Estudo da capacidade de carga e recalque de solo residual da cidade de Palmeira das Missões - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4700 |
Resumo: | Este trabalho propõe-se a um estudo sobre o comportamento da capacidade de carga e recalque de solo residual, na cidade de Palmeira das Missões, através da realização de ensaios de placa, utilizando-se placas de 48 e 80 cm de diâmetro. Objetiva-se comparar os valores das tensões, admissível e ruptura, e recalques obtidos nos ensaios de placa com os obtidos de métodos teóricos e semi-empíricos de solo da cidade de Palmeira das Missões. A representação dos resultados dos ensaios se dará através de curvas tensão versus recalque, conforme os ensaios de carregamento de placa executados e interpretados de acordo pela NBR 6489/1984. Além disso, realizaram-se ensaios de laboratório de caracterização geotécnica, com o objetivo de se ter um conhecimento mais aprofundado e aprimorado das propriedades e das características do solo analisado, através dos ensaios do sistema unificado de classificação de solos (SUCS), método rodoviário (HBR) e MCT, sendo este último como um dado complementar a um estudo já realizado na região. Ainda foram realizados ensaios de compactação e suporte do solo. Outro ensaio realizado, complementar aos anteriores citados, foi o ensaio de investigação geotécnica do subsolo, conhecido como ensaio SPT, a fim de identificar e analisar propriedades específicas do reconhecimento do perfil e das camadas do subsolo, para obtenção dos índices de resistência à penetração do solo NSPT. Através dos ensaios de placa, obtiveram-se dados de campo para efetuar as estimativas de tensões de admissíveis e recalques. Por fim, serão apresentados os resultados e análises realizadas, bem como as comparações dos valores da tensão admissível estimados pelos métodos teóricos e semi-empíricos. A análise do solo verificou-se uma convergência para os valores de tensão admissível pelo critério de Ruver e Consoli Médio, como também para os recalques, sendo para ambos os ensaios realizados nas placas de 48 e 80 cm de diâmetro, respectivamente. |
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Este trabalho propõe-se a um estudo sobre o comportamento da capacidade de carga e recalque de solo residual, na cidade de Palmeira das Missões, através da realização de ensaios de placa, utilizando-se placas de 48 e 80 cm de diâmetro. Objetiva-se comparar os valores das tensões, admissível e ruptura, e recalques obtidos nos ensaios de placa com os obtidos de métodos teóricos e semi-empíricos de solo da cidade de Palmeira das Missões. A representação dos resultados dos ensaios se dará através de curvas tensão versus recalque, conforme os ensaios de carregamento de placa executados e interpretados de acordo pela NBR 6489/1984. Além disso, realizaram-se ensaios de laboratório de caracterização geotécnica, com o objetivo de se ter um conhecimento mais aprofundado e aprimorado das propriedades e das características do solo analisado, através dos ensaios do sistema unificado de classificação de solos (SUCS), método rodoviário (HBR) e MCT, sendo este último como um dado complementar a um estudo já realizado na região. Ainda foram realizados ensaios de compactação e suporte do solo. Outro ensaio realizado, complementar aos anteriores citados, foi o ensaio de investigação geotécnica do subsolo, conhecido como ensaio SPT, a fim de identificar e analisar propriedades específicas do reconhecimento do perfil e das camadas do subsolo, para obtenção dos índices de resistência à penetração do solo NSPT. Através dos ensaios de placa, obtiveram-se dados de campo para efetuar as estimativas de tensões de admissíveis e recalques. Por fim, serão apresentados os resultados e análises realizadas, bem como as comparações dos valores da tensão admissível estimados pelos métodos teóricos e semi-empíricos. A análise do solo verificou-se uma convergência para os valores de tensão admissível pelo critério de Ruver e Consoli Médio, como também para os recalques, sendo para ambos os ensaios realizados nas placas de 48 e 80 cm de diâmetro, respectivamente. 104 f. |
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Este trabalho propõe-se a um estudo sobre o comportamento da capacidade de carga e recalque de solo residual, na cidade de Palmeira das Missões, através da realização de ensaios de placa, utilizando-se placas de 48 e 80 cm de diâmetro. Objetiva-se comparar os valores das tensões, admissível e ruptura, e recalques obtidos nos ensaios de placa com os obtidos de métodos teóricos e semi-empíricos de solo da cidade de Palmeira das Missões. A representação dos resultados dos ensaios se dará através de curvas tensão versus recalque, conforme os ensaios de carregamento de placa executados e interpretados de acordo pela NBR 6489/1984. Além disso, realizaram-se ensaios de laboratório de caracterização geotécnica, com o objetivo de se ter um conhecimento mais aprofundado e aprimorado das propriedades e das características do solo analisado, através dos ensaios do sistema unificado de classificação de solos (SUCS), método rodoviário (HBR) e MCT, sendo este último como um dado complementar a um estudo já realizado na região. Ainda foram realizados ensaios de compactação e suporte do solo. Outro ensaio realizado, complementar aos anteriores citados, foi o ensaio de investigação geotécnica do subsolo, conhecido como ensaio SPT, a fim de identificar e analisar propriedades específicas do reconhecimento do perfil e das camadas do subsolo, para obtenção dos índices de resistência à penetração do solo NSPT. Através dos ensaios de placa, obtiveram-se dados de campo para efetuar as estimativas de tensões de admissíveis e recalques. Por fim, serão apresentados os resultados e análises realizadas, bem como as comparações dos valores da tensão admissível estimados pelos métodos teóricos e semi-empíricos. A análise do solo verificou-se uma convergência para os valores de tensão admissível pelo critério de Ruver e Consoli Médio, como também para os recalques, sendo para ambos os ensaios realizados nas placas de 48 e 80 cm de diâmetro, respectivamente. |
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