Análise da capacidade de carga e recalque de solo residual da cidade de Santa Rosa - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3415 |
Resumo: | O conhecimento da resistência do solo para uso em fundações é um dos principais desafios para a Engenharia de Fundações, sendo que uma das formas para lograr êxito neste aspecto é a realização de ensaios de placa em solos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a capacidade de carga e recalque de um solo residual da cidade de Santa Rosa – RS, típico da região noroeste do Rio Grande do Sul. Foram realizados ensaios utilizando dois tamanhos de placa, 48 e 80 cm, para obter o comportamento real do solo. A partir de ensaios de laboratório de caracterização classificou-se o solo pelo sistema unificado de classificação, método rodoviário e MCT, além da obtenção de características de compactação e suporte do solo. Complementarmente efetuou-se sondagem SPT para conhecer o perfil geotécnico do local do ensaio. Os resultados são apresentados e diversas análises são realizadas para comparar os valores de tensão admissível estimados por diversos métodos, teóricos, empíricos e semiempíricos. A análise considera que para este solo existe uma convergência forte de valores de tensão admissível pelos critérios de Boston, do diâmetro divisível por trinta, de Terzaghi e o limite superior de Ruver (2006). |
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O conhecimento da resistência do solo para uso em fundações é um dos principais desafios para a Engenharia de Fundações, sendo que uma das formas para lograr êxito neste aspecto é a realização de ensaios de placa em solos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a capacidade de carga e recalque de um solo residual da cidade de Santa Rosa – RS, típico da região noroeste do Rio Grande do Sul. Foram realizados ensaios utilizando dois tamanhos de placa, 48 e 80 cm, para obter o comportamento real do solo. A partir de ensaios de laboratório de caracterização classificou-se o solo pelo sistema unificado de classificação, método rodoviário e MCT, além da obtenção de características de compactação e suporte do solo. Complementarmente efetuou-se sondagem SPT para conhecer o perfil geotécnico do local do ensaio. Os resultados são apresentados e diversas análises são realizadas para comparar os valores de tensão admissível estimados por diversos métodos, teóricos, empíricos e semiempíricos. A análise considera que para este solo existe uma convergência forte de valores de tensão admissível pelos critérios de Boston, do diâmetro divisível por trinta, de Terzaghi e o limite superior de Ruver (2006). 83 f. |
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O conhecimento da resistência do solo para uso em fundações é um dos principais desafios para a Engenharia de Fundações, sendo que uma das formas para lograr êxito neste aspecto é a realização de ensaios de placa em solos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a capacidade de carga e recalque de um solo residual da cidade de Santa Rosa – RS, típico da região noroeste do Rio Grande do Sul. Foram realizados ensaios utilizando dois tamanhos de placa, 48 e 80 cm, para obter o comportamento real do solo. A partir de ensaios de laboratório de caracterização classificou-se o solo pelo sistema unificado de classificação, método rodoviário e MCT, além da obtenção de características de compactação e suporte do solo. Complementarmente efetuou-se sondagem SPT para conhecer o perfil geotécnico do local do ensaio. Os resultados são apresentados e diversas análises são realizadas para comparar os valores de tensão admissível estimados por diversos métodos, teóricos, empíricos e semiempíricos. A análise considera que para este solo existe uma convergência forte de valores de tensão admissível pelos critérios de Boston, do diâmetro divisível por trinta, de Terzaghi e o limite superior de Ruver (2006). |
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