Segmentação de mercado com clientes do Salão Essência da Beleza Coiffeur

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Dione Boger
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2594
Resumo: Este estudo constitui-se no Trabalho de Conclusão de Curso de Administração – Bacharelado, tendo como objetivo principal identificar o perfil e as necessidades dos clientes do Salão Essência da Beleza Coiffeur, na busca de encontrar fatores relevantes para a fidelização, diante das variáveis que os mesmos levam em consideração ao utilizar este serviço. As teorias que serviram de base para o estudo, no que tange à Segmentação de Mercado, foram a Segmentação Comportamental e a Segmentação Demográfica. A pesquisa quanto aos seus procedimentos técnicos foi caracterizada como: bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Sendo aplicados trinta e um questionários direcionados aos clientes do Salão Essência da Beleza Coiffeur. Ao tabelar os dados foi possível fazer uma análise das características e do comportamento dos consumidores e as estratégias de marketing usadas pela empresa na busca da fidelização dos seus clientes. A percepção dos consumidores quanto à qualidade de serviços utilizados mostra que estes encontram-se satisfeitos. A procura pelos serviços do salão concentram-se nos finais de semana e com uma frequência de uma vez ao mês. Em relação à renda, os clientes enquadram-se, conforme critério do IBGE (2014) para definição de classes sociais, nas classes C, D e E. Quanto aos preços praticados pelo Salão Essência da Beleza Coiffeur, os clientes sentem-se satisfeitos. Decisões de preços devem levar em conta as percepções dos clientes sobre o valor de uma troca. Isso significa que uma pesquisa de marketing é necessária para descobrir as percepções de valor e preço dos clientes (CHURCHILL Jr.; PETER, 2000). A escolha dos clientes pelo Salão Essência da Beleza Coiffeur se deu em boa parte por indicação de um amigo. De acordo com Corrêa (2006, p. 87): “um cliente fiel será um cliente retido, frequente, que mais do que apenas voltar, será em agente de marketing da empresa, fazendo a propaganda boca a boca da empresa e divulgando sua satisfação em círculo e influenciam auxiliando a ampliar a conquista de novos clientes”. Observa-se que os consumidores não são totalmente fiéis, frequentando outros salões de beleza, mesmo assim consegue-se manter certo nível de fidelização, pois conforme pesquisa 35,48% dos seus clientes são mais de quatro anos. Por fim, os resultados indicam a necessidade de manter a qualidade nos serviços, atendimento e atualização em novas tecnologias na área de estética e beleza, pois a variável qualidade esteve presente nas respostas dos consumidores quanto ao atendimento, serviços prestados e tipos de serviços oferecidos.
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description Este estudo constitui-se no Trabalho de Conclusão de Curso de Administração – Bacharelado, tendo como objetivo principal identificar o perfil e as necessidades dos clientes do Salão Essência da Beleza Coiffeur, na busca de encontrar fatores relevantes para a fidelização, diante das variáveis que os mesmos levam em consideração ao utilizar este serviço. As teorias que serviram de base para o estudo, no que tange à Segmentação de Mercado, foram a Segmentação Comportamental e a Segmentação Demográfica. A pesquisa quanto aos seus procedimentos técnicos foi caracterizada como: bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Sendo aplicados trinta e um questionários direcionados aos clientes do Salão Essência da Beleza Coiffeur. Ao tabelar os dados foi possível fazer uma análise das características e do comportamento dos consumidores e as estratégias de marketing usadas pela empresa na busca da fidelização dos seus clientes. A percepção dos consumidores quanto à qualidade de serviços utilizados mostra que estes encontram-se satisfeitos. A procura pelos serviços do salão concentram-se nos finais de semana e com uma frequência de uma vez ao mês. Em relação à renda, os clientes enquadram-se, conforme critério do IBGE (2014) para definição de classes sociais, nas classes C, D e E. Quanto aos preços praticados pelo Salão Essência da Beleza Coiffeur, os clientes sentem-se satisfeitos. Decisões de preços devem levar em conta as percepções dos clientes sobre o valor de uma troca. Isso significa que uma pesquisa de marketing é necessária para descobrir as percepções de valor e preço dos clientes (CHURCHILL Jr.; PETER, 2000). A escolha dos clientes pelo Salão Essência da Beleza Coiffeur se deu em boa parte por indicação de um amigo. De acordo com Corrêa (2006, p. 87): “um cliente fiel será um cliente retido, frequente, que mais do que apenas voltar, será em agente de marketing da empresa, fazendo a propaganda boca a boca da empresa e divulgando sua satisfação em círculo e influenciam auxiliando a ampliar a conquista de novos clientes”. Observa-se que os consumidores não são totalmente fiéis, frequentando outros salões de beleza, mesmo assim consegue-se manter certo nível de fidelização, pois conforme pesquisa 35,48% dos seus clientes são mais de quatro anos. Por fim, os resultados indicam a necessidade de manter a qualidade nos serviços, atendimento e atualização em novas tecnologias na área de estética e beleza, pois a variável qualidade esteve presente nas respostas dos consumidores quanto ao atendimento, serviços prestados e tipos de serviços oferecidos.
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