Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prauchner, Monique Lais
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4225
Resumo: A qualidade na prestação de serviços contábeis tem um papel fundamental no dia-a-dia das organizações, pois constitui-se em área de apoio a produção e interpretação de informações que podem auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisão, sendo assim, entende ser este profissional bastante relevante na gestão das organizações. Nesse sentido o objetivo deste estudo foi identificar como a definição de um checklist para a realização dos procedimentos necessários a prestação de serviços pode auxiliar na gestão de uma organização contábil. Para tanto, no intuito de aprofundar o conhecimento a respeito do tema, foram apresentados conceitos acerca da contabilidade, seus usuários e objetivos, o profissional da contabilidade, a organização contábil e sobre a qualidade na prestação de serviços contábeis. Esta investigação constituiu-se de um estudo de caso, com abordagem de caráter qualitativa, uma vez que não foram utilizados cálculos estatísticos para analisar o problema, apenas trabalha com dados qualitativos, isto é, trabalha com informações coletadas pelo pesquisador. Os achados indicam que o checklist proposto no estudo permite aos gestores do escritório um acompanhamento estreito das atividades rotineiras (mensal, trimestral e anual) realizadas em cada departamento da organização contábil, quando os serviços são realizados para os clientes, permitindo assim melhor organização, bem como inibe a possibilidade de erros ou esquecimento de alguma obrigação que o atraso ou não realização implica em multas, influenciando os resultados econômicos e financeiros, assim como a reputação da organização contábil. Por fim o presente trabalho procurou evidenciar que o contador é um profissional envolvido com diversas obrigações e deveres, e para isto precisa estar muito capacitado para exercer sua função e a partir de um controle organizado de suas atividades, pode melhorar sua reputação frente a esse mercado de atuação concorrida, o que permite prestar serviços de qualidade, atrair clientes, visto que pode promover o crescimento do patrimônio e resultados das empresas clientes, disponibilizando aos usuários, informações confiáveis necessárias ao processo decisório, assim como melhorar os resultados da própria organização contábil prestadora de serviço.
id UNIJ_c3fa0228fd428e0e4bd57a2ea55bc796
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4225
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisChecklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil2017-07-2420162017-07-24T17:40:52Z2017-07-24T17:40:52ZA qualidade na prestação de serviços contábeis tem um papel fundamental no dia-a-dia das organizações, pois constitui-se em área de apoio a produção e interpretação de informações que podem auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisão, sendo assim, entende ser este profissional bastante relevante na gestão das organizações. Nesse sentido o objetivo deste estudo foi identificar como a definição de um checklist para a realização dos procedimentos necessários a prestação de serviços pode auxiliar na gestão de uma organização contábil. Para tanto, no intuito de aprofundar o conhecimento a respeito do tema, foram apresentados conceitos acerca da contabilidade, seus usuários e objetivos, o profissional da contabilidade, a organização contábil e sobre a qualidade na prestação de serviços contábeis. Esta investigação constituiu-se de um estudo de caso, com abordagem de caráter qualitativa, uma vez que não foram utilizados cálculos estatísticos para analisar o problema, apenas trabalha com dados qualitativos, isto é, trabalha com informações coletadas pelo pesquisador. Os achados indicam que o checklist proposto no estudo permite aos gestores do escritório um acompanhamento estreito das atividades rotineiras (mensal, trimestral e anual) realizadas em cada departamento da organização contábil, quando os serviços são realizados para os clientes, permitindo assim melhor organização, bem como inibe a possibilidade de erros ou esquecimento de alguma obrigação que o atraso ou não realização implica em multas, influenciando os resultados econômicos e financeiros, assim como a reputação da organização contábil. Por fim o presente trabalho procurou evidenciar que o contador é um profissional envolvido com diversas obrigações e deveres, e para isto precisa estar muito capacitado para exercer sua função e a partir de um controle organizado de suas atividades, pode melhorar sua reputação frente a esse mercado de atuação concorrida, o que permite prestar serviços de qualidade, atrair clientes, visto que pode promover o crescimento do patrimônio e resultados das empresas clientes, disponibilizando aos usuários, informações confiáveis necessárias ao processo decisório, assim como melhorar os resultados da própria organização contábil prestadora de serviço.64 f.Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisQualidade dos serviços contábeisSatisfação dos clientesChecklisthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4225DMD_hdl_123456789/4225Prauchner, Monique Laisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonique%20Lais%20Prauchner.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4225/1/Monique%20Lais%20Prauchner.pdfapplication/pdf833218http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4225/1/Monique%20Lais%20Prauchner.pdf610c8cee75bb1a45268b7dd1b43b1be4MD5123456789_4225_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
title Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
spellingShingle Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
Prauchner, Monique Lais
Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Qualidade dos serviços contábeis
Satisfação dos clientes
Checklist
title_short Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
title_full Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
title_fullStr Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
title_full_unstemmed Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
title_sort Checklist para procedimentos de prestação de serviços para auxiliar na gestão de uma organização contábil
author Prauchner, Monique Lais
author_facet Prauchner, Monique Lais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prauchner, Monique Lais
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Qualidade dos serviços contábeis
Satisfação dos clientes
Checklist
topic Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis
Qualidade dos serviços contábeis
Satisfação dos clientes
Checklist
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A qualidade na prestação de serviços contábeis tem um papel fundamental no dia-a-dia das organizações, pois constitui-se em área de apoio a produção e interpretação de informações que podem auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisão, sendo assim, entende ser este profissional bastante relevante na gestão das organizações. Nesse sentido o objetivo deste estudo foi identificar como a definição de um checklist para a realização dos procedimentos necessários a prestação de serviços pode auxiliar na gestão de uma organização contábil. Para tanto, no intuito de aprofundar o conhecimento a respeito do tema, foram apresentados conceitos acerca da contabilidade, seus usuários e objetivos, o profissional da contabilidade, a organização contábil e sobre a qualidade na prestação de serviços contábeis. Esta investigação constituiu-se de um estudo de caso, com abordagem de caráter qualitativa, uma vez que não foram utilizados cálculos estatísticos para analisar o problema, apenas trabalha com dados qualitativos, isto é, trabalha com informações coletadas pelo pesquisador. Os achados indicam que o checklist proposto no estudo permite aos gestores do escritório um acompanhamento estreito das atividades rotineiras (mensal, trimestral e anual) realizadas em cada departamento da organização contábil, quando os serviços são realizados para os clientes, permitindo assim melhor organização, bem como inibe a possibilidade de erros ou esquecimento de alguma obrigação que o atraso ou não realização implica em multas, influenciando os resultados econômicos e financeiros, assim como a reputação da organização contábil. Por fim o presente trabalho procurou evidenciar que o contador é um profissional envolvido com diversas obrigações e deveres, e para isto precisa estar muito capacitado para exercer sua função e a partir de um controle organizado de suas atividades, pode melhorar sua reputação frente a esse mercado de atuação concorrida, o que permite prestar serviços de qualidade, atrair clientes, visto que pode promover o crescimento do patrimônio e resultados das empresas clientes, disponibilizando aos usuários, informações confiáveis necessárias ao processo decisório, assim como melhorar os resultados da própria organização contábil prestadora de serviço.
64 f.
description A qualidade na prestação de serviços contábeis tem um papel fundamental no dia-a-dia das organizações, pois constitui-se em área de apoio a produção e interpretação de informações que podem auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisão, sendo assim, entende ser este profissional bastante relevante na gestão das organizações. Nesse sentido o objetivo deste estudo foi identificar como a definição de um checklist para a realização dos procedimentos necessários a prestação de serviços pode auxiliar na gestão de uma organização contábil. Para tanto, no intuito de aprofundar o conhecimento a respeito do tema, foram apresentados conceitos acerca da contabilidade, seus usuários e objetivos, o profissional da contabilidade, a organização contábil e sobre a qualidade na prestação de serviços contábeis. Esta investigação constituiu-se de um estudo de caso, com abordagem de caráter qualitativa, uma vez que não foram utilizados cálculos estatísticos para analisar o problema, apenas trabalha com dados qualitativos, isto é, trabalha com informações coletadas pelo pesquisador. Os achados indicam que o checklist proposto no estudo permite aos gestores do escritório um acompanhamento estreito das atividades rotineiras (mensal, trimestral e anual) realizadas em cada departamento da organização contábil, quando os serviços são realizados para os clientes, permitindo assim melhor organização, bem como inibe a possibilidade de erros ou esquecimento de alguma obrigação que o atraso ou não realização implica em multas, influenciando os resultados econômicos e financeiros, assim como a reputação da organização contábil. Por fim o presente trabalho procurou evidenciar que o contador é um profissional envolvido com diversas obrigações e deveres, e para isto precisa estar muito capacitado para exercer sua função e a partir de um controle organizado de suas atividades, pode melhorar sua reputação frente a esse mercado de atuação concorrida, o que permite prestar serviços de qualidade, atrair clientes, visto que pode promover o crescimento do patrimônio e resultados das empresas clientes, disponibilizando aos usuários, informações confiáveis necessárias ao processo decisório, assim como melhorar os resultados da própria organização contábil prestadora de serviço.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-24T17:40:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-24T17:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4225
DMD_hdl_123456789/4225
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4225
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415895012409344