Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Romanato, Maria Jose [UNESP], Marques, Rosebelly Neves [UNESP], Lemes, Sebastião de Souza [UNESP], Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi9_artigo6.pdf
http://hdl.handle.net/11449/124710
Resumo: Este texto discorre sobre diferentes concepções de avaliação, que, uma vez materializadas nos instrumentos, devem possibilitar reflexões sobre o estado do objeto avaliado e sobre as práticas educativas que promovem mudanças ou se perpetuam pela reprodução. Destaca a questão do uso de indicadores de forma crítica e busca, nos argumentos que fundamentam essa criticidade, o respaldo para reorientar a gestão educativa. Nesse sentido, discute a intencionalidade da avaliação institucional e dos programas de avaliação de resultados dos sistemas de ensino. Oferece ainda algumas pistas para que, na perspectiva da gestão, as ações avaliativas, pelo seu potencial regulador, tenham participação efetiva na qualificação dos processos educativos. A avaliação, enquanto instrumento de regulação do processo de gestão, o reconstrói.
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