A formação do leitor infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Angélica Araci Bones
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794
Resumo: O tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis.
id UNIJ_9514ee7a01b97d12822d3a29ad39af4f
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3794
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação do leitor infantil2016-11-0120162016-11-01T16:26:49Z2016-11-01T16:26:49ZO tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis.26 f.Ciências HumanasPedagogiaLiteratura infantilInfânciaFormação de leitorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794DMD_hdl_123456789/3794Fernandes, Angélica Araci Bonesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAng%c3%a9lica%20Araci%20Bones%20Fernandes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3794/1/Ang%c3%a9lica%20Araci%20Bones%20Fernandes.pdfapplication/pdf388582http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3794/1/Ang%c3%a9lica%20Araci%20Bones%20Fernandes.pdf3437a115b0e27c4883efe43f7983e3b0MD5123456789_3794_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor infantil
title A formação do leitor infantil
spellingShingle A formação do leitor infantil
Fernandes, Angélica Araci Bones
Ciências Humanas
Pedagogia
Literatura infantil
Infância
Formação de leitor
title_short A formação do leitor infantil
title_full A formação do leitor infantil
title_fullStr A formação do leitor infantil
title_full_unstemmed A formação do leitor infantil
title_sort A formação do leitor infantil
author Fernandes, Angélica Araci Bones
author_facet Fernandes, Angélica Araci Bones
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Angélica Araci Bones
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Literatura infantil
Infância
Formação de leitor
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Literatura infantil
Infância
Formação de leitor
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis.
26 f.
description O tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-01T16:26:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T16:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794
DMD_hdl_123456789/3794
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526795509760