Motivação nas aulas de educação física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meller, Marcos Vinícius Scherer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5859
Resumo: A intensão de realizar esta pesquisa o tema motivação nas aulas de Educação Física com adolescentes em escolas surgiu pela curiosidade em compreender a participação dos mesmos nas atividades que são ministradas pelos profissionais de Educação Física em suas escolas, se os alunos gostam dos conteúdos ou participam somente para obter uma boa avaliação no final do semestre. Meu objetivo foi verificar quais os fatores que interferem na motivação dos alunos do Ensino Médio que participam das aulas de Educação Física de uma escola pública. A pesquisa elaborada foi do tipo descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados, participaram do estudo 54 alunos de ambos os sexos, os alunos foram escolhidos por turma com idade entre 15 e 19 anos, cursando entre 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da cidade de Três de Maio/RS. Através desta pesquisa foi possível considerar que os alunos estão motivados intrinsecamente com os conteúdos que eles gostam como (futsal, voleibol, atletismo), e extrinsecamente (com atividades variadas, motivação do professor, diversão) para a pratica das aulas de Educação Física, aonde a motivação é resultado do ambiente em que estão inseridos. Mas a discussão sobre a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos não termina aqui, pois, o assunto ganhou relevância de estudo nos últimos anos, por ter cada vez mais alunos desmotivados participando das aulas.