Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dayane valéria de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10455
Resumo: O presente trabalho pretende analisar discursos midiáticos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa durante a infância. Por meio dessa análise, objetiva-se investigar as estratégias discursivas que são mobilizadas por escolas de idiomas para enunciar acerca do ensino e aprendizagem de inglês para crianças. Como respaldo para o desenvolvimento deste estudo, amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995, 1996, 2008,), Amarante (2009), Gradoll (2006), Garcia (2011), Silva (2013), Sales e Gimenez (2010), Toneli (2013) e Siqueira (2011). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus compreende materialidades discursivas que estão contidas em sites de quatro grandes centros de idiomas, considerados como os mais conhecidos do Brasil, a saber: CNA , CCAA, Wizard by Pearson e Fisk . As análises permitem observar que as propagandas justificam a necessidade da aprendizagem da Língua Inglesa, além de apresentar estratégias discursivas com a racionalidade neoliberal e a visão das escolas idiomas sobre o inglês como língua franca. Os discursos apelam para a língua como uma mercadoria, legitimando as relações de poder e as posições sociais. Assim, as séries enunciativas chamam a atenção para um aprendizado mais significativo no período da infância, concebida como uma fase cheia de descobertas e entusiasmos, e, por isso, afirmam que o ensino precisa pautar-se na diversão e interação, estimulando um aprendizado do inglês com mais facilidade.
id UFER_36c545045e35be26b4d3b8db1b4c7335
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10455
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESADiscursoLíngua inglesaCriançaPropagandaEscola de idiomasO presente trabalho pretende analisar discursos midiáticos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa durante a infância. Por meio dessa análise, objetiva-se investigar as estratégias discursivas que são mobilizadas por escolas de idiomas para enunciar acerca do ensino e aprendizagem de inglês para crianças. Como respaldo para o desenvolvimento deste estudo, amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995, 1996, 2008,), Amarante (2009), Gradoll (2006), Garcia (2011), Silva (2013), Sales e Gimenez (2010), Toneli (2013) e Siqueira (2011). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus compreende materialidades discursivas que estão contidas em sites de quatro grandes centros de idiomas, considerados como os mais conhecidos do Brasil, a saber: CNA , CCAA, Wizard by Pearson e Fisk . As análises permitem observar que as propagandas justificam a necessidade da aprendizagem da Língua Inglesa, além de apresentar estratégias discursivas com a racionalidade neoliberal e a visão das escolas idiomas sobre o inglês como língua franca. Os discursos apelam para a língua como uma mercadoria, legitimando as relações de poder e as posições sociais. Assim, as séries enunciativas chamam a atenção para um aprendizado mais significativo no período da infância, concebida como uma fase cheia de descobertas e entusiasmos, e, por isso, afirmam que o ensino precisa pautar-se na diversão e interação, estimulando um aprendizado do inglês com mais facilidade.71 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daRosa Filho, Jeová AraujoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaRodrigues, Dayane valéria de Sousa2024-02-08T13:52:47Z2024-02-08T13:52:47Z2022-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfRODRIGUES, Dayane Valéria de Sousa. Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas. 2022. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10455CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:52:47Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10455Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:52:47Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
title Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
spellingShingle Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
Rodrigues, Dayane valéria de Sousa
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Discurso
Língua inglesa
Criança
Propaganda
Escola de idiomas
title_short Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
title_full Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
title_fullStr Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
title_sort Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
author Rodrigues, Dayane valéria de Sousa
author_facet Rodrigues, Dayane valéria de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vieira da
Silva, Francisco Vieira da
Rosa Filho, Jeová Araujo
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Dayane valéria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Discurso
Língua inglesa
Criança
Propaganda
Escola de idiomas
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Discurso
Língua inglesa
Criança
Propaganda
Escola de idiomas
description O presente trabalho pretende analisar discursos midiáticos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa durante a infância. Por meio dessa análise, objetiva-se investigar as estratégias discursivas que são mobilizadas por escolas de idiomas para enunciar acerca do ensino e aprendizagem de inglês para crianças. Como respaldo para o desenvolvimento deste estudo, amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995, 1996, 2008,), Amarante (2009), Gradoll (2006), Garcia (2011), Silva (2013), Sales e Gimenez (2010), Toneli (2013) e Siqueira (2011). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus compreende materialidades discursivas que estão contidas em sites de quatro grandes centros de idiomas, considerados como os mais conhecidos do Brasil, a saber: CNA , CCAA, Wizard by Pearson e Fisk . As análises permitem observar que as propagandas justificam a necessidade da aprendizagem da Língua Inglesa, além de apresentar estratégias discursivas com a racionalidade neoliberal e a visão das escolas idiomas sobre o inglês como língua franca. Os discursos apelam para a língua como uma mercadoria, legitimando as relações de poder e as posições sociais. Assim, as séries enunciativas chamam a atenção para um aprendizado mais significativo no período da infância, concebida como uma fase cheia de descobertas e entusiasmos, e, por isso, afirmam que o ensino precisa pautar-se na diversão e interação, estimulando um aprendizado do inglês com mais facilidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03
2024-02-08T13:52:47Z
2024-02-08T13:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Dayane Valéria de Sousa. Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas. 2022. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10455
identifier_str_mv RODRIGUES, Dayane Valéria de Sousa. Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas. 2022. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747487889555456