“Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, José Rogério
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4992
Resumo: Este estudo reflete a filosofia que Gianni Vattimo denominou pensamento fraco, no qual está incluída a problemática acerca da vocação niilista da hermenêutica, ao pressupor a ideia de que, a hermenêutica, deve orientar-se a partir do reconhecimento do sujeito ao assumir uma postura niilista ativa, ou seja, que cada experiência de verdade seja uma articulação interpretativa de uma pré-compreensão na qual somos colocados pelo fato mesmo de existirmos enquanto seres-no-mundo. Neste caso, o niilismo é interpretação e não descrição de um estado de fato. Ademais, e não menos importante, aborda-se seus desdobramentos políticos e educacionais, em que se reflete amiúde a abordagem do respetivo estudo orientando-se a partir da perspectiva de situar a hermenêutica como paradigma para a educação, na tentativa de, a partir de Vattimo, refletir sobre a passagem do plano epistemológico para o plano hermenêutico, tal qual o mesmo sugere.
id UNIJ_b46fa72295fba6d839bcbaff1bd96e55
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4992
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis“Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo2018-05-0720152018-05-08T00:19:24Z2018-05-08T00:19:24ZEste estudo reflete a filosofia que Gianni Vattimo denominou pensamento fraco, no qual está incluída a problemática acerca da vocação niilista da hermenêutica, ao pressupor a ideia de que, a hermenêutica, deve orientar-se a partir do reconhecimento do sujeito ao assumir uma postura niilista ativa, ou seja, que cada experiência de verdade seja uma articulação interpretativa de uma pré-compreensão na qual somos colocados pelo fato mesmo de existirmos enquanto seres-no-mundo. Neste caso, o niilismo é interpretação e não descrição de um estado de fato. Ademais, e não menos importante, aborda-se seus desdobramentos políticos e educacionais, em que se reflete amiúde a abordagem do respetivo estudo orientando-se a partir da perspectiva de situar a hermenêutica como paradigma para a educação, na tentativa de, a partir de Vattimo, refletir sobre a passagem do plano epistemológico para o plano hermenêutico, tal qual o mesmo sugere.83 f.Ciências humanas.Educação.Pensamento fraco.Hermenêutica.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4992DMD_hdl_123456789/4992Rigo, José Rogérioporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJos%c3%a9%20Rog%c3%a9rio%20Rigo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4992/1/Jos%c3%a9%20Rog%c3%a9rio%20Rigo.pdfapplication/pdf732132http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4992/1/Jos%c3%a9%20Rog%c3%a9rio%20Rigo.pdfc6999f39f213857ddc25ec068034985bMD5123456789_4992_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
title “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
spellingShingle “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
Rigo, José Rogério
Ciências humanas.
Educação.
Pensamento fraco.
Hermenêutica.
title_short “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
title_full “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
title_fullStr “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
title_full_unstemmed “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
title_sort “Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
author Rigo, José Rogério
author_facet Rigo, José Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, José Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Pensamento fraco.
Hermenêutica.
topic Ciências humanas.
Educação.
Pensamento fraco.
Hermenêutica.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo reflete a filosofia que Gianni Vattimo denominou pensamento fraco, no qual está incluída a problemática acerca da vocação niilista da hermenêutica, ao pressupor a ideia de que, a hermenêutica, deve orientar-se a partir do reconhecimento do sujeito ao assumir uma postura niilista ativa, ou seja, que cada experiência de verdade seja uma articulação interpretativa de uma pré-compreensão na qual somos colocados pelo fato mesmo de existirmos enquanto seres-no-mundo. Neste caso, o niilismo é interpretação e não descrição de um estado de fato. Ademais, e não menos importante, aborda-se seus desdobramentos políticos e educacionais, em que se reflete amiúde a abordagem do respetivo estudo orientando-se a partir da perspectiva de situar a hermenêutica como paradigma para a educação, na tentativa de, a partir de Vattimo, refletir sobre a passagem do plano epistemológico para o plano hermenêutico, tal qual o mesmo sugere.
83 f.
description Este estudo reflete a filosofia que Gianni Vattimo denominou pensamento fraco, no qual está incluída a problemática acerca da vocação niilista da hermenêutica, ao pressupor a ideia de que, a hermenêutica, deve orientar-se a partir do reconhecimento do sujeito ao assumir uma postura niilista ativa, ou seja, que cada experiência de verdade seja uma articulação interpretativa de uma pré-compreensão na qual somos colocados pelo fato mesmo de existirmos enquanto seres-no-mundo. Neste caso, o niilismo é interpretação e não descrição de um estado de fato. Ademais, e não menos importante, aborda-se seus desdobramentos políticos e educacionais, em que se reflete amiúde a abordagem do respetivo estudo orientando-se a partir da perspectiva de situar a hermenêutica como paradigma para a educação, na tentativa de, a partir de Vattimo, refletir sobre a passagem do plano epistemológico para o plano hermenêutico, tal qual o mesmo sugere.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2018-05-08T00:19:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T00:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4992
DMD_hdl_123456789/4992
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4992
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416637220716544