A formação do leitor infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794 |
Resumo: | O tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis. |
id |
UNIJ_9514ee7a01b97d12822d3a29ad39af4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3794 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação do leitor infantil2016-11-0120162016-11-01T16:26:49Z2016-11-01T16:26:49ZO tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis.26 f.Ciências HumanasPedagogiaLiteratura infantilInfânciaFormação de leitorhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794DMD_hdl_123456789/3794Fernandes, Angélica Araci Bonesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAng%c3%a9lica%20Araci%20Bones%20Fernandes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3794/1/Ang%c3%a9lica%20Araci%20Bones%20Fernandes.pdfapplication/pdf388582http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3794/1/Ang%c3%a9lica%20Araci%20Bones%20Fernandes.pdf3437a115b0e27c4883efe43f7983e3b0MD5123456789_3794_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do leitor infantil |
title |
A formação do leitor infantil |
spellingShingle |
A formação do leitor infantil Fernandes, Angélica Araci Bones Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Infância Formação de leitor |
title_short |
A formação do leitor infantil |
title_full |
A formação do leitor infantil |
title_fullStr |
A formação do leitor infantil |
title_full_unstemmed |
A formação do leitor infantil |
title_sort |
A formação do leitor infantil |
author |
Fernandes, Angélica Araci Bones |
author_facet |
Fernandes, Angélica Araci Bones |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Angélica Araci Bones |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Infância Formação de leitor |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Infância Formação de leitor |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis. 26 f. |
description |
O tema proposto teve como foco principal aprofundar reflexões acerca das contribuições da literatura infantil na formação leitora da criança na primeira infância por meio das histórias ouvidas. Para tanto, definiram-se alguns dos objetivos: compreender e fundamentar teoricamente sobre o tema da literatura infantil; analisar o significado do ouvir e/ou ler textos literários infantis para as crianças que se encontram na Educação Infantil, no que se refere à sua formação e em que isso contribui na sua aprendizagem. Conhecer e descrever práticas pedagógicas que se desenvolvem com a literatura infantil em uma escola de Educação Infantil e analisar as implicações dessas práticas na formação e aprendizagem das crianças. Metodologicamente optou-se por um estudo de caso e, em razão disso, observaram-se crianças em situações de leitura e/ou contação de história, e também quando manuseavam ou liam livros. As crianças têm entre três e quatro anos de idade e frequentam uma Escola Municipal de Educação Infantil, turmas do Maternal II. Os estudos teóricos buscaram refletir sobre a educação infantil, a infância, o lúdico e a literatura infantil, considerando seu significado no desenvolvimento da criança. Nessa pesquisa, descrevemos algumas práticas literárias realizadas, analisamos os diálogos e refletimos. Finalizamos afirmando que a literatura infantil é fonte de aprendizagem e formadora de leitores infantis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-01T16:26:49Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-01T16:26:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794 DMD_hdl_123456789/3794 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3794 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415526795509760 |