Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Romanato, Maria Jose [UNESP], Marques, Rosebelly Neves [UNESP], Lemes, Sebastião de Souza [UNESP], Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi9_artigo6.pdf
http://hdl.handle.net/11449/124710
Resumo: Este texto discorre sobre diferentes concepções de avaliação, que, uma vez materializadas nos instrumentos, devem possibilitar reflexões sobre o estado do objeto avaliado e sobre as práticas educativas que promovem mudanças ou se perpetuam pela reprodução. Destaca a questão do uso de indicadores de forma crítica e busca, nos argumentos que fundamentam essa criticidade, o respaldo para reorientar a gestão educativa. Nesse sentido, discute a intencionalidade da avaliação institucional e dos programas de avaliação de resultados dos sistemas de ensino. Oferece ainda algumas pistas para que, na perspectiva da gestão, as ações avaliativas, pelo seu potencial regulador, tenham participação efetiva na qualificação dos processos educativos. A avaliação, enquanto instrumento de regulação do processo de gestão, o reconstrói.
id UNSP_898d8bd47d66127b7da51d694459293b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124710
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação socialAdministração escolarAvaliaçãoGestãoTransformação socialEste texto discorre sobre diferentes concepções de avaliação, que, uma vez materializadas nos instrumentos, devem possibilitar reflexões sobre o estado do objeto avaliado e sobre as práticas educativas que promovem mudanças ou se perpetuam pela reprodução. Destaca a questão do uso de indicadores de forma crítica e busca, nos argumentos que fundamentam essa criticidade, o respaldo para reorientar a gestão educativa. Nesse sentido, discute a intencionalidade da avaliação institucional e dos programas de avaliação de resultados dos sistemas de ensino. Oferece ainda algumas pistas para que, na perspectiva da gestão, as ações avaliativas, pelo seu potencial regulador, tenham participação efetiva na qualificação dos processos educativos. A avaliação, enquanto instrumento de regulação do processo de gestão, o reconstrói.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, CAIXA POSTAL 174, Campus Vile, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, CAIXA POSTAL 174, Campus Vile, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP]Romanato, Maria Jose [UNESP]Marques, Rosebelly Neves [UNESP]Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]Ribeiro, Ricardo [UNESP]2015-07-15T18:27:32Z2015-07-15T18:27:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-9application/pdfhttp://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi9_artigo6.pdfPolítica e Gestão Educacional, v. 9, p. 1-9, 2010.1519-9029http://hdl.handle.net/11449/124710ISSN1519-9029-2010-09-01-09.pdf62340850194139490000-0002-7478-4835Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPolítica e Gestão Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124710Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:35:48.923985Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
title Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
spellingShingle Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP]
Administração escolar
Avaliação
Gestão
Transformação social
title_short Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
title_full Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
title_fullStr Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
title_full_unstemmed Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
title_sort Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
author Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP]
author_facet Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP]
Romanato, Maria Jose [UNESP]
Marques, Rosebelly Neves [UNESP]
Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Ribeiro, Ricardo [UNESP]
author_role author
author2 Romanato, Maria Jose [UNESP]
Marques, Rosebelly Neves [UNESP]
Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Ribeiro, Ricardo [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP]
Romanato, Maria Jose [UNESP]
Marques, Rosebelly Neves [UNESP]
Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Ribeiro, Ricardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Avaliação
Gestão
Transformação social
topic Administração escolar
Avaliação
Gestão
Transformação social
description Este texto discorre sobre diferentes concepções de avaliação, que, uma vez materializadas nos instrumentos, devem possibilitar reflexões sobre o estado do objeto avaliado e sobre as práticas educativas que promovem mudanças ou se perpetuam pela reprodução. Destaca a questão do uso de indicadores de forma crítica e busca, nos argumentos que fundamentam essa criticidade, o respaldo para reorientar a gestão educativa. Nesse sentido, discute a intencionalidade da avaliação institucional e dos programas de avaliação de resultados dos sistemas de ensino. Oferece ainda algumas pistas para que, na perspectiva da gestão, as ações avaliativas, pelo seu potencial regulador, tenham participação efetiva na qualificação dos processos educativos. A avaliação, enquanto instrumento de regulação do processo de gestão, o reconstrói.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-07-15T18:27:32Z
2015-07-15T18:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi9_artigo6.pdf
Política e Gestão Educacional, v. 9, p. 1-9, 2010.
1519-9029
http://hdl.handle.net/11449/124710
ISSN1519-9029-2010-09-01-09.pdf
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
url http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi9_artigo6.pdf
http://hdl.handle.net/11449/124710
identifier_str_mv Política e Gestão Educacional, v. 9, p. 1-9, 2010.
1519-9029
ISSN1519-9029-2010-09-01-09.pdf
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Política e Gestão Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-9
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129441824505856