Plano de marketing na empresa Peças São José

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig, Mauro A.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3272
Resumo: O mercado consumidor vem se atualizando constantemente, onde os avanços tecnológicos têm sido fundamentais para o desenvolvimento das empresas e da sociedade. Perante o cenário atual as organizações estão em constante procura pelo sucesso, o qual depende de um bom trabalho do marketing, na busca pelo crescimento com menor custo e maior valor agregado, o marketing surge como peça principal, devido à grande concorrência despojada no mercado onde a Peças São José atua. Kotler (2000) descreve o marketing como sendo o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços proporcionando o cumprimento das metas individuais e organizacionais. Para Cobra (1992), o principal papel do marketing é identificar as necessidades não satisfeitas pelos consumidores e disponibilizar ao mercado produtos que, além de satisfazer essas necessidades, tragam retorno as organizações. Diante disso, a organização Peças São José primando por competitividade e maior lucratividade, tem procurado a diferenciação no mercado. Para tanto, este estudo teve como objetivo principal, a elaboração de um plano de marketing para a empresa Peças São José, com o propósito de alavancar as vendas. Para o desenvolvimento da metodologia, foram adotados os autores Teixeira et. al (2009), Zamberlan et. al. (2014), Mattar (2002), Vergara (2007). A pesquisa foi classificada quanto à natureza como uma Pesquisa Aplicada, quanto à abordagem como qualitativa, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de campo, participante e estudo de caso. A pesquisa é caracterizada como exploratória principalmente pelo fato de a empresa em questão não possuir um plano de marketing formalizado. Considera-se um estudo de caso, pois se buscou avaliar as práticas de marketing, mesmo que informais, utilizadas pela empresa Peças São José. A realização da pesquisa se deu na organização Peças São José, com dois colaboradores em seu quadro funcional e um proprietário. A coleta de dados foi através de um questionário aplicado ao gestor da organização e observações realizadas in loco pelo pesquisador. O questionário foi respondido no mês de agosto. O passo seguinte da pesquisa foi a realização da análise dos dados que se deu de forma qualitativa por meio das respostas fornecidas pelo gestor e com base no referencial teórico construído. A Peças São José está localizada na Rua Tupinambás, sob o Nº 865, no município de Tenente Portela/RS, tem como seu principal negócio a distribuição de peças para caminhões, trabalha com toda a linha de suspensão de veículos pesados, molas, suporte de molas, lonas de freio, entre outras peças. Com o propósito de atingir o objetivo principal deste trabalho que, é elaborar um plano de marketing para a empresa em estudo, se fez um acompanhamento minucioso das estratégias utilizadas atualmente pela organização. Ao mesmo tempo foi realizada uma busca em livros, sites e demais bibliografias para se habilitar em uma análise no que tange o cruzamento de dados, ou seja, após a coleta de dados, ter uma base conceitual para entender o caso é fundamental para se conseguir analisar e propor ações de melhoria. Neste sentido, Ackoff (1974) diz que o planejamento é a fixação de um futuro desejado pela empresa e a definição de meios eficazes para alcança-lo. Para desenvolver as principais ações que definirão o plano estratégico de marketing da empresa, foi realizado um questionário com o proprietário, buscando saber a situação atual da mesma. No decorrer do estudo pôde-se perceber alguns gargalos ou pontos fracos, para os quais foram propostas algumas ações, que auxiliará na tomada de decisões. Diante disso, o resultado deste trabalho é criar ações para atingir o objetivo principal, que é desenvolver um plano estratégico de marketing para a Peças São José. Para alcançar esse objetivo, foi elaborado o plano de ação, que visa alavancar as vendas da empresa abrangendo diversas áreas, como 4P’s, análise do mercado, segmentação e posicionamento. Desta forma, se utilizou uma ferramenta muito conhecida no processo de planejamento, o 5W2H, que define o que deve ser feito, vai determinar o tempo para a execução, quem fará, onde, quanto custará e como as ações definidas serão realizadas. O planejamento pode ser definido como uma das atividades mais importantes de uma empresa, por isso ao desenvolver um planejamento é preciso ter conhecimento da causa, saber agir estrategicamente, assim, definindo as melhores ações a serem tomadas pela empresa para se obter o sucesso desejado. Analisando os resultados deste estudo chegou-se à conclusão de que houve mais pontos positivos do que negativos referentes as atividades realizadas pela empresa. É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas visando a uma maior competitividade para com a proposta da organização. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento organizacional num todo, desde o aumento nas vendas até mesmo na expansão do negócio, todos os envolvidos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. Nesta ideia, acredita-se que o proprietário e colaboradores devem estar alinhados de quais os procedimentos devem tomar para que as ações propostas neste plano sejam realizadas plenamente. Com a conclusão deste trabalho, o acadêmico acredita ter um parecer claro da situação da Peças São José e especificamente na área do marketing e após a realização das ações que constam no plano de ação, vislumbrará a alavancagem das vendas, o que com certeza é o maior desejo da organização.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPlano de marketing na empresa Peças São José2016-04-1220152016-04-12T14:13:36Z2016-04-12T14:13:36ZO mercado consumidor vem se atualizando constantemente, onde os avanços tecnológicos têm sido fundamentais para o desenvolvimento das empresas e da sociedade. Perante o cenário atual as organizações estão em constante procura pelo sucesso, o qual depende de um bom trabalho do marketing, na busca pelo crescimento com menor custo e maior valor agregado, o marketing surge como peça principal, devido à grande concorrência despojada no mercado onde a Peças São José atua. Kotler (2000) descreve o marketing como sendo o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços proporcionando o cumprimento das metas individuais e organizacionais. Para Cobra (1992), o principal papel do marketing é identificar as necessidades não satisfeitas pelos consumidores e disponibilizar ao mercado produtos que, além de satisfazer essas necessidades, tragam retorno as organizações. Diante disso, a organização Peças São José primando por competitividade e maior lucratividade, tem procurado a diferenciação no mercado. Para tanto, este estudo teve como objetivo principal, a elaboração de um plano de marketing para a empresa Peças São José, com o propósito de alavancar as vendas. Para o desenvolvimento da metodologia, foram adotados os autores Teixeira et. al (2009), Zamberlan et. al. (2014), Mattar (2002), Vergara (2007). A pesquisa foi classificada quanto à natureza como uma Pesquisa Aplicada, quanto à abordagem como qualitativa, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de campo, participante e estudo de caso. A pesquisa é caracterizada como exploratória principalmente pelo fato de a empresa em questão não possuir um plano de marketing formalizado. Considera-se um estudo de caso, pois se buscou avaliar as práticas de marketing, mesmo que informais, utilizadas pela empresa Peças São José. A realização da pesquisa se deu na organização Peças São José, com dois colaboradores em seu quadro funcional e um proprietário. A coleta de dados foi através de um questionário aplicado ao gestor da organização e observações realizadas in loco pelo pesquisador. O questionário foi respondido no mês de agosto. O passo seguinte da pesquisa foi a realização da análise dos dados que se deu de forma qualitativa por meio das respostas fornecidas pelo gestor e com base no referencial teórico construído. A Peças São José está localizada na Rua Tupinambás, sob o Nº 865, no município de Tenente Portela/RS, tem como seu principal negócio a distribuição de peças para caminhões, trabalha com toda a linha de suspensão de veículos pesados, molas, suporte de molas, lonas de freio, entre outras peças. Com o propósito de atingir o objetivo principal deste trabalho que, é elaborar um plano de marketing para a empresa em estudo, se fez um acompanhamento minucioso das estratégias utilizadas atualmente pela organização. Ao mesmo tempo foi realizada uma busca em livros, sites e demais bibliografias para se habilitar em uma análise no que tange o cruzamento de dados, ou seja, após a coleta de dados, ter uma base conceitual para entender o caso é fundamental para se conseguir analisar e propor ações de melhoria. Neste sentido, Ackoff (1974) diz que o planejamento é a fixação de um futuro desejado pela empresa e a definição de meios eficazes para alcança-lo. Para desenvolver as principais ações que definirão o plano estratégico de marketing da empresa, foi realizado um questionário com o proprietário, buscando saber a situação atual da mesma. No decorrer do estudo pôde-se perceber alguns gargalos ou pontos fracos, para os quais foram propostas algumas ações, que auxiliará na tomada de decisões. Diante disso, o resultado deste trabalho é criar ações para atingir o objetivo principal, que é desenvolver um plano estratégico de marketing para a Peças São José. Para alcançar esse objetivo, foi elaborado o plano de ação, que visa alavancar as vendas da empresa abrangendo diversas áreas, como 4P’s, análise do mercado, segmentação e posicionamento. Desta forma, se utilizou uma ferramenta muito conhecida no processo de planejamento, o 5W2H, que define o que deve ser feito, vai determinar o tempo para a execução, quem fará, onde, quanto custará e como as ações definidas serão realizadas. O planejamento pode ser definido como uma das atividades mais importantes de uma empresa, por isso ao desenvolver um planejamento é preciso ter conhecimento da causa, saber agir estrategicamente, assim, definindo as melhores ações a serem tomadas pela empresa para se obter o sucesso desejado. Analisando os resultados deste estudo chegou-se à conclusão de que houve mais pontos positivos do que negativos referentes as atividades realizadas pela empresa. É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas visando a uma maior competitividade para com a proposta da organização. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento organizacional num todo, desde o aumento nas vendas até mesmo na expansão do negócio, todos os envolvidos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. Nesta ideia, acredita-se que o proprietário e colaboradores devem estar alinhados de quais os procedimentos devem tomar para que as ações propostas neste plano sejam realizadas plenamente. Com a conclusão deste trabalho, o acadêmico acredita ter um parecer claro da situação da Peças São José e especificamente na área do marketing e após a realização das ações que constam no plano de ação, vislumbrará a alavancagem das vendas, o que com certeza é o maior desejo da organização.74 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoAutopeçasPlano estratégico de marketingPeças São JoséPlano de açãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3272DMD_hdl_123456789/3272Ludwig, Mauro A.porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20Mauro%20Augusto%20%28Usu%c3%a1rio%20Mauro%20Ludwig%29%20%28Data%2001-12-2015%2022h37m%29%20tcc%20Mauro%20%281%29.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3272/1/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20Mauro%20Augusto%20%28Usu%c3%a1rio%20Mauro%20Ludwig%29%20%28Data%2001-12-2015%2022h37m%29%20tcc%20Mauro%20%281%29.pdfapplication/pdf962331http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3272/1/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20Mauro%20Augusto%20%28Usu%c3%a1rio%20Mauro%20Ludwig%29%20%28Data%2001-12-2015%2022h37m%29%20tcc%20Mauro%20%281%29.pdf8704195b0c4b8fc1fe4bd7a2c9c487a3MD5123456789_3272_12019-01-21T12:44:54Zmail@mail.com -
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O planejamento pode ser definido como uma das atividades mais importantes de uma empresa, por isso ao desenvolver um planejamento é preciso ter conhecimento da causa, saber agir estrategicamente, assim, definindo as melhores ações a serem tomadas pela empresa para se obter o sucesso desejado. Analisando os resultados deste estudo chegou-se à conclusão de que houve mais pontos positivos do que negativos referentes as atividades realizadas pela empresa. É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas visando a uma maior competitividade para com a proposta da organização. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento organizacional num todo, desde o aumento nas vendas até mesmo na expansão do negócio, todos os envolvidos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. 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description O mercado consumidor vem se atualizando constantemente, onde os avanços tecnológicos têm sido fundamentais para o desenvolvimento das empresas e da sociedade. Perante o cenário atual as organizações estão em constante procura pelo sucesso, o qual depende de um bom trabalho do marketing, na busca pelo crescimento com menor custo e maior valor agregado, o marketing surge como peça principal, devido à grande concorrência despojada no mercado onde a Peças São José atua. Kotler (2000) descreve o marketing como sendo o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços proporcionando o cumprimento das metas individuais e organizacionais. Para Cobra (1992), o principal papel do marketing é identificar as necessidades não satisfeitas pelos consumidores e disponibilizar ao mercado produtos que, além de satisfazer essas necessidades, tragam retorno as organizações. 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Com o propósito de atingir o objetivo principal deste trabalho que, é elaborar um plano de marketing para a empresa em estudo, se fez um acompanhamento minucioso das estratégias utilizadas atualmente pela organização. Ao mesmo tempo foi realizada uma busca em livros, sites e demais bibliografias para se habilitar em uma análise no que tange o cruzamento de dados, ou seja, após a coleta de dados, ter uma base conceitual para entender o caso é fundamental para se conseguir analisar e propor ações de melhoria. Neste sentido, Ackoff (1974) diz que o planejamento é a fixação de um futuro desejado pela empresa e a definição de meios eficazes para alcança-lo. Para desenvolver as principais ações que definirão o plano estratégico de marketing da empresa, foi realizado um questionário com o proprietário, buscando saber a situação atual da mesma. No decorrer do estudo pôde-se perceber alguns gargalos ou pontos fracos, para os quais foram propostas algumas ações, que auxiliará na tomada de decisões. Diante disso, o resultado deste trabalho é criar ações para atingir o objetivo principal, que é desenvolver um plano estratégico de marketing para a Peças São José. Para alcançar esse objetivo, foi elaborado o plano de ação, que visa alavancar as vendas da empresa abrangendo diversas áreas, como 4P’s, análise do mercado, segmentação e posicionamento. Desta forma, se utilizou uma ferramenta muito conhecida no processo de planejamento, o 5W2H, que define o que deve ser feito, vai determinar o tempo para a execução, quem fará, onde, quanto custará e como as ações definidas serão realizadas. O planejamento pode ser definido como uma das atividades mais importantes de uma empresa, por isso ao desenvolver um planejamento é preciso ter conhecimento da causa, saber agir estrategicamente, assim, definindo as melhores ações a serem tomadas pela empresa para se obter o sucesso desejado. Analisando os resultados deste estudo chegou-se à conclusão de que houve mais pontos positivos do que negativos referentes as atividades realizadas pela empresa. É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas visando a uma maior competitividade para com a proposta da organização. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento organizacional num todo, desde o aumento nas vendas até mesmo na expansão do negócio, todos os envolvidos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. 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