Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergmann, Lia Micaela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2430
Resumo: As constantes transformações na sociedade e no mercado de trabalho estão contribuindo para o aumento da procura por cursos de pós-graduação e qualificação profissional. Deste modo, este artigo objetivou identificar os aportes do curso MBA Gestão de Pessoas, na modalidade EaD da Unijuí, para a formação de gestores de pessoas. Para tanto, foi necessário abordar cinco perspectivas: humana, profissional, profissional do gestor de pessoas, da organização em que o indivíduo trabalha, e da sociedade. Buscou-se identificar também o perfil do aluno e o conhecimento dele na modalidade. A presente pesquisa classificou-se, quanto à natureza, como aplicada; e na forma de abordagem como quantitativa e qualitativa. Quanto aos objetivos foi considerada como exploratória e descritiva; e quanto aos procedimentos técnicos, como bibliográfica, de levantamento (survey), participante, de campo, documental e observação. A amostra era não probabilística, e a técnica de amostragem foi por conveniência. De 80 alunos matriculados, 55 responderam o questionário (68,75%). Constatou-se que o curso contribuiu para a formação desse profissional; e que muitos alunos ainda não atuam na área, mas pretendem atuar. Um ponto negativo encontrado é a pouca possibilidade de interação entre os pares.
id UNIJ_9779847ec1f8b49c3fa7d9940eed9993
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2430
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFormação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD2014-10-2820142014-10-28T17:18:17Z2014-10-28T17:18:17ZAs constantes transformações na sociedade e no mercado de trabalho estão contribuindo para o aumento da procura por cursos de pós-graduação e qualificação profissional. Deste modo, este artigo objetivou identificar os aportes do curso MBA Gestão de Pessoas, na modalidade EaD da Unijuí, para a formação de gestores de pessoas. Para tanto, foi necessário abordar cinco perspectivas: humana, profissional, profissional do gestor de pessoas, da organização em que o indivíduo trabalha, e da sociedade. Buscou-se identificar também o perfil do aluno e o conhecimento dele na modalidade. A presente pesquisa classificou-se, quanto à natureza, como aplicada; e na forma de abordagem como quantitativa e qualitativa. Quanto aos objetivos foi considerada como exploratória e descritiva; e quanto aos procedimentos técnicos, como bibliográfica, de levantamento (survey), participante, de campo, documental e observação. A amostra era não probabilística, e a técnica de amostragem foi por conveniência. De 80 alunos matriculados, 55 responderam o questionário (68,75%). Constatou-se que o curso contribuiu para a formação desse profissional; e que muitos alunos ainda não atuam na área, mas pretendem atuar. Um ponto negativo encontrado é a pouca possibilidade de interação entre os pares.29 f.Ciências Sociais AplicadasGestão de pessoasFormação profissionalGestor de pessoasEducação a distânciahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2430DMD_hdl_123456789/2430Bergmann, Lia Micaelaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Gestores%20de%20Pessoas%20-%20Lia%20M.%20Bergmann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2430/1/Artigo%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Gestores%20de%20Pessoas%20-%20Lia%20M.%20Bergmann.pdfapplication/pdf347468http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2430/1/Artigo%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Gestores%20de%20Pessoas%20-%20Lia%20M.%20Bergmann.pdfe43f93baed66e2626670f403f74bae37MD5123456789_2430_12019-01-21T12:44:20Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
title Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
spellingShingle Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
Bergmann, Lia Micaela
Ciências Sociais Aplicadas
Gestão de pessoas
Formação profissional
Gestor de pessoas
Educação a distância
title_short Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
title_full Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
title_fullStr Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
title_full_unstemmed Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
title_sort Formação de gestores de pessoas: contribuições do MBA em Gestão de Pessoas da Unijuí na modalidade em EaD
author Bergmann, Lia Micaela
author_facet Bergmann, Lia Micaela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergmann, Lia Micaela
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Gestão de pessoas
Formação profissional
Gestor de pessoas
Educação a distância
topic Ciências Sociais Aplicadas
Gestão de pessoas
Formação profissional
Gestor de pessoas
Educação a distância
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As constantes transformações na sociedade e no mercado de trabalho estão contribuindo para o aumento da procura por cursos de pós-graduação e qualificação profissional. Deste modo, este artigo objetivou identificar os aportes do curso MBA Gestão de Pessoas, na modalidade EaD da Unijuí, para a formação de gestores de pessoas. Para tanto, foi necessário abordar cinco perspectivas: humana, profissional, profissional do gestor de pessoas, da organização em que o indivíduo trabalha, e da sociedade. Buscou-se identificar também o perfil do aluno e o conhecimento dele na modalidade. A presente pesquisa classificou-se, quanto à natureza, como aplicada; e na forma de abordagem como quantitativa e qualitativa. Quanto aos objetivos foi considerada como exploratória e descritiva; e quanto aos procedimentos técnicos, como bibliográfica, de levantamento (survey), participante, de campo, documental e observação. A amostra era não probabilística, e a técnica de amostragem foi por conveniência. De 80 alunos matriculados, 55 responderam o questionário (68,75%). Constatou-se que o curso contribuiu para a formação desse profissional; e que muitos alunos ainda não atuam na área, mas pretendem atuar. Um ponto negativo encontrado é a pouca possibilidade de interação entre os pares.
29 f.
description As constantes transformações na sociedade e no mercado de trabalho estão contribuindo para o aumento da procura por cursos de pós-graduação e qualificação profissional. Deste modo, este artigo objetivou identificar os aportes do curso MBA Gestão de Pessoas, na modalidade EaD da Unijuí, para a formação de gestores de pessoas. Para tanto, foi necessário abordar cinco perspectivas: humana, profissional, profissional do gestor de pessoas, da organização em que o indivíduo trabalha, e da sociedade. Buscou-se identificar também o perfil do aluno e o conhecimento dele na modalidade. A presente pesquisa classificou-se, quanto à natureza, como aplicada; e na forma de abordagem como quantitativa e qualitativa. Quanto aos objetivos foi considerada como exploratória e descritiva; e quanto aos procedimentos técnicos, como bibliográfica, de levantamento (survey), participante, de campo, documental e observação. A amostra era não probabilística, e a técnica de amostragem foi por conveniência. De 80 alunos matriculados, 55 responderam o questionário (68,75%). Constatou-se que o curso contribuiu para a formação desse profissional; e que muitos alunos ainda não atuam na área, mas pretendem atuar. Um ponto negativo encontrado é a pouca possibilidade de interação entre os pares.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-28
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-10-28T17:18:17Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-28T17:18:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2430
DMD_hdl_123456789/2430
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2430
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414356380221440