O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294 |
Resumo: | Muitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área. |
id |
UNIJ_94461f4e5a40c72ed27737ee4e3ee748 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3294 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas2016-04-1420152016-04-14T11:27:18Z2016-04-14T11:27:18ZMuitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área.87 f.Linguística, Letras e ArtesLetrasLíngua inglesaProcesso de ensino-aprendizagemAbordagemMétodoEscolas públicasEscolas de idiomashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294DMD_hdl_123456789/3294Rakowski, Denise Megierporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDenise%20Rakowski%20TCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3294/1/Denise%20Rakowski%20TCC.pdfapplication/pdf19887331http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3294/1/Denise%20Rakowski%20TCC.pdf39af81199fef5b84d5e6ea361c48b8cdMD5123456789_3294_12019-01-21T12:44:54Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas |
title |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas |
spellingShingle |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas Rakowski, Denise Megier Linguística, Letras e Artes Letras Língua inglesa Processo de ensino-aprendizagem Abordagem Método Escolas públicas Escolas de idiomas |
title_short |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas |
title_full |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas |
title_fullStr |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas |
title_sort |
O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas |
author |
Rakowski, Denise Megier |
author_facet |
Rakowski, Denise Megier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rakowski, Denise Megier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística, Letras e Artes Letras Língua inglesa Processo de ensino-aprendizagem Abordagem Método Escolas públicas Escolas de idiomas |
topic |
Linguística, Letras e Artes Letras Língua inglesa Processo de ensino-aprendizagem Abordagem Método Escolas públicas Escolas de idiomas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Muitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área. 87 f. |
description |
Muitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-04-14T11:27:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-14T11:27:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294 DMD_hdl_123456789/3294 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415075915169792 |