Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: um estudo das estratégias discursivas mobilizadas em propagandas de escolas de idiomas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10455 |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar discursos midiáticos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa durante a infância. Por meio dessa análise, objetiva-se investigar as estratégias discursivas que são mobilizadas por escolas de idiomas para enunciar acerca do ensino e aprendizagem de inglês para crianças. Como respaldo para o desenvolvimento deste estudo, amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995, 1996, 2008,), Amarante (2009), Gradoll (2006), Garcia (2011), Silva (2013), Sales e Gimenez (2010), Toneli (2013) e Siqueira (2011). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus compreende materialidades discursivas que estão contidas em sites de quatro grandes centros de idiomas, considerados como os mais conhecidos do Brasil, a saber: CNA , CCAA, Wizard by Pearson e Fisk . As análises permitem observar que as propagandas justificam a necessidade da aprendizagem da Língua Inglesa, além de apresentar estratégias discursivas com a racionalidade neoliberal e a visão das escolas idiomas sobre o inglês como língua franca. Os discursos apelam para a língua como uma mercadoria, legitimando as relações de poder e as posições sociais. Assim, as séries enunciativas chamam a atenção para um aprendizado mais significativo no período da infância, concebida como uma fase cheia de descobertas e entusiasmos, e, por isso, afirmam que o ensino precisa pautar-se na diversão e interação, estimulando um aprendizado do inglês com mais facilidade. |
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O presente trabalho pretende analisar discursos midiáticos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa durante a infância. Por meio dessa análise, objetiva-se investigar as estratégias discursivas que são mobilizadas por escolas de idiomas para enunciar acerca do ensino e aprendizagem de inglês para crianças. Como respaldo para o desenvolvimento deste estudo, amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995, 1996, 2008,), Amarante (2009), Gradoll (2006), Garcia (2011), Silva (2013), Sales e Gimenez (2010), Toneli (2013) e Siqueira (2011). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus compreende materialidades discursivas que estão contidas em sites de quatro grandes centros de idiomas, considerados como os mais conhecidos do Brasil, a saber: CNA , CCAA, Wizard by Pearson e Fisk . As análises permitem observar que as propagandas justificam a necessidade da aprendizagem da Língua Inglesa, além de apresentar estratégias discursivas com a racionalidade neoliberal e a visão das escolas idiomas sobre o inglês como língua franca. Os discursos apelam para a língua como uma mercadoria, legitimando as relações de poder e as posições sociais. Assim, as séries enunciativas chamam a atenção para um aprendizado mais significativo no período da infância, concebida como uma fase cheia de descobertas e entusiasmos, e, por isso, afirmam que o ensino precisa pautar-se na diversão e interação, estimulando um aprendizado do inglês com mais facilidade. |
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