Brinquedos não estruturados: um olhar sensível para o brincar de meninos e meninas em uma escola infantil do município de Ijuí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5240 |
Resumo: | O tema deste trabalho, consiste em investigar as vivências pedagógicas com os brinquedos não estruturados de meninos e meninas de uma escola de educação infantil, localizada no município de Ijuí/RS. A pesquisa está pautada na seguinte pergunta de pesquisa: Como as meninas e os meninos das turmas de maternal 2 manipulam e interagem com estes brinquedos não estruturados? O objetivo é compreender como estes meninos, e meninas desta escola de educação infantil, se relacionam os com brinquedos não estruturados. Para isso, as observações aconteceram desde o mês de março de 2017 até o final do mesmo ano, duas vezes na semana, 1 hora e 30 minutos aproximadamente cada encontro com a turma. Os resultados, a partir das observações, é possível depreender que os brinquedos não estruturados, não possui gênero de antemão, e que estes materiais possuem outras variadas vivências, que os brinquedos industrializados talvez não possam proporcionar. E que, as meninas e os meninos brincam juntos livremente, criam apartir destes objetos, brincadeiras dos mais variados tipos, sem interferência conseguem ser e fazer o que sua imaginação permitir, sem quase nenhum tipo de inferência de que isso é de menino ou de menina. Os brinquedos não estruturados envolvem a criança muito nas estratégias de pensar as brincadeiras, e por fazê-las, criam e resignificam os objetos, trabalham a motricidade fina, onde destacamos o manuseio dos objetos, o encaixe, o equilíbrio dos mesmos, fundamental para esta faixa etária, mas também, o convívio social com os outros colegas, e a imaginação, importantíssimo para a educação infantil. |
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O tema deste trabalho, consiste em investigar as vivências pedagógicas com os brinquedos não estruturados de meninos e meninas de uma escola de educação infantil, localizada no município de Ijuí/RS. A pesquisa está pautada na seguinte pergunta de pesquisa: Como as meninas e os meninos das turmas de maternal 2 manipulam e interagem com estes brinquedos não estruturados? O objetivo é compreender como estes meninos, e meninas desta escola de educação infantil, se relacionam os com brinquedos não estruturados. Para isso, as observações aconteceram desde o mês de março de 2017 até o final do mesmo ano, duas vezes na semana, 1 hora e 30 minutos aproximadamente cada encontro com a turma. Os resultados, a partir das observações, é possível depreender que os brinquedos não estruturados, não possui gênero de antemão, e que estes materiais possuem outras variadas vivências, que os brinquedos industrializados talvez não possam proporcionar. E que, as meninas e os meninos brincam juntos livremente, criam apartir destes objetos, brincadeiras dos mais variados tipos, sem interferência conseguem ser e fazer o que sua imaginação permitir, sem quase nenhum tipo de inferência de que isso é de menino ou de menina. Os brinquedos não estruturados envolvem a criança muito nas estratégias de pensar as brincadeiras, e por fazê-las, criam e resignificam os objetos, trabalham a motricidade fina, onde destacamos o manuseio dos objetos, o encaixe, o equilíbrio dos mesmos, fundamental para esta faixa etária, mas também, o convívio social com os outros colegas, e a imaginação, importantíssimo para a educação infantil. 35 f. |
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O tema deste trabalho, consiste em investigar as vivências pedagógicas com os brinquedos não estruturados de meninos e meninas de uma escola de educação infantil, localizada no município de Ijuí/RS. A pesquisa está pautada na seguinte pergunta de pesquisa: Como as meninas e os meninos das turmas de maternal 2 manipulam e interagem com estes brinquedos não estruturados? O objetivo é compreender como estes meninos, e meninas desta escola de educação infantil, se relacionam os com brinquedos não estruturados. Para isso, as observações aconteceram desde o mês de março de 2017 até o final do mesmo ano, duas vezes na semana, 1 hora e 30 minutos aproximadamente cada encontro com a turma. Os resultados, a partir das observações, é possível depreender que os brinquedos não estruturados, não possui gênero de antemão, e que estes materiais possuem outras variadas vivências, que os brinquedos industrializados talvez não possam proporcionar. E que, as meninas e os meninos brincam juntos livremente, criam apartir destes objetos, brincadeiras dos mais variados tipos, sem interferência conseguem ser e fazer o que sua imaginação permitir, sem quase nenhum tipo de inferência de que isso é de menino ou de menina. Os brinquedos não estruturados envolvem a criança muito nas estratégias de pensar as brincadeiras, e por fazê-las, criam e resignificam os objetos, trabalham a motricidade fina, onde destacamos o manuseio dos objetos, o encaixe, o equilíbrio dos mesmos, fundamental para esta faixa etária, mas também, o convívio social com os outros colegas, e a imaginação, importantíssimo para a educação infantil. |
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