Educação física na educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5207 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido sobre o tema a educação física na educação especial, e teve como objetivo investigar o trabalho de um professor de educação física que atua na educação especial de alunos com necessidades especiais, na Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE), buscando, mais especificamente, analisar a sua formação acadêmica, o planejamento das aulas e as dificuldades encontradas na sua atuação profissional. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica e estudo de caso, com análise qualitativa das informações obtidas. Os resultados indicaram que o entrevistado possui formação em Educação Física, e Pós Graduação em Educação Especial, o planejamento das aulas de educação física para as turmas da APAE são parecidas com as das escolas regulares, no entanto, o desenvolvimento dessas são diferenciadas em função das particularidades dos alunos envolvidas e suas deficiências e necessidades especiais. Com relação às dificuldades que o profissional enfrenta, este menciona que na APAE as dificuldades referem-se à falta de materiais, e sobretudo, à impossibilidade de atender de modo eficaz todos os alunos da turma simultaneamente, já que estes, por causa das suas limitações, exigem atenção individualizada; já na escola regular, as dificuldades são voltadas ao desinteresse dos alunos para com os conteúdos a serem trabalhados. Conclui-se que independentemente de serem alunos de escolas regulares ou da APAE, o profissional para atendê-los devidamente precisa estar atento as suas particularidades, de modo a planejar de modo eficaz, atividades que despertem seu interesse e lhes permitam alcançar o seu pleno desenvolvimento. |
id |
UNIJ_9776485d63acb1c897a21f9f316b054b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5207 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação física na educação especial2018-08-2720172018-08-27T19:53:14Z2018-08-27T19:53:14ZEste estudo foi desenvolvido sobre o tema a educação física na educação especial, e teve como objetivo investigar o trabalho de um professor de educação física que atua na educação especial de alunos com necessidades especiais, na Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE), buscando, mais especificamente, analisar a sua formação acadêmica, o planejamento das aulas e as dificuldades encontradas na sua atuação profissional. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica e estudo de caso, com análise qualitativa das informações obtidas. Os resultados indicaram que o entrevistado possui formação em Educação Física, e Pós Graduação em Educação Especial, o planejamento das aulas de educação física para as turmas da APAE são parecidas com as das escolas regulares, no entanto, o desenvolvimento dessas são diferenciadas em função das particularidades dos alunos envolvidas e suas deficiências e necessidades especiais. Com relação às dificuldades que o profissional enfrenta, este menciona que na APAE as dificuldades referem-se à falta de materiais, e sobretudo, à impossibilidade de atender de modo eficaz todos os alunos da turma simultaneamente, já que estes, por causa das suas limitações, exigem atenção individualizada; já na escola regular, as dificuldades são voltadas ao desinteresse dos alunos para com os conteúdos a serem trabalhados. Conclui-se que independentemente de serem alunos de escolas regulares ou da APAE, o profissional para atendê-los devidamente precisa estar atento as suas particularidades, de modo a planejar de modo eficaz, atividades que despertem seu interesse e lhes permitam alcançar o seu pleno desenvolvimento.40 f.Ciências da saúdeEducação FísicaEducação FísicaEducação EspecialPlanejamentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5207DMD_hdl_123456789/5207Dresch, Dênisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDenis%20Jardel%20Dresch.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5207/1/Denis%20Jardel%20Dresch.pdfapplication/pdf861648http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5207/1/Denis%20Jardel%20Dresch.pdf9331a94cb810ac848d02ece84704f67cMD5123456789_5207_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física na educação especial |
title |
Educação física na educação especial |
spellingShingle |
Educação física na educação especial Dresch, Dênis Ciências da saúde Educação Física Educação Física Educação Especial Planejamento |
title_short |
Educação física na educação especial |
title_full |
Educação física na educação especial |
title_fullStr |
Educação física na educação especial |
title_full_unstemmed |
Educação física na educação especial |
title_sort |
Educação física na educação especial |
author |
Dresch, Dênis |
author_facet |
Dresch, Dênis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dresch, Dênis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Educação Física Educação Especial Planejamento |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Educação Física Educação Especial Planejamento |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo foi desenvolvido sobre o tema a educação física na educação especial, e teve como objetivo investigar o trabalho de um professor de educação física que atua na educação especial de alunos com necessidades especiais, na Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE), buscando, mais especificamente, analisar a sua formação acadêmica, o planejamento das aulas e as dificuldades encontradas na sua atuação profissional. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica e estudo de caso, com análise qualitativa das informações obtidas. Os resultados indicaram que o entrevistado possui formação em Educação Física, e Pós Graduação em Educação Especial, o planejamento das aulas de educação física para as turmas da APAE são parecidas com as das escolas regulares, no entanto, o desenvolvimento dessas são diferenciadas em função das particularidades dos alunos envolvidas e suas deficiências e necessidades especiais. Com relação às dificuldades que o profissional enfrenta, este menciona que na APAE as dificuldades referem-se à falta de materiais, e sobretudo, à impossibilidade de atender de modo eficaz todos os alunos da turma simultaneamente, já que estes, por causa das suas limitações, exigem atenção individualizada; já na escola regular, as dificuldades são voltadas ao desinteresse dos alunos para com os conteúdos a serem trabalhados. Conclui-se que independentemente de serem alunos de escolas regulares ou da APAE, o profissional para atendê-los devidamente precisa estar atento as suas particularidades, de modo a planejar de modo eficaz, atividades que despertem seu interesse e lhes permitam alcançar o seu pleno desenvolvimento. 40 f. |
description |
Este estudo foi desenvolvido sobre o tema a educação física na educação especial, e teve como objetivo investigar o trabalho de um professor de educação física que atua na educação especial de alunos com necessidades especiais, na Associação de Pais e Alunos Excepcionais (APAE), buscando, mais especificamente, analisar a sua formação acadêmica, o planejamento das aulas e as dificuldades encontradas na sua atuação profissional. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica e estudo de caso, com análise qualitativa das informações obtidas. Os resultados indicaram que o entrevistado possui formação em Educação Física, e Pós Graduação em Educação Especial, o planejamento das aulas de educação física para as turmas da APAE são parecidas com as das escolas regulares, no entanto, o desenvolvimento dessas são diferenciadas em função das particularidades dos alunos envolvidas e suas deficiências e necessidades especiais. Com relação às dificuldades que o profissional enfrenta, este menciona que na APAE as dificuldades referem-se à falta de materiais, e sobretudo, à impossibilidade de atender de modo eficaz todos os alunos da turma simultaneamente, já que estes, por causa das suas limitações, exigem atenção individualizada; já na escola regular, as dificuldades são voltadas ao desinteresse dos alunos para com os conteúdos a serem trabalhados. Conclui-se que independentemente de serem alunos de escolas regulares ou da APAE, o profissional para atendê-los devidamente precisa estar atento as suas particularidades, de modo a planejar de modo eficaz, atividades que despertem seu interesse e lhes permitam alcançar o seu pleno desenvolvimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-08-27T19:53:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-27T19:53:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5207 DMD_hdl_123456789/5207 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5207 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817794940928 |