Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5203 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo pesquisar e investigar no campo empírico e o bibliográfico. Para conhecer a realidade e as experiências que os alunos do Curso Normal tiveram, na Didática das Humanas, que favorece a apropriação da identidade deles. Analisar a proposta pedagógica da escola e do professor titular, o plano de aula e a grade de conteúdos os temas identidade, memória e cultura. E se acorre a interdisciplinaridade com as demais didáticas específicas do Curso Normal. Por isso, foi realizado um diagnóstico com o professor do Curso Normal e com os alunos. Para compreender o que eles construíram durante as aulas sobre Ciências Humanas e os demais conteúdos trabalhados. Na tentativa de encontrar os temas identidade, memória e cultura sendo desenvolvidos na formação docente destes alunos. Para compreender o valor da apropriação da identidade, do resgate das memórias e da valorização das muitas formas de cultura. Temas geradores essenciais para desenvolver com as crianças desde a educação infantil até os anos iniciais até o 5º ano. A pesquisa empírica foi realizada, através, da observação, entrevista com o professor e os alunos do 3º ano do Curso Normal, na Didática das Humanas e a leitura do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar numa escola estadual localizada no Município de Santa Rosa/RS. Tendo como critérios de seleção dos sujeitos entre a faixa etária de 16 a 29 anos de idade matriculados em escola regular do Curso Normal. O resultado da pesquisa constatou que os conceitos identidade, memória e cultura estão no cotidiano do aluno, na Didáticas das Humanas, no Curso Normal. E o professor tem conhecimentos a respeito destes conceitos, no entanto, prioriza os conteúdos da grade curricular da escola ao invés de aprofundar estas concepções. |
id |
UNIJ_c4c5186055872ea72db1838973ca895f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5203 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMemória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal2018-08-2720172018-08-27T18:44:02Z2018-08-27T18:44:02ZEste trabalho tem como objetivo pesquisar e investigar no campo empírico e o bibliográfico. Para conhecer a realidade e as experiências que os alunos do Curso Normal tiveram, na Didática das Humanas, que favorece a apropriação da identidade deles. Analisar a proposta pedagógica da escola e do professor titular, o plano de aula e a grade de conteúdos os temas identidade, memória e cultura. E se acorre a interdisciplinaridade com as demais didáticas específicas do Curso Normal. Por isso, foi realizado um diagnóstico com o professor do Curso Normal e com os alunos. Para compreender o que eles construíram durante as aulas sobre Ciências Humanas e os demais conteúdos trabalhados. Na tentativa de encontrar os temas identidade, memória e cultura sendo desenvolvidos na formação docente destes alunos. Para compreender o valor da apropriação da identidade, do resgate das memórias e da valorização das muitas formas de cultura. Temas geradores essenciais para desenvolver com as crianças desde a educação infantil até os anos iniciais até o 5º ano. A pesquisa empírica foi realizada, através, da observação, entrevista com o professor e os alunos do 3º ano do Curso Normal, na Didática das Humanas e a leitura do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar numa escola estadual localizada no Município de Santa Rosa/RS. Tendo como critérios de seleção dos sujeitos entre a faixa etária de 16 a 29 anos de idade matriculados em escola regular do Curso Normal. O resultado da pesquisa constatou que os conceitos identidade, memória e cultura estão no cotidiano do aluno, na Didáticas das Humanas, no Curso Normal. E o professor tem conhecimentos a respeito destes conceitos, no entanto, prioriza os conteúdos da grade curricular da escola ao invés de aprofundar estas concepções.45 f.Ciências humanas.Pedagogia.Formação docente.Identidade.Memória.Cultura.Curso normal.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5203DMD_hdl_123456789/5203Grüneich, Caroline de Souza Lealporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaroline%20de%20Souza%20Leal%20Gr%c3%bcneich.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5203/1/Caroline%20de%20Souza%20Leal%20Gr%c3%bcneich.pdfapplication/pdf741733http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5203/1/Caroline%20de%20Souza%20Leal%20Gr%c3%bcneich.pdfc78ec46c16d33bf55d2e2ca90e129f05MD5123456789_5203_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal |
title |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal |
spellingShingle |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal Grüneich, Caroline de Souza Leal Ciências humanas. Pedagogia. Formação docente. Identidade. Memória. Cultura. Curso normal. |
title_short |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal |
title_full |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal |
title_fullStr |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal |
title_full_unstemmed |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal |
title_sort |
Memória e identidade: conceitos para a reflexão sobre a didática de Ciências Humanas no curso normal |
author |
Grüneich, Caroline de Souza Leal |
author_facet |
Grüneich, Caroline de Souza Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grüneich, Caroline de Souza Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Pedagogia. Formação docente. Identidade. Memória. Cultura. Curso normal. |
topic |
Ciências humanas. Pedagogia. Formação docente. Identidade. Memória. Cultura. Curso normal. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho tem como objetivo pesquisar e investigar no campo empírico e o bibliográfico. Para conhecer a realidade e as experiências que os alunos do Curso Normal tiveram, na Didática das Humanas, que favorece a apropriação da identidade deles. Analisar a proposta pedagógica da escola e do professor titular, o plano de aula e a grade de conteúdos os temas identidade, memória e cultura. E se acorre a interdisciplinaridade com as demais didáticas específicas do Curso Normal. Por isso, foi realizado um diagnóstico com o professor do Curso Normal e com os alunos. Para compreender o que eles construíram durante as aulas sobre Ciências Humanas e os demais conteúdos trabalhados. Na tentativa de encontrar os temas identidade, memória e cultura sendo desenvolvidos na formação docente destes alunos. Para compreender o valor da apropriação da identidade, do resgate das memórias e da valorização das muitas formas de cultura. Temas geradores essenciais para desenvolver com as crianças desde a educação infantil até os anos iniciais até o 5º ano. A pesquisa empírica foi realizada, através, da observação, entrevista com o professor e os alunos do 3º ano do Curso Normal, na Didática das Humanas e a leitura do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar numa escola estadual localizada no Município de Santa Rosa/RS. Tendo como critérios de seleção dos sujeitos entre a faixa etária de 16 a 29 anos de idade matriculados em escola regular do Curso Normal. O resultado da pesquisa constatou que os conceitos identidade, memória e cultura estão no cotidiano do aluno, na Didáticas das Humanas, no Curso Normal. E o professor tem conhecimentos a respeito destes conceitos, no entanto, prioriza os conteúdos da grade curricular da escola ao invés de aprofundar estas concepções. 45 f. |
description |
Este trabalho tem como objetivo pesquisar e investigar no campo empírico e o bibliográfico. Para conhecer a realidade e as experiências que os alunos do Curso Normal tiveram, na Didática das Humanas, que favorece a apropriação da identidade deles. Analisar a proposta pedagógica da escola e do professor titular, o plano de aula e a grade de conteúdos os temas identidade, memória e cultura. E se acorre a interdisciplinaridade com as demais didáticas específicas do Curso Normal. Por isso, foi realizado um diagnóstico com o professor do Curso Normal e com os alunos. Para compreender o que eles construíram durante as aulas sobre Ciências Humanas e os demais conteúdos trabalhados. Na tentativa de encontrar os temas identidade, memória e cultura sendo desenvolvidos na formação docente destes alunos. Para compreender o valor da apropriação da identidade, do resgate das memórias e da valorização das muitas formas de cultura. Temas geradores essenciais para desenvolver com as crianças desde a educação infantil até os anos iniciais até o 5º ano. A pesquisa empírica foi realizada, através, da observação, entrevista com o professor e os alunos do 3º ano do Curso Normal, na Didática das Humanas e a leitura do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar numa escola estadual localizada no Município de Santa Rosa/RS. Tendo como critérios de seleção dos sujeitos entre a faixa etária de 16 a 29 anos de idade matriculados em escola regular do Curso Normal. O resultado da pesquisa constatou que os conceitos identidade, memória e cultura estão no cotidiano do aluno, na Didáticas das Humanas, no Curso Normal. E o professor tem conhecimentos a respeito destes conceitos, no entanto, prioriza os conteúdos da grade curricular da escola ao invés de aprofundar estas concepções. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-08-27T18:44:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-27T18:44:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5203 DMD_hdl_123456789/5203 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5203 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817786552320 |