Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grüneich, Caroline de Souza Leal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5203
Resumo: Este trabalho tem como objetivo pesquisar e investigar no campo empírico e o bibliográfico. Para conhecer a realidade e as experiências que os alunos do Curso Normal tiveram, na Didática das Humanas, que favorece a apropriação da identidade deles. Analisar a proposta pedagógica da escola e do professor titular, o plano de aula e a grade de conteúdos os temas identidade, memória e cultura. E se acorre a interdisciplinaridade com as demais didáticas específicas do Curso Normal. Por isso, foi realizado um diagnóstico com o professor do Curso Normal e com os alunos. Para compreender o que eles construíram durante as aulas sobre Ciências Humanas e os demais conteúdos trabalhados. Na tentativa de encontrar os temas identidade, memória e cultura sendo desenvolvidos na formação docente destes alunos. Para compreender o valor da apropriação da identidade, do resgate das memórias e da valorização das muitas formas de cultura. Temas geradores essenciais para desenvolver com as crianças desde a educação infantil até os anos iniciais até o 5º ano. A pesquisa empírica foi realizada, através, da observação, entrevista com o professor e os alunos do 3º ano do Curso Normal, na Didática das Humanas e a leitura do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar numa escola estadual localizada no Município de Santa Rosa/RS. Tendo como critérios de seleção dos sujeitos entre a faixa etária de 16 a 29 anos de idade matriculados em escola regular do Curso Normal. O resultado da pesquisa constatou que os conceitos identidade, memória e cultura estão no cotidiano do aluno, na Didáticas das Humanas, no Curso Normal. E o professor tem conhecimentos a respeito destes conceitos, no entanto, prioriza os conteúdos da grade curricular da escola ao invés de aprofundar estas concepções.
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