A concepção psicanalítica e a clínica infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3421 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico visa a apresentar como a clínica psicanalítica infantil se desenvolveu. Para tanto, iniciamos o percurso da pesquisa apresentando o processo de subjetivação psíquica do sujeito, sendo que num primeiro momento tratamos da questão dos pais desejarem ter um filho/filha e a consequente apropriação da função materna e paterna. Analisou-se, também, o estádio do espelho como constituição do Eu e dissolução do complexo de Édipo e de castração, cujas conseqüências resultam na fundamentação da identidade sexual futura. Num segundo momento nos ocupamos de mostrar a grande importância que o fenômeno da relação transferencial, tem sobre o tratamento psicanalítico infantil, para, então, tratar das questões que envolvem a clínica psicanalítica infantil e o lugar do brincar nela. Mostramos as especificidades da clínica infantil, e de como alguns psicanalistas se dedicaram na prática e teoricamente com a psicanálise de crianças. Finalizamos esta pesquisa por meio da apresentação de um caso clínico, ilustrando o fenômeno do brincar na clínica e a abordagem interpretativa do analista. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA concepção psicanalítica e a clínica infantil2016-04-2920162016-04-29T18:43:16Z2016-04-29T18:43:16ZO presente trabalho monográfico visa a apresentar como a clínica psicanalítica infantil se desenvolveu. Para tanto, iniciamos o percurso da pesquisa apresentando o processo de subjetivação psíquica do sujeito, sendo que num primeiro momento tratamos da questão dos pais desejarem ter um filho/filha e a consequente apropriação da função materna e paterna. Analisou-se, também, o estádio do espelho como constituição do Eu e dissolução do complexo de Édipo e de castração, cujas conseqüências resultam na fundamentação da identidade sexual futura. Num segundo momento nos ocupamos de mostrar a grande importância que o fenômeno da relação transferencial, tem sobre o tratamento psicanalítico infantil, para, então, tratar das questões que envolvem a clínica psicanalítica infantil e o lugar do brincar nela. Mostramos as especificidades da clínica infantil, e de como alguns psicanalistas se dedicaram na prática e teoricamente com a psicanálise de crianças. Finalizamos esta pesquisa por meio da apresentação de um caso clínico, ilustrando o fenômeno do brincar na clínica e a abordagem interpretativa do analista.41 f.Ciências HumanasPsicologiaCriançaSujeitoBrincarInconscientehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3421DMD_hdl_123456789/3421Heuser, Carla Beatriz Dreherporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA%20CARLA%20HEUSER.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3421/1/MONOGRAFIA%20CARLA%20HEUSER.pdfapplication/pdf402141http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3421/1/MONOGRAFIA%20CARLA%20HEUSER.pdf49fa0c651259e7754f6524d500b8b424MD5123456789_3421_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com - |
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O presente trabalho monográfico visa a apresentar como a clínica psicanalítica infantil se desenvolveu. Para tanto, iniciamos o percurso da pesquisa apresentando o processo de subjetivação psíquica do sujeito, sendo que num primeiro momento tratamos da questão dos pais desejarem ter um filho/filha e a consequente apropriação da função materna e paterna. Analisou-se, também, o estádio do espelho como constituição do Eu e dissolução do complexo de Édipo e de castração, cujas conseqüências resultam na fundamentação da identidade sexual futura. Num segundo momento nos ocupamos de mostrar a grande importância que o fenômeno da relação transferencial, tem sobre o tratamento psicanalítico infantil, para, então, tratar das questões que envolvem a clínica psicanalítica infantil e o lugar do brincar nela. Mostramos as especificidades da clínica infantil, e de como alguns psicanalistas se dedicaram na prática e teoricamente com a psicanálise de crianças. Finalizamos esta pesquisa por meio da apresentação de um caso clínico, ilustrando o fenômeno do brincar na clínica e a abordagem interpretativa do analista. |
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