Inteligência de mercado e desenvolvimento de capacidades dinâmicas: relações na gestão estratégica dos negócios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5704 |
Resumo: | As temáticas inteligência de mercado e capacidades dinâmicas constituem-se em ramos de grande interesse em pesquisas nas áreas de gerenciamento estratégico, mudanças organizacionais e vantagem competitiva. Apesar do forte interesse, ambos os temas carecem de melhores explicações. Neste sentido, a compreensão de como ocorre este processo é fundamental, pois representa uma importante fonte de diferenciação competitiva para as organizações. Esta dissertação teve como objetivo geral compreender o processo de desenvolvimento de capacidades dinâmicas em empresas do setor metal mecânico que utilizam a inteligência de mercado na gestão estratégica dos negócios. Além do objetivo geral, a pesquisa teve os seguintes objetivos específicos: a) identificar os elementos utilizados pelas empresas pesquisadas para adquirir conhecimento (inteligência de mercado); b) identificar comportamentos e habilidades de mudança e inovação, rotinas e processos de busca ou inovação e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento das empresas investigadas, como forma de desenvolvimento de capacidade absortiva, adaptativa e de inovação (capacidades dinâmicas); c) determinar a relação estabelecida entre os elementos de inteligência de mercado e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas nas empresas estudadas. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Foi realizada por meio de estudo de casos múltiplos, buscando investigar detalhadamente três organizações do segmento metal mecânico. Para a coleta de dados foi realizada, primeiramente, uma pesquisa documental para compreender a trajetória das organizações. Posteriormente, foram realizadas entrevistas em profundidade com questionário semi estruturado, aplicados aos gestores que exercem cargos estratégicos nas organizações investigadas. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de discurso. Os resultados apresentaram similaridades e divergências em relação aos elementos de inteligência de mercado utilizados pelas três organizações. As capacidades dinâmicas (capacidade absortiva, adaptativa e de inovação) são desenvolvidas pelas empresas investigadas por meio de uma mescla de comportamentos e habilidades de mudança e inovação, rotinas e processos de busca ou inovação e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento. A Gama apresentou vantagem em relação às empresas Alfa e Beta, por desenvolver com maior consistência os elementos componentes e mecanismos organizacionais das capacidades dinâmicas. Concluiu-se que a Gama possui forte orientação a inovação. Já a Beta, por ter passado por dificuldades no passado, tende a ser mais conservadora e agir com mais cautela, o que implica de algum modo na capacidade de inovação. A Alfa, por sua vez, inova seguindo as diretrizes e solicitações de seus clientes. Por fim, a associação entre as temáticas inteligência de mercado e capacidades dinâmicas é positiva e pôde-se afirmar que a interação destas influenciam positivamente as organizações analisadas. |
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As temáticas inteligência de mercado e capacidades dinâmicas constituem-se em ramos de grande interesse em pesquisas nas áreas de gerenciamento estratégico, mudanças organizacionais e vantagem competitiva. Apesar do forte interesse, ambos os temas carecem de melhores explicações. Neste sentido, a compreensão de como ocorre este processo é fundamental, pois representa uma importante fonte de diferenciação competitiva para as organizações. Esta dissertação teve como objetivo geral compreender o processo de desenvolvimento de capacidades dinâmicas em empresas do setor metal mecânico que utilizam a inteligência de mercado na gestão estratégica dos negócios. Além do objetivo geral, a pesquisa teve os seguintes objetivos específicos: a) identificar os elementos utilizados pelas empresas pesquisadas para adquirir conhecimento (inteligência de mercado); b) identificar comportamentos e habilidades de mudança e inovação, rotinas e processos de busca ou inovação e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento das empresas investigadas, como forma de desenvolvimento de capacidade absortiva, adaptativa e de inovação (capacidades dinâmicas); c) determinar a relação estabelecida entre os elementos de inteligência de mercado e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas nas empresas estudadas. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Foi realizada por meio de estudo de casos múltiplos, buscando investigar detalhadamente três organizações do segmento metal mecânico. Para a coleta de dados foi realizada, primeiramente, uma pesquisa documental para compreender a trajetória das organizações. Posteriormente, foram realizadas entrevistas em profundidade com questionário semi estruturado, aplicados aos gestores que exercem cargos estratégicos nas organizações investigadas. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de discurso. Os resultados apresentaram similaridades e divergências em relação aos elementos de inteligência de mercado utilizados pelas três organizações. As capacidades dinâmicas (capacidade absortiva, adaptativa e de inovação) são desenvolvidas pelas empresas investigadas por meio de uma mescla de comportamentos e habilidades de mudança e inovação, rotinas e processos de busca ou inovação e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento. A Gama apresentou vantagem em relação às empresas Alfa e Beta, por desenvolver com maior consistência os elementos componentes e mecanismos organizacionais das capacidades dinâmicas. Concluiu-se que a Gama possui forte orientação a inovação. Já a Beta, por ter passado por dificuldades no passado, tende a ser mais conservadora e agir com mais cautela, o que implica de algum modo na capacidade de inovação. A Alfa, por sua vez, inova seguindo as diretrizes e solicitações de seus clientes. Por fim, a associação entre as temáticas inteligência de mercado e capacidades dinâmicas é positiva e pôde-se afirmar que a interação destas influenciam positivamente as organizações analisadas. |
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