O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2043 |
Resumo: | Nesta investigação-ação tomo o livro didático como objeto de análise para compreender como se dá a relação entre o livro, o professor e a formação docente em Ciências, a partir de uma compreensão de que processos formativos que se utilizem da reflexão como categoria formativa possam ser uma possibilidade de enfrentamento ao uso exclusivo do livro em salas de aula na produção do ensino de Ciências. Apoiado no referencial teórico da recontextualização do discurso educacional, da perspectiva histórico-cultural e dos pressupostos da investigação-ação, analiso, através da abordagem microgenética e do paradigma indiciário, um processo de formação de professores de Ciências desencadeado pela implementação de um grupo de estudos e pesquisa na área de que participam licenciandos e professores formadores de uma Universidade e professores de Ciências e Matemática da rede de educação básica do município em que se insere o Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química. A análise pormenorizada dos indícios evidencia que o processo de constituição docente foi mediado através do diálogo formativo, que levou ao desencadeamento de transformações nas atitudes dos participantes frente ao grupo, nas interações entre os sujeitos envolvidos; uma recontextualização do uso livro didático na prática dos professores em formação; possibilitou também a qualificação da discussão das temáticas nos encontros, mudanças no cenário investigado e desencadeou a retomada da autonomia dos professores participantes no grupo. Dessa análise é possível depreender que a reflexão presente nos processos formativos de professores a faz ser considerada como categoria formativa. A necessidade de instrumentos de reflexão para aperfeiçoamento dos processos formativos também é premente, entre eles aposto nas perguntas pedagógicas recorrentes nas discussões encaminhadas pelos professores formadores, qualificando o diálogo como reflexivo-formativo, e no diário de bordo como possibilidade de desenvolvimento da escrita reflexiva e investigação das práticas através das narrativas. O contexto educacional investigado e o referencial em que apoiei minhas reflexões acerca do papel da reflexão crítica em processo de formação, permitiram propor como interface do processo a expansão conceitual da investigação-ação para investigação-formação-ação. Ademais, acredito que o processo inicial acompanhado desencadeou a constituição docente por uma perspectiva dialógica, crítica e transformadora das práticas, em que a autonomia docente parece estar sendo resgatada; nisso incide o desejo de continuidade e o crédito dos professores envolvidos com o processo em continuar sua formação nesta via, o que também me faz refletir, como professor formador, na necessidade de uma articulação consistente entre formação inicial e continuada de professores, bem como no potencial da investigação-ação para o desenvolvimento de outros ciclos reflexivos no devir. |
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