As relações de poder e os estilos de chefia entre os gestores de uma Cooperativa de Crédito nos municípios de Panambi/RS, Ijuí e Condor/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esposito, Leticia Zimmermann
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2489
Resumo: O presente estudo refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido em um Cooperativa de Credito Y nas cidades de Panambi, Ijui e Condor localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A liderança é uma metodologia de incentivar e orientar determinado grupo para que trabalhem engajados no alcance dos objetivos propostos, Newstrom (2004). Uma liderança eficaz traz consigo muitos seguidores alguns destes futuros gestores que tomam, por exemplo, seus líderes, por isso a importância de transmitir a correta visão e aspectos necessários para boa gestão. O estilo de cada líder independente de qual seja o adotado por cada indivíduo, deve estar voltado a alcançar o sucesso da organização e o bem-estar do seu colaborador, o contentamento da equipe pelo seu próprio desempenho. Por fim este trabalho tem por objetivo estudar os estilos de chefia e a relação do poder dentro de uma instituição financeira Cooperativa, para melhor entender as primícias gerencias assim como a visão do colaborador sobre a utilização do poder na organização estudada. A pesquisa foi classificada com básica, quanto à abordagem qualitativa, exploratória, explicativa e descritiva, quanto aos objetivos. Além de bibliográfica e estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos. Referente à coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista contendo 7 questões que tratam do estilo de cada chefia, estas questões foram aplicadas a 3 gestores de diferentes unidades de atendimentos de uma Cooperativa de Crediro Y. Também foram aplicados questionários para 5 colaboradores ligados a gestão direta de cada unidade de atendimento totalizando 15 indivíduos, o questionário contendo 25 questões optativas baseados no modelo de Celinski (1994) adaptado. Os dados coletados convieram para a edificação quadros e tabelas. Os dados coletados permitiram identificar os estilos de chefias que cada gerente relatou possuir, ou seja, o estilo predominante na gestão, autocrático, democrático e liberal. É importante lembrar que o estilo descrito por cada gestor, não é o único utilizado por eles, apenas é o estilo dominante, o líder deve identificar quando um estilo diferente deve ser utilizado dependendo da necessidade do momento. Outro ponto analisado foi às bases de poder mais utilizadas pelos gerentes, sendo essas bases de poder legítimo, de perícia, de 8 coerção e recompensa, percebidas pelos colaboradores ligados a gestão de cada líder. A pesquisa revelou que a base de poder predominante é o poder legítimo, que tem pode definição o reconhecimento de uma pessoa de que a outra tem o poder legal de influenciá-la e que tem por obrigação aceitar esta influência. A média deste item não foi surpresa, devido à posição hierárquica que prova essa base de poder. Outra evidência foi que a base de poder de coerção não é utilizada pelos gestores, não sendo surpresa pela integridade dos indivíduos, valores e princípios da organização. O líder está sempre voltado ao desenvolvimento da sua equipe, principalmente em atingir resultados. Utilizar o poder para obter efeitos positivos pode ser considera uma estratégia que os gerentes devem fazer uso. O resultado obtido a partir dos questionários aplicados, referente às bases de poder que os colaboradores identificaram estar presente na administração dos gerentes. A base de poder de maior utilização entre os três gestores se deteve no poder legítimo. O gestor da unidade de Ijui se destacou em mais duas bases de poder sendo elas de perícia e recompensa. Os dois gestores de Panami e Condor ficaram com uma média mais baixa nessas mesmas bases. Conclui-se com este estudo que o estilo predominante nos gestores das unidades de atendimento é democrático. Em uma instituição financeira, assim como em qualquer outra organização, desafios surgem constantemente, cabe ao líder aconselhar e orientar a equipe para atingir a meta proposta, além de perceber e analisar se o desafio apresentado é possível de ser alcançado.
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