Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buzetto, Tatiana Ribas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5240
Resumo: O tema deste trabalho, consiste em investigar as vivências pedagógicas com os brinquedos não estruturados de meninos e meninas de uma escola de educação infantil, localizada no município de Ijuí/RS. A pesquisa está pautada na seguinte pergunta de pesquisa: Como as meninas e os meninos das turmas de maternal 2 manipulam e interagem com estes brinquedos não estruturados? O objetivo é compreender como estes meninos, e meninas desta escola de educação infantil, se relacionam os com brinquedos não estruturados. Para isso, as observações aconteceram desde o mês de março de 2017 até o final do mesmo ano, duas vezes na semana, 1 hora e 30 minutos aproximadamente cada encontro com a turma. Os resultados, a partir das observações, é possível depreender que os brinquedos não estruturados, não possui gênero de antemão, e que estes materiais possuem outras variadas vivências, que os brinquedos industrializados talvez não possam proporcionar. E que, as meninas e os meninos brincam juntos livremente, criam apartir destes objetos, brincadeiras dos mais variados tipos, sem interferência conseguem ser e fazer o que sua imaginação permitir, sem quase nenhum tipo de inferência de que isso é de menino ou de menina. Os brinquedos não estruturados envolvem a criança muito nas estratégias de pensar as brincadeiras, e por fazê-las, criam e resignificam os objetos, trabalham a motricidade fina, onde destacamos o manuseio dos objetos, o encaixe, o equilíbrio dos mesmos, fundamental para esta faixa etária, mas também, o convívio social com os outros colegas, e a imaginação, importantíssimo para a educação infantil.
id UNIJ_a70c372dc8bf23a50b892496147a11b5
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5240
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí2018-08-2720182018-08-28T00:06:25Z2018-08-28T00:06:25ZO tema deste trabalho, consiste em investigar as vivências pedagógicas com os brinquedos não estruturados de meninos e meninas de uma escola de educação infantil, localizada no município de Ijuí/RS. A pesquisa está pautada na seguinte pergunta de pesquisa: Como as meninas e os meninos das turmas de maternal 2 manipulam e interagem com estes brinquedos não estruturados? O objetivo é compreender como estes meninos, e meninas desta escola de educação infantil, se relacionam os com brinquedos não estruturados. Para isso, as observações aconteceram desde o mês de março de 2017 até o final do mesmo ano, duas vezes na semana, 1 hora e 30 minutos aproximadamente cada encontro com a turma. Os resultados, a partir das observações, é possível depreender que os brinquedos não estruturados, não possui gênero de antemão, e que estes materiais possuem outras variadas vivências, que os brinquedos industrializados talvez não possam proporcionar. E que, as meninas e os meninos brincam juntos livremente, criam apartir destes objetos, brincadeiras dos mais variados tipos, sem interferência conseguem ser e fazer o que sua imaginação permitir, sem quase nenhum tipo de inferência de que isso é de menino ou de menina. Os brinquedos não estruturados envolvem a criança muito nas estratégias de pensar as brincadeiras, e por fazê-las, criam e resignificam os objetos, trabalham a motricidade fina, onde destacamos o manuseio dos objetos, o encaixe, o equilíbrio dos mesmos, fundamental para esta faixa etária, mas também, o convívio social com os outros colegas, e a imaginação, importantíssimo para a educação infantil.35 f.Ciências da saúde.Educação física.Brinquedos não estruturados,Educação Infantil,Relações de gênero.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5240DMD_hdl_123456789/5240Buzetto, Tatiana Ribasporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTatiana%20Ribas%20Buzetto.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5240/1/Tatiana%20Ribas%20Buzetto.pdfapplication/pdf494965http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5240/1/Tatiana%20Ribas%20Buzetto.pdf8ed7f2b90d190215fa2fe323d9bdc63bMD5123456789_5240_12019-01-21T12:45:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
title Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
spellingShingle Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
Buzetto, Tatiana Ribas
Ciências da saúde.
Educação física.
Brinquedos não estruturados,
Educação Infantil,
Relações de gênero.
title_short Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
title_full Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
title_fullStr Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
title_full_unstemmed Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
title_sort Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
author Buzetto, Tatiana Ribas
author_facet Buzetto, Tatiana Ribas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buzetto, Tatiana Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Brinquedos não estruturados,
Educação Infantil,
Relações de gênero.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Brinquedos não estruturados,
Educação Infantil,
Relações de gênero.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O tema deste trabalho, consiste em investigar as vivências pedagógicas com os brinquedos não estruturados de meninos e meninas de uma escola de educação infantil, localizada no município de Ijuí/RS. A pesquisa está pautada na seguinte pergunta de pesquisa: Como as meninas e os meninos das turmas de maternal 2 manipulam e interagem com estes brinquedos não estruturados? O objetivo é compreender como estes meninos, e meninas desta escola de educação infantil, se relacionam os com brinquedos não estruturados. Para isso, as observações aconteceram desde o mês de março de 2017 até o final do mesmo ano, duas vezes na semana, 1 hora e 30 minutos aproximadamente cada encontro com a turma. Os resultados, a partir das observações, é possível depreender que os brinquedos não estruturados, não possui gênero de antemão, e que estes materiais possuem outras variadas vivências, que os brinquedos industrializados talvez não possam proporcionar. E que, as meninas e os meninos brincam juntos livremente, criam apartir destes objetos, brincadeiras dos mais variados tipos, sem interferência conseguem ser e fazer o que sua imaginação permitir, sem quase nenhum tipo de inferência de que isso é de menino ou de menina. Os brinquedos não estruturados envolvem a criança muito nas estratégias de pensar as brincadeiras, e por fazê-las, criam e resignificam os objetos, trabalham a motricidade fina, onde destacamos o manuseio dos objetos, o encaixe, o equilíbrio dos mesmos, fundamental para esta faixa etária, mas também, o convívio social com os outros colegas, e a imaginação, importantíssimo para a educação infantil.
35 f.
description O tema deste trabalho, consiste em investigar as vivências pedagógicas com os brinquedos não estruturados de meninos e meninas de uma escola de educação infantil, localizada no município de Ijuí/RS. A pesquisa está pautada na seguinte pergunta de pesquisa: Como as meninas e os meninos das turmas de maternal 2 manipulam e interagem com estes brinquedos não estruturados? O objetivo é compreender como estes meninos, e meninas desta escola de educação infantil, se relacionam os com brinquedos não estruturados. Para isso, as observações aconteceram desde o mês de março de 2017 até o final do mesmo ano, duas vezes na semana, 1 hora e 30 minutos aproximadamente cada encontro com a turma. Os resultados, a partir das observações, é possível depreender que os brinquedos não estruturados, não possui gênero de antemão, e que estes materiais possuem outras variadas vivências, que os brinquedos industrializados talvez não possam proporcionar. E que, as meninas e os meninos brincam juntos livremente, criam apartir destes objetos, brincadeiras dos mais variados tipos, sem interferência conseguem ser e fazer o que sua imaginação permitir, sem quase nenhum tipo de inferência de que isso é de menino ou de menina. Os brinquedos não estruturados envolvem a criança muito nas estratégias de pensar as brincadeiras, e por fazê-las, criam e resignificam os objetos, trabalham a motricidade fina, onde destacamos o manuseio dos objetos, o encaixe, o equilíbrio dos mesmos, fundamental para esta faixa etária, mas também, o convívio social com os outros colegas, e a imaginação, importantíssimo para a educação infantil.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-08-28T00:06:25Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-28T00:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5240
DMD_hdl_123456789/5240
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5240
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817862049792