Motivação nas aulas de educação física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meller, Marcos Vinícius Scherer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859
Resumo: A intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas.
id UNIJ_9678b99ff261fb38255fb7ba104fb415
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5859
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMotivação nas aulas de educação física no ensino médio2019-04-1520182019-04-15T16:46:28Z2019-04-15T16:46:28ZA intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas.35 f.Ciências da saúdeEducação FísicaMotivação Intrínseca e ExtrínsecaEducação FísicaEnsino Médiohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859DMD_hdl_123456789/5859Meller, Marcos Vinícius Schererporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcos%20Vin%c3%adcius%20Scherer%20Meller.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5859/1/Marcos%20Vin%c3%adcius%20Scherer%20Meller.pdfapplication/pdf830024http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5859/1/Marcos%20Vin%c3%adcius%20Scherer%20Meller.pdf56d738cf14e575feb6a9a49a6cf59527MD5123456789_5859_12019-04-20T06:49:20Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
title Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
spellingShingle Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
Meller, Marcos Vinícius Scherer
Ciências da saúde
Educação Física
Motivação Intrínseca e Extrínseca
Educação Física
Ensino Médio
title_short Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
title_full Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
title_fullStr Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
title_full_unstemmed Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
title_sort Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
author Meller, Marcos Vinícius Scherer
author_facet Meller, Marcos Vinícius Scherer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meller, Marcos Vinícius Scherer
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação Física
Motivação Intrínseca e Extrínseca
Educação Física
Ensino Médio
topic Ciências da saúde
Educação Física
Motivação Intrínseca e Extrínseca
Educação Física
Ensino Médio
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas.
35 f.
description A intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-04-15T16:46:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-15T16:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859
DMD_hdl_123456789/5859
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1631545464958484480