aplicadas na organização, para atender as demandas da pesquisa de clima, além da coleta de informações através de entrevista com a responsável pelo RH, em formato de questionário, para identificação das potencialidades e dos pontos fracos da organização. A organização Senac é muito bem estruturada, possui seus processos registrados e organizados para o bom andamento do trabalho. A organização tem buscado sanar os gargalos identificados através da pesquisa de clima, no aspecto comunicação, porém sugeriu-se algumas formas de melhorar a pesquisa de clima e as medidas aplicadas para atender as demandas. Sugeriu-se que a organização Senac Ijuí invista na elaboração de treinamentos e avaliações para melhorar alguns processos, além da implementação de dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback destes. Foi possível também, idealizar percepções para possíveis estudos, como por exemplo, sobre os encaminhamentos da pesquisa de clima, em relação a maneira como se formula os planos de ação na devolutiva da pesquisa, na área das relações interpessoais e também sobre o endomarketing da organização. A produção acadêmica, promove aos futuros profissionais, uma experiência extremamente rica em aspectos teóricos e práticos. Através dos métodos e técnicas de pesquisa foi possível obter o conhecimento e as habilidades necessárias para identificar e solucionar o problema proposto. O estudo proporcionou a autora mais conhecimento sobre o tema de estudo, desenvolvimento da criatividade, autonomia e capacidade crítica, desafios estes que estarão inerentes a sua profissão.50 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoComunicaçãoClima organizacionalPesquisa de climahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3542DMD_hdl_123456789/3542Moura, Maristela Gzergorczick da Silva deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaristela%20Gzergorczick%20da%20Silva%20de%20Moura.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3542/1/Maristela%20Gzergorczick%20da%20Silva%20de%20Moura.pdfapplication/pdf704548http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3542/1/Maristela%20Gzergorczick%20da%20Silva%20de%20Moura.pdfac412d5ad75ae9d958d2d76767b123f7MD5123456789_3542_12019-01-21T12:45:00Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
title A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
spellingShingle A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
Moura, Maristela Gzergorczick da Silva de
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Comunicação
Clima organizacional
Pesquisa de clima
title_short A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
title_full A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
title_fullStr A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
title_full_unstemmed A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
title_sort A efetividade da pesquisa de clima organizacional no aspecto comunicação, na empresa SENAC- Unidade de Ijuí
author Moura, Maristela Gzergorczick da Silva de
author_facet Moura, Maristela Gzergorczick da Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maristela Gzergorczick da Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Comunicação
Clima organizacional
Pesquisa de clima
topic Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Comunicação
Clima organizacional
Pesquisa de clima
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O ambiente organizacional atual mostra-se cada vez mais complexo e instável, exigindo cada vez mais dos administradores a busca por conhecimento e inovação. Em função desse cenário, as organizações buscam realizar uma gestão de pessoas estratégica, voltada para a análise do clima organizacional e formas de satisfazer os colaboradores. Existem diversos métodos de avaliação do clima organizacional, permitindo assim, que a organização possa analisar e aplicar medidas que eliminem os gargalos existentes. Um deles é a pesquisa de clima organizacional, que pode ser uma ferramenta de gestão muito útil para esse fim. Portanto, o tema problematiza-se na necessidade de compreensão da efetividade das medidas aplicadas pelo Senac, unidade de Ijuí, a partir da pesquisa de clima, para melhorias no ambiente organizacional, no fator comunicação. A análise verifica se a pesquisa de clima organizacional tem gerado soluções e melhorias e suprido demandas ou se são necessárias mudanças para ter a efetividade necessária para alcançar a satisfação dos colaboradores. Este trabalho possibilita a aproximação da teoria com a prática, facilitando a assimilação dos estudos da graduação, aliado a busca por informações, promovendo análise e diagnóstico dos resultados obtidos, proporcionando ao administrador obter um olhar analítico das situações. Este estudo é de grande valia para a empresa Senac Ijuí, pois o conhecimento adquirido através deste, possibilita a averiguação das práticas que estão sendo eficientes e análise das possibilidades de melhorias, auxiliando assim na melhoria dos processos de gestão de pessoas da empresa. Além disso, torna-se importante para os colaboradores e clientes externos, pois através deste, mantém-se o ambiente organizacional agradável, com melhorias contínuas, e com colaboradores dispostos a oferecer um melhor serviço. Para a construção da base teórica, que é sustentação dos dados encontrados na pesquisa através dos conceitos de autores e a forma de sanar as dúvidas sobre o tema escolhido para o trabalho, foram utilizados autores conhecidos da área de gestão de pessoas, como Idalberto Chiavenato, Keith Davis e John Newstrom, Stephen Robbins, bem como outros grandes autores como Sylvia Vergara, Antonio Carlos Gil, Eva Lakatos e Marina Marconi, Ricardo Luz, Lisiane Machado e Lisiane da Silva, Djalma Oliveira, Mirlene Siqueira e Paul Spector. Este estudo teve como objetivo geral verificar a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. Os objetivos específicos foram acessar os registros da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios e estruturá-los para realização da análise; Diagnosticar as medidas aplicadas pela empresa Senac Ijuí, pesquisando no relatório PGQP (Programa Gaúcho da qualidade e produtividade), para atender as demandas apontadas nas pesquisas de clima organizacional dos últimos três exercícios; Coletar dados sobre a pesquisa de clima e a comunicação na empresa, através de entrevista com a responsável pelo RH da unidade comparar com os resultados das pesquisas de clima organizacional, identificando as potencialidades e pontos fracos; Propor mudanças na pesquisa de clima organizacional ou mudanças nos encaminhamentos produzidos pela empresa Senac de Ijuí, se necessário. A seguir, apresenta-se a metodologia utilizada para realizar esse trabalho, os resultados obtidos e a sua conclusão. Os métodos mais adequados de planejamento e desenvolvimento da pesquisa, considerados pela autora para explorar e analisar de forma mais completa foram a classificação quanto à natureza, uma pesquisa aplicada, pois busca aplicação prática, voltada à solução de problemas específicos da realidade. Pode-se considerar a abordagem investigatória da pesquisa como sendo quantitativa, pois necessita-se de métodos estatísticos, trazendo dados da pesquisa de clima e qualitativa, por tratar-se de um estudo descritivo. Quanto aos objetivos da pesquisa, enquadra-se como sendo descritiva, pois se estuda a imagem da organização, em relação a aspectos específicos, sobre a perspectiva dos colaboradores e sobre as informações prestadas pela empresa. Além disso, é explicativa, identificando os fatores que interferem na ocorrência dos fenômenos, como por exemplo, o comportamento dos colaboradores em relação ao aspecto comunicação, dentro da referida organização. Em relação aos procedimentos técnicos que segundo Machado e Silva (2007) pode se denominar de estratégias de pesquisa. Primeiramente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de diversos autores para a base do referencial teórico. A pesquisa considera-se documental, pois o trabalho tem como objetivo diagnosticar e coletar dados documentalmente para analisá-los obtendo a fundamentação do estudo. Finalmente, por se tratar de um estudo que propõem mudanças, se necessário, agindo ativamente na pesquisa, considera-se pesquisa experimental, levando em consideração além do que já foi citado que se pretende selecionar variáveis que influenciem e produzam efeito no referido problema. A presente pesquisa realizada na organização Senac- Unidade de Ijuí, obteve os dados adequados para alcançar os objetivos do trabalho através do acesso aos dados da pesquisa de clima dos anos de 2012, 2013 e 2014, das quais seis questões do questionário relacionados com o tema comunicação, ao relatório PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) produzido pela empresa, que fornece dados sobre a pesquisa de clima, em entrevista previamente estruturada, com questões sobre a pesquisa de clima e comunicação, respondida pela colaboradora responsável pelo setor de Recursos Humanos da unidade Senac Ijuí. Após a coleta dos dados, foi feita a análise dos resultados, diagnosticando no relatório de gestão e na entrevista com a responsável pelo RH se as demandas apontadas na pesquisa de clima estavam sendo supridas pela organização. Para a análise, foi utilizado para estruturar os dados, o processo de comunicação do autor Stephen Robbins. Além disso, a base teórica também foi disponibilizada no capítulo dos resultados, para facilitar o entendimento. No primeiro item, canais de comunicação, foi verificado através da pesquisa documental, que a organização dispõe de vários meios de comunicação. Porém na pesquisa de clima, não foi encontrado questões que verifiquem a efetividade desses canais e nem mesmo nenhum outro meio de verificação, no relatório de gestão. Sugere-se que a organização disponha de meios de avaliação desses canais, para verificar se todos estão sendo válidos e eficientes para a organização ou se é necessário eliminar algum que esteja dificultando os processos. No item mensagens, foi analisado a efetividade das trocas de informações na organização. Verificou-se na entrevista e no relatório de gestão que a organização disponibiliza documentos para padronizar as informações, cursos e capacitações para os colaboradores, mas na pesquisa de clima o resultado teve uma queda do ano de 2013 para 2014. A sugestão para a empresa é que se faça uma avaliação do entendimento dos documentos informativos, podendo ser feitas reuniões que incentivem os colaboradores a exporem suas ideias e opiniões, treinamentos para melhor entendimento dos processos e/ou meios de facilitar a busca das informações no software disponibilizado pela empresa. No terceiro item, Barreiras da comunicação, foi identificado que a pesquisa não aborda nenhuma questão sobre as barreiras da comunicação. Como alguns resultados da pesquisa tiveram uma queda no último ano, sugere-se que se avalie também se não ocorreram ruídos na comunicação. Outro fator que pode ser uma barreira na comunicação são os muitos canais de comunicação utilizados pela organização, o que salienta a importância da sugestão dada no item dos canais de comunicação. Para o feedback, sugere-se implementar dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback dos seus colaboradores. No último item avaliado, os papéis do emissor e do receptor, percebe-se através dos dados levantados, que a organização Senac possui facilidades na comunicação vertical e horizontal e tem uma gestão bem estruturada. Propõe-se a continuação dos métodos utilizados e a continuação da avaliação da gestão da organização através da pesquisa de clima, além de continuar com os incentivos da integração entre os colaboradores. O presente trabalho, elaborado para conclusão da graduação em Administração, possuiu objetivos específicos para a solução de uma problemática, a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. O objetivo geral e os objetivos específicos propostos, foram alcançados efetivamente. Através do auxílio da colaboradora do setor de recursos humanos obteve-se os dados da pesquisa de clima, dos últimos três exercícios, que foram estruturados para ser utilizado na análise. Além disso, foi diagnosticado na pesquisa documental, as medidas aplicadas na organização, para atender as demandas da pesquisa de clima, além da coleta de informações através de entrevista com a responsável pelo RH, em formato de questionário, para identificação das potencialidades e dos pontos fracos da organização. A organização Senac é muito bem estruturada, possui seus processos registrados e organizados para o bom andamento do trabalho. A organização tem buscado sanar os gargalos identificados através da pesquisa de clima, no aspecto comunicação, porém sugeriu-se algumas formas de melhorar a pesquisa de clima e as medidas aplicadas para atender as demandas. Sugeriu-se que a organização Senac Ijuí invista na elaboração de treinamentos e avaliações para melhorar alguns processos, além da implementação de dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback destes. Foi possível também, idealizar percepções para possíveis estudos, como por exemplo, sobre os encaminhamentos da pesquisa de clima, em relação a maneira como se formula os planos de ação na devolutiva da pesquisa, na área das relações interpessoais e também sobre o endomarketing da organização. A produção acadêmica, promove aos futuros profissionais, uma experiência extremamente rica em aspectos teóricos e práticos. Através dos métodos e técnicas de pesquisa foi possível obter o conhecimento e as habilidades necessárias para identificar e solucionar o problema proposto. O estudo proporcionou a autora mais conhecimento sobre o tema de estudo, desenvolvimento da criatividade, autonomia e capacidade crítica, desafios estes que estarão inerentes a sua profissão.
50 f.
description O ambiente organizacional atual mostra-se cada vez mais complexo e instável, exigindo cada vez mais dos administradores a busca por conhecimento e inovação. Em função desse cenário, as organizações buscam realizar uma gestão de pessoas estratégica, voltada para a análise do clima organizacional e formas de satisfazer os colaboradores. Existem diversos métodos de avaliação do clima organizacional, permitindo assim, que a organização possa analisar e aplicar medidas que eliminem os gargalos existentes. Um deles é a pesquisa de clima organizacional, que pode ser uma ferramenta de gestão muito útil para esse fim. Portanto, o tema problematiza-se na necessidade de compreensão da efetividade das medidas aplicadas pelo Senac, unidade de Ijuí, a partir da pesquisa de clima, para melhorias no ambiente organizacional, no fator comunicação. A análise verifica se a pesquisa de clima organizacional tem gerado soluções e melhorias e suprido demandas ou se são necessárias mudanças para ter a efetividade necessária para alcançar a satisfação dos colaboradores. Este trabalho possibilita a aproximação da teoria com a prática, facilitando a assimilação dos estudos da graduação, aliado a busca por informações, promovendo análise e diagnóstico dos resultados obtidos, proporcionando ao administrador obter um olhar analítico das situações. Este estudo é de grande valia para a empresa Senac Ijuí, pois o conhecimento adquirido através deste, possibilita a averiguação das práticas que estão sendo eficientes e análise das possibilidades de melhorias, auxiliando assim na melhoria dos processos de gestão de pessoas da empresa. Além disso, torna-se importante para os colaboradores e clientes externos, pois através deste, mantém-se o ambiente organizacional agradável, com melhorias contínuas, e com colaboradores dispostos a oferecer um melhor serviço. Para a construção da base teórica, que é sustentação dos dados encontrados na pesquisa através dos conceitos de autores e a forma de sanar as dúvidas sobre o tema escolhido para o trabalho, foram utilizados autores conhecidos da área de gestão de pessoas, como Idalberto Chiavenato, Keith Davis e John Newstrom, Stephen Robbins, bem como outros grandes autores como Sylvia Vergara, Antonio Carlos Gil, Eva Lakatos e Marina Marconi, Ricardo Luz, Lisiane Machado e Lisiane da Silva, Djalma Oliveira, Mirlene Siqueira e Paul Spector. Este estudo teve como objetivo geral verificar a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. Os objetivos específicos foram acessar os registros da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios e estruturá-los para realização da análise; Diagnosticar as medidas aplicadas pela empresa Senac Ijuí, pesquisando no relatório PGQP (Programa Gaúcho da qualidade e produtividade), para atender as demandas apontadas nas pesquisas de clima organizacional dos últimos três exercícios; Coletar dados sobre a pesquisa de clima e a comunicação na empresa, através de entrevista com a responsável pelo RH da unidade comparar com os resultados das pesquisas de clima organizacional, identificando as potencialidades e pontos fracos; Propor mudanças na pesquisa de clima organizacional ou mudanças nos encaminhamentos produzidos pela empresa Senac de Ijuí, se necessário. A seguir, apresenta-se a metodologia utilizada para realizar esse trabalho, os resultados obtidos e a sua conclusão. Os métodos mais adequados de planejamento e desenvolvimento da pesquisa, considerados pela autora para explorar e analisar de forma mais completa foram a classificação quanto à natureza, uma pesquisa aplicada, pois busca aplicação prática, voltada à solução de problemas específicos da realidade. Pode-se considerar a abordagem investigatória da pesquisa como sendo quantitativa, pois necessita-se de métodos estatísticos, trazendo dados da pesquisa de clima e qualitativa, por tratar-se de um estudo descritivo. Quanto aos objetivos da pesquisa, enquadra-se como sendo descritiva, pois se estuda a imagem da organização, em relação a aspectos específicos, sobre a perspectiva dos colaboradores e sobre as informações prestadas pela empresa. Além disso, é explicativa, identificando os fatores que interferem na ocorrência dos fenômenos, como por exemplo, o comportamento dos colaboradores em relação ao aspecto comunicação, dentro da referida organização. Em relação aos procedimentos técnicos que segundo Machado e Silva (2007) pode se denominar de estratégias de pesquisa. Primeiramente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de diversos autores para a base do referencial teórico. A pesquisa considera-se documental, pois o trabalho tem como objetivo diagnosticar e coletar dados documentalmente para analisá-los obtendo a fundamentação do estudo. Finalmente, por se tratar de um estudo que propõem mudanças, se necessário, agindo ativamente na pesquisa, considera-se pesquisa experimental, levando em consideração além do que já foi citado que se pretende selecionar variáveis que influenciem e produzam efeito no referido problema. A presente pesquisa realizada na organização Senac- Unidade de Ijuí, obteve os dados adequados para alcançar os objetivos do trabalho através do acesso aos dados da pesquisa de clima dos anos de 2012, 2013 e 2014, das quais seis questões do questionário relacionados com o tema comunicação, ao relatório PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) produzido pela empresa, que fornece dados sobre a pesquisa de clima, em entrevista previamente estruturada, com questões sobre a pesquisa de clima e comunicação, respondida pela colaboradora responsável pelo setor de Recursos Humanos da unidade Senac Ijuí. Após a coleta dos dados, foi feita a análise dos resultados, diagnosticando no relatório de gestão e na entrevista com a responsável pelo RH se as demandas apontadas na pesquisa de clima estavam sendo supridas pela organização. Para a análise, foi utilizado para estruturar os dados, o processo de comunicação do autor Stephen Robbins. Além disso, a base teórica também foi disponibilizada no capítulo dos resultados, para facilitar o entendimento. No primeiro item, canais de comunicação, foi verificado através da pesquisa documental, que a organização dispõe de vários meios de comunicação. Porém na pesquisa de clima, não foi encontrado questões que verifiquem a efetividade desses canais e nem mesmo nenhum outro meio de verificação, no relatório de gestão. Sugere-se que a organização disponha de meios de avaliação desses canais, para verificar se todos estão sendo válidos e eficientes para a organização ou se é necessário eliminar algum que esteja dificultando os processos. No item mensagens, foi analisado a efetividade das trocas de informações na organização. Verificou-se na entrevista e no relatório de gestão que a organização disponibiliza documentos para padronizar as informações, cursos e capacitações para os colaboradores, mas na pesquisa de clima o resultado teve uma queda do ano de 2013 para 2014. A sugestão para a empresa é que se faça uma avaliação do entendimento dos documentos informativos, podendo ser feitas reuniões que incentivem os colaboradores a exporem suas ideias e opiniões, treinamentos para melhor entendimento dos processos e/ou meios de facilitar a busca das informações no software disponibilizado pela empresa. No terceiro item, Barreiras da comunicação, foi identificado que a pesquisa não aborda nenhuma questão sobre as barreiras da comunicação. Como alguns resultados da pesquisa tiveram uma queda no último ano, sugere-se que se avalie também se não ocorreram ruídos na comunicação. Outro fator que pode ser uma barreira na comunicação são os muitos canais de comunicação utilizados pela organização, o que salienta a importância da sugestão dada no item dos canais de comunicação. Para o feedback, sugere-se implementar dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback dos seus colaboradores. No último item avaliado, os papéis do emissor e do receptor, percebe-se através dos dados levantados, que a organização Senac possui facilidades na comunicação vertical e horizontal e tem uma gestão bem estruturada. Propõe-se a continuação dos métodos utilizados e a continuação da avaliação da gestão da organização através da pesquisa de clima, além de continuar com os incentivos da integração entre os colaboradores. O presente trabalho, elaborado para conclusão da graduação em Administração, possuiu objetivos específicos para a solução de uma problemática, a efetividade das medidas saneadoras produzidas na empresa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Ijuí, no aspecto comunicação, a partir dos resultados da pesquisa de clima organizacional, dos últimos três exercícios. O objetivo geral e os objetivos específicos propostos, foram alcançados efetivamente. Através do auxílio da colaboradora do setor de recursos humanos obteve-se os dados da pesquisa de clima, dos últimos três exercícios, que foram estruturados para ser utilizado na análise. Além disso, foi diagnosticado na pesquisa documental, as medidas aplicadas na organização, para atender as demandas da pesquisa de clima, além da coleta de informações através de entrevista com a responsável pelo RH, em formato de questionário, para identificação das potencialidades e dos pontos fracos da organização. A organização Senac é muito bem estruturada, possui seus processos registrados e organizados para o bom andamento do trabalho. A organização tem buscado sanar os gargalos identificados através da pesquisa de clima, no aspecto comunicação, porém sugeriu-se algumas formas de melhorar a pesquisa de clima e as medidas aplicadas para atender as demandas. Sugeriu-se que a organização Senac Ijuí invista na elaboração de treinamentos e avaliações para melhorar alguns processos, além da implementação de dinâmicas e técnicas nas reuniões, que permitam que os colaboradores possam expor mais as suas ideias, além de buscar com a comunicação verbal ou não verbal e formal e informalmente manifestar aos colaboradores como a organização valoriza e está disposta a receber o feedback destes. Foi possível também, idealizar percepções para possíveis estudos, como por exemplo, sobre os encaminhamentos da pesquisa de clima, em relação a maneira como se formula os planos de ação na devolutiva da pesquisa, na área das relações interpessoais e também sobre o endomarketing da organização. A produção acadêmica, promove aos futuros profissionais, uma experiência extremamente rica em aspectos teóricos e práticos. Através dos métodos e técnicas de pesquisa foi possível obter o conhecimento e as habilidades necessárias para identificar e solucionar o problema proposto. O estudo proporcionou a autora mais conhecimento sobre o tema de estudo, desenvolvimento da criatividade, autonomia e capacidade crítica, desafios estes que estarão inerentes a sua profissão.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-07-01T13:51:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-01T13:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3542
DMD_hdl_123456789/3542
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3542
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415346105942016