O planejamento participativo e a perspectiva da transformação social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5843 |
Resumo: | O planejamento escolar abrange um vasto roteiro de concepções, ideias e fundamentos para organizar a construção da prática pedagógica do educador. Faz parte de um processo didático e inova-se a cada dia que passa. Tem um caráter processual, de continuidade, inacabado, como estratégia transformadora de realidades sociais e culturais. O planejar na realidade educacional contemporânea, perpassa questões burocráticas e documentais, direcionando seu fazer para a percepção das realidades existentes. Através do planejamento, os educadores desenvolvem o olhar sensível sobre a realidade dos seus educandos, buscando compreender seu contexto social, cultural e econômico. É um processo que desafia as relações de poder estabelecidas pela sociedade capitalista, buscando igualdade e equidade no que diz respeito às oportunidades oferecidas para os educandos. Sabe-se que a realidade ainda não alcançou estes pressupostos, uma pesquisa foi delimitada. Ela partiu de uma linha histórica do planejamento, baseando-se nos principais fundamentos que permeiam a prática de planejar e propondo um planejamento participativo que esteja engajado na transformação social dos educandos pela construção do conhecimento social, cultural e histórico. Esta pesquisa aconteceu em uma instituição de ensino da rede privada. Foram realizadas entrevistas com duas educadoras da pré-escola e observações formais e informais em reuniões de planejamento com educadoras de todas as idades na Educação Infantil. Para dialogar com a pesquisa científica os principais autores foram: Gandin (1994, 2013), Libâneo (1994, 1998), Sacristán (1998) e Padilha (2002). Um planejamento pelo viés da participação é possível quando as relações de poder deixarem de ser autoritárias, e os educadores desenvolverem uma prática democrática e cidadã que acolhe e compreende a diversidade das realidades dos educandos, formando-os na sua integralidade. Além disso, uma reflexão sobre a escolha dos conteúdos permitiu compreender que os mesmos fazem parte de um patrimônio historicamente construído pela humanidade, e, é dever do educador e da instituição de ensino propiciar os meios adequados para que seus educandos apropriem-se deste patrimônio pensando na construção de uma sociedade futura. |
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