Motivação nas aulas de educação física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859 |
Resumo: | A intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas. |
id |
UNIJ_9678b99ff261fb38255fb7ba104fb415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5859 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMotivação nas aulas de educação física no ensino médio2019-04-1520182019-04-15T16:46:28Z2019-04-15T16:46:28ZA intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas.35 f.Ciências da saúdeEducação FísicaMotivação Intrínseca e ExtrínsecaEducação FísicaEnsino Médiohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859DMD_hdl_123456789/5859Meller, Marcos Vinícius Schererporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcos%20Vin%c3%adcius%20Scherer%20Meller.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5859/1/Marcos%20Vin%c3%adcius%20Scherer%20Meller.pdfapplication/pdf830024http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5859/1/Marcos%20Vin%c3%adcius%20Scherer%20Meller.pdf56d738cf14e575feb6a9a49a6cf59527MD5123456789_5859_12019-04-20T06:49:20Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio |
title |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio |
spellingShingle |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio Meller, Marcos Vinícius Scherer Ciências da saúde Educação Física Motivação Intrínseca e Extrínseca Educação Física Ensino Médio |
title_short |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio |
title_full |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio |
title_fullStr |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio |
title_sort |
Motivação nas aulas de educação física no ensino médio |
author |
Meller, Marcos Vinícius Scherer |
author_facet |
Meller, Marcos Vinícius Scherer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meller, Marcos Vinícius Scherer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Motivação Intrínseca e Extrínseca Educação Física Ensino Médio |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Motivação Intrínseca e Extrínseca Educação Física Ensino Médio |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas. 35 f. |
description |
A intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-04-15T16:46:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-15T16:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859 DMD_hdl_123456789/5859 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1631545464958484480 |