O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rakowski, Denise Megier
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294
Resumo: Muitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área.
id UNIJ_94461f4e5a40c72ed27737ee4e3ee748
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3294
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas2016-04-1420152016-04-14T11:27:18Z2016-04-14T11:27:18ZMuitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área.87 f.Linguística, Letras e ArtesLetrasLíngua inglesaProcesso de ensino-aprendizagemAbordagemMétodoEscolas públicasEscolas de idiomashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294DMD_hdl_123456789/3294Rakowski, Denise Megierporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDenise%20Rakowski%20TCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3294/1/Denise%20Rakowski%20TCC.pdfapplication/pdf19887331http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3294/1/Denise%20Rakowski%20TCC.pdf39af81199fef5b84d5e6ea361c48b8cdMD5123456789_3294_12019-01-21T12:44:54Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
title O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
spellingShingle O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
Rakowski, Denise Megier
Linguística, Letras e Artes
Letras
Língua inglesa
Processo de ensino-aprendizagem
Abordagem
Método
Escolas públicas
Escolas de idiomas
title_short O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
title_full O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
title_fullStr O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
title_sort O processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: abordagens e métodos utilizados em escolas públicas e de idiomas
author Rakowski, Denise Megier
author_facet Rakowski, Denise Megier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rakowski, Denise Megier
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística, Letras e Artes
Letras
Língua inglesa
Processo de ensino-aprendizagem
Abordagem
Método
Escolas públicas
Escolas de idiomas
topic Linguística, Letras e Artes
Letras
Língua inglesa
Processo de ensino-aprendizagem
Abordagem
Método
Escolas públicas
Escolas de idiomas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Muitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área.
87 f.
description Muitas são as diferenças e especificidades que podemos encontrar ao confrontar ou conhecer a realidade das escolas públicas e de idiomas. Diante disso, esse trabalho objetiva descrever e analisar como se encontra a situação do processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa, a fim de compreender acerca das abordagens e métodos de ensino, bem como os materiais didáticos utilizados pelos professores. Essa pesquisa também espera mostrar os pontos positivos encontrados, bem como verificar os obstáculos e dificuldades que os professores enfrentam, para assim contribuir com o contexto profissional e acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa através de uma entrevista e de um questionário, bem como por meio da análise de planos e materiais das escolas públicas e de idiomas de seis cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, de acordo com a visão dos professores, os alunos são os principais responsáveis pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa e o livro-didático é um suporte para as aulas. Ainda se observa a falta de conhecimento das abordagens e métodos utilizados por esses professores e que a maioria pensa utilizar o método comunicativo. Porém, na verdade centram-se ainda em abordagens e métodos tradicionais de ensino como, por exemplo, a tradicional ou gramática e tradução e a estrutural ou áudio-lingual. Então, espera-se que essa pesquisa possa melhorar as práticas de ensino e a formação inicial dos professores nessa área.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-04-14T11:27:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-14T11:27:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294
DMD_hdl_123456789/3294
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3294
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415075915169792