A concepção psicanalítica e a clínica infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heuser, Carla Beatriz Dreher
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3421
Resumo: O presente trabalho monográfico visa a apresentar como a clínica psicanalítica infantil se desenvolveu. Para tanto, iniciamos o percurso da pesquisa apresentando o processo de subjetivação psíquica do sujeito, sendo que num primeiro momento tratamos da questão dos pais desejarem ter um filho/filha e a consequente apropriação da função materna e paterna. Analisou-se, também, o estádio do espelho como constituição do Eu e dissolução do complexo de Édipo e de castração, cujas conseqüências resultam na fundamentação da identidade sexual futura. Num segundo momento nos ocupamos de mostrar a grande importância que o fenômeno da relação transferencial, tem sobre o tratamento psicanalítico infantil, para, então, tratar das questões que envolvem a clínica psicanalítica infantil e o lugar do brincar nela. Mostramos as especificidades da clínica infantil, e de como alguns psicanalistas se dedicaram na prática e teoricamente com a psicanálise de crianças. Finalizamos esta pesquisa por meio da apresentação de um caso clínico, ilustrando o fenômeno do brincar na clínica e a abordagem interpretativa do analista.
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