Reestruturação do Hotel Biguelini para atender o turista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biguelini, Jéferson Alberto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2850
Resumo: A hotelaria é um tipo de hospedagem que tem grande importância para o desenvolvimento da atividade turística e de negócios de uma localidade, pois, de acordo com Castelli (2001), a partir de uma boa infraestrutura hoteleira apresenta capacidade de receber confortavelmente os turistas que visitam o local e as pessoas que estão interessadas em fazer negócios na cidade, com o fornecimento de serviços de acomodação. Sendo assim nossa região pode se tornar uma grande vendedora de turismo, basta organizar-se entre todos os envolvidos e colocar em prática, buscando da melhor forma divulgar nossas belezas naturais existente, e claro incluir na rota turística a empresa em estudo, proporcionando aos seus clientes diferenciado atendimento no que se diz respeito ao turismo, ofertando muito mais que turismo, comodidade e conforto nas atividades turísticas. Para isso é necessário adaptar a estrutura do hotel para poder assim atender não somente clientes já existentes como, por exemplo, viajantes mensais, fornecedores de empresas locais, equipes de trabalhos de prestação de serviços, entre outros, como também turistas em busca de descanso e lazer. Transformar a empresa estudada em um local apto e confortável para atender clientes que vem a Tenente Portela em busca de lazer e turismo, mas para isto acontecer necessita-se que haja uma adequação da estrutura física do Hotel Biguelini. Para tanto o principal objetivo deste estudo é Tornar o Hotel Biguelini uma referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS. Conforme Vergara (2004), “uma pesquisa pode ser classificada quanto aso fins como exploratória, descritiva, explicativa, metodológica, aplicada e internacionalista”. Para este estudo foi utilizada a pesquisa exploratória, pois se tem poucas informações e conhecimento sobre o assunto. Por se caracterizar uma determinada população ou fenômeno, o estudo será descrito, classificado e interpretado. Segundo Gil (2002) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado constituído principalmente de livros e artigos científicos. A principal vantagem desta pesquisa consiste no fato de permitir ao investigar a cobertura de uma gama de fenômenos muito maior do que poderia pesquisar diretamente. A pesquisa bibliográfica será baseada em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas entre outros canais. Pesquisa Documental: Pois a pesquisa se dará no local onde ocorre ou ocorreu o fenômeno. Conforme Vergara (2000), Caso a pesquisa seja de campo a coleta pode correr por observação, questionário, formulário e entrevista. Foi utilizado a entrevista em profundidade, observação e o método survey. Portanto o universo amostral para este estudo foi definido como sendo os hospedes do Hotel Biguelini e os secretários de turismo da região noroeste do estado do RS. A escolha da técnica de coleta de dados é um ponto crítico no processo de pesquisa. Será realizada uma entrevista em profundidade, e a técnica de observação, o tratamento dos dados será qualitativamente. Serão utilizados para interpretação dos dados planilhas eletrônicas, tabelas e gráficos. Para transformar o Hotel Biguelini em um local apto e confortável para atender clientes que vem a Tenente Portela em busca de lazer e turismo, necessita-se que haja primeiramente um bom planejamento, que se construa uma planto do novo hotel com a adequação da estrutura física, principalmente na área de estrutura e serviços, sendo preciso aumentar o numero de cômodos na parte interna do hotel, possibilitando assim a empresa expandir seus negócios e alterar a área econômica da empresa. Para ser um hotel turístico a empresa precisa estar voltada a atender este público, tem que se preparar para atender todos os tipos de turistas, pois é de extrema necessidade conseguir se comunicar e realmente satisfazer as necessidades do mesmo. Deve criar um ambiente turístico, com objetos e imagens da cultura local, um lugar capaz de corresponder com os objetivos dos serviços a serem implantados no Hotel Biguelini, possuir passeios, eventos, palestras, para oferecer ao cliente, o hotel poderia ter um guia turístico para levar os turistas para conhecer a região e os pontos turísticos, poderia criar um grupo de pessoas que pudessem oferecer espetáculos de teatro e com temas regionais, como grupo de danças gaúchas, ou tribos de índios para apresentar os costumes deste povo. A empresa deve depois de ter sua nova estrutura pronta, trabalhar a divulgação deste novo serviço, deve criar um site, onde o turista pode conhecer a empresa e contratar os serviços, divulgar a empresa de diversas maneiras utilizando de todas as ferramentas possíveis para oferecer o produto, fazer parcerias com empresas de turismo, agências de viagem, e procurar estreitar os relacionamentos com todos que podem ser futuros parceiros e clientes. Para atender o segundo objetivo específico: Econômico: Estudar qual a melhor forma de desenvolver o projeto de reestruturação física do Hotel Biguelini perante a economia interna da empresa, conforme informações e planta baixa em anexo a estimativa é de investimento de R$ 180.000,00, se aplicar recursos próprios ou buscar empréstimos em instituições financeiras a curto ou longo prazo. Analisando a empresa e o ambiente atual, acredita-se que a melhor alternativa seria buscar recursos em instituições financeiras, hoje existem várias linhas de crédito de incentivo ao turismo, fruto de parcerias entre o Ministério do Turismo e os bancos públicos federais, o setor conta com importantes instrumentos de crédito para apoiar projetos da cadeia produtiva do turismo. Lastreadas com recursos de fundos e programas oficiais, as linhas oferecem recursos para implantação, ampliação ou modernização de empreendimentos turísticos no País. As operações de crédito são conduzidas pelos agentes financeiros federais Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Foi analisado como a melhor linha o PROGER direcionada para micro e pequenas empresas, com faturamento bruto anual de até R$5 milhões, da cadeia produtiva do setor de turismo, com um teto de R$300 mil para empresas com faturamento bruto anual de até R$3 milhões, Taxa de juros pós-fixada, com prazos até 120 meses, incluídos até 30 meses de carência, garantias de vinculação dos bens financiados, aval dos sócios e fundo de aval, pode ser com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Ao finalizar este estudo ficou evidente que o conhecimento construído ao longo dos anos foi relacionado às práticas do dia a dia com as teorias estudadas em sala de aula, dando suporte para o desenvolvimento deste trabalho. Conforme o SEBRAE, O segmento de turismo está cada vez mais otimista. É o que mostrou uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. Os dados revelam que as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros. O setor cresceu 13,1% em 2012 em comparação ao ano anterior. O objetivo principal deste estudo foi Tornar o Hotel Biguelini uma referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS. Para tanto o Hotel Biguelini deve implantar todas estas sugestões, reestruturação, ampliação da infraestrutura e acomodações, ambiente do hotel, layout com objetos imagens da cultura e pontos turísticos locais, possuir roteiros para visitação aos pontos turísticos da região para os hospedes, possuir uma pessoa capacitada para servir de guia turístico, construir uma parceria com o restaurante Nostra Casa para possuir cardápios com pratos típicos da região para os Hóspedes, possuir uma área no Hotel onde possa comercializar produtos coloniais, artesanatos e lembranças da região, capacitar a equipe para receber os turistas, cursos de atendimento, línguas, entre outros, desenvolver um planejamento de marketing para divulgar a reestruturação e todas as novidades e vantagens do Hotel, enfim as projeções realizadas neste estudo, atingindo assim a satisfação e fidelidade do cliente turista, estará no caminho de se tornar um empreendimento de sucesso, e atingir o objetivo principal de se tornar referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS.
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Para tanto o principal objetivo deste estudo é Tornar o Hotel Biguelini uma referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS. Conforme Vergara (2004), “uma pesquisa pode ser classificada quanto aso fins como exploratória, descritiva, explicativa, metodológica, aplicada e internacionalista”. Para este estudo foi utilizada a pesquisa exploratória, pois se tem poucas informações e conhecimento sobre o assunto. Por se caracterizar uma determinada população ou fenômeno, o estudo será descrito, classificado e interpretado. Segundo Gil (2002) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado constituído principalmente de livros e artigos científicos. A principal vantagem desta pesquisa consiste no fato de permitir ao investigar a cobertura de uma gama de fenômenos muito maior do que poderia pesquisar diretamente. A pesquisa bibliográfica será baseada em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas entre outros canais. Pesquisa Documental: Pois a pesquisa se dará no local onde ocorre ou ocorreu o fenômeno. Conforme Vergara (2000), Caso a pesquisa seja de campo a coleta pode correr por observação, questionário, formulário e entrevista. Foi utilizado a entrevista em profundidade, observação e o método survey. Portanto o universo amostral para este estudo foi definido como sendo os hospedes do Hotel Biguelini e os secretários de turismo da região noroeste do estado do RS. A escolha da técnica de coleta de dados é um ponto crítico no processo de pesquisa. Será realizada uma entrevista em profundidade, e a técnica de observação, o tratamento dos dados será qualitativamente. Serão utilizados para interpretação dos dados planilhas eletrônicas, tabelas e gráficos. Para transformar o Hotel Biguelini em um local apto e confortável para atender clientes que vem a Tenente Portela em busca de lazer e turismo, necessita-se que haja primeiramente um bom planejamento, que se construa uma planto do novo hotel com a adequação da estrutura física, principalmente na área de estrutura e serviços, sendo preciso aumentar o numero de cômodos na parte interna do hotel, possibilitando assim a empresa expandir seus negócios e alterar a área econômica da empresa. Para ser um hotel turístico a empresa precisa estar voltada a atender este público, tem que se preparar para atender todos os tipos de turistas, pois é de extrema necessidade conseguir se comunicar e realmente satisfazer as necessidades do mesmo. 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Para atender o segundo objetivo específico: Econômico: Estudar qual a melhor forma de desenvolver o projeto de reestruturação física do Hotel Biguelini perante a economia interna da empresa, conforme informações e planta baixa em anexo a estimativa é de investimento de R$ 180.000,00, se aplicar recursos próprios ou buscar empréstimos em instituições financeiras a curto ou longo prazo. Analisando a empresa e o ambiente atual, acredita-se que a melhor alternativa seria buscar recursos em instituições financeiras, hoje existem várias linhas de crédito de incentivo ao turismo, fruto de parcerias entre o Ministério do Turismo e os bancos públicos federais, o setor conta com importantes instrumentos de crédito para apoiar projetos da cadeia produtiva do turismo. Lastreadas com recursos de fundos e programas oficiais, as linhas oferecem recursos para implantação, ampliação ou modernização de empreendimentos turísticos no País. As operações de crédito são conduzidas pelos agentes financeiros federais Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Foi analisado como a melhor linha o PROGER direcionada para micro e pequenas empresas, com faturamento bruto anual de até R$5 milhões, da cadeia produtiva do setor de turismo, com um teto de R$300 mil para empresas com faturamento bruto anual de até R$3 milhões, Taxa de juros pós-fixada, com prazos até 120 meses, incluídos até 30 meses de carência, garantias de vinculação dos bens financiados, aval dos sócios e fundo de aval, pode ser com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Ao finalizar este estudo ficou evidente que o conhecimento construído ao longo dos anos foi relacionado às práticas do dia a dia com as teorias estudadas em sala de aula, dando suporte para o desenvolvimento deste trabalho. Conforme o SEBRAE, O segmento de turismo está cada vez mais otimista. É o que mostrou uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. Os dados revelam que as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros. O setor cresceu 13,1% em 2012 em comparação ao ano anterior. O objetivo principal deste estudo foi Tornar o Hotel Biguelini uma referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS. 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Portanto o universo amostral para este estudo foi definido como sendo os hospedes do Hotel Biguelini e os secretários de turismo da região noroeste do estado do RS. A escolha da técnica de coleta de dados é um ponto crítico no processo de pesquisa. Será realizada uma entrevista em profundidade, e a técnica de observação, o tratamento dos dados será qualitativamente. Serão utilizados para interpretação dos dados planilhas eletrônicas, tabelas e gráficos. Para transformar o Hotel Biguelini em um local apto e confortável para atender clientes que vem a Tenente Portela em busca de lazer e turismo, necessita-se que haja primeiramente um bom planejamento, que se construa uma planto do novo hotel com a adequação da estrutura física, principalmente na área de estrutura e serviços, sendo preciso aumentar o numero de cômodos na parte interna do hotel, possibilitando assim a empresa expandir seus negócios e alterar a área econômica da empresa. Para ser um hotel turístico a empresa precisa estar voltada a atender este público, tem que se preparar para atender todos os tipos de turistas, pois é de extrema necessidade conseguir se comunicar e realmente satisfazer as necessidades do mesmo. Deve criar um ambiente turístico, com objetos e imagens da cultura local, um lugar capaz de corresponder com os objetivos dos serviços a serem implantados no Hotel Biguelini, possuir passeios, eventos, palestras, para oferecer ao cliente, o hotel poderia ter um guia turístico para levar os turistas para conhecer a região e os pontos turísticos, poderia criar um grupo de pessoas que pudessem oferecer espetáculos de teatro e com temas regionais, como grupo de danças gaúchas, ou tribos de índios para apresentar os costumes deste povo. A empresa deve depois de ter sua nova estrutura pronta, trabalhar a divulgação deste novo serviço, deve criar um site, onde o turista pode conhecer a empresa e contratar os serviços, divulgar a empresa de diversas maneiras utilizando de todas as ferramentas possíveis para oferecer o produto, fazer parcerias com empresas de turismo, agências de viagem, e procurar estreitar os relacionamentos com todos que podem ser futuros parceiros e clientes. Para atender o segundo objetivo específico: Econômico: Estudar qual a melhor forma de desenvolver o projeto de reestruturação física do Hotel Biguelini perante a economia interna da empresa, conforme informações e planta baixa em anexo a estimativa é de investimento de R$ 180.000,00, se aplicar recursos próprios ou buscar empréstimos em instituições financeiras a curto ou longo prazo. Analisando a empresa e o ambiente atual, acredita-se que a melhor alternativa seria buscar recursos em instituições financeiras, hoje existem várias linhas de crédito de incentivo ao turismo, fruto de parcerias entre o Ministério do Turismo e os bancos públicos federais, o setor conta com importantes instrumentos de crédito para apoiar projetos da cadeia produtiva do turismo. Lastreadas com recursos de fundos e programas oficiais, as linhas oferecem recursos para implantação, ampliação ou modernização de empreendimentos turísticos no País. As operações de crédito são conduzidas pelos agentes financeiros federais Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Foi analisado como a melhor linha o PROGER direcionada para micro e pequenas empresas, com faturamento bruto anual de até R$5 milhões, da cadeia produtiva do setor de turismo, com um teto de R$300 mil para empresas com faturamento bruto anual de até R$3 milhões, Taxa de juros pós-fixada, com prazos até 120 meses, incluídos até 30 meses de carência, garantias de vinculação dos bens financiados, aval dos sócios e fundo de aval, pode ser com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Ao finalizar este estudo ficou evidente que o conhecimento construído ao longo dos anos foi relacionado às práticas do dia a dia com as teorias estudadas em sala de aula, dando suporte para o desenvolvimento deste trabalho. Conforme o SEBRAE, O segmento de turismo está cada vez mais otimista. É o que mostrou uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. Os dados revelam que as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros. O setor cresceu 13,1% em 2012 em comparação ao ano anterior. O objetivo principal deste estudo foi Tornar o Hotel Biguelini uma referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS. Para tanto o Hotel Biguelini deve implantar todas estas sugestões, reestruturação, ampliação da infraestrutura e acomodações, ambiente do hotel, layout com objetos imagens da cultura e pontos turísticos locais, possuir roteiros para visitação aos pontos turísticos da região para os hospedes, possuir uma pessoa capacitada para servir de guia turístico, construir uma parceria com o restaurante Nostra Casa para possuir cardápios com pratos típicos da região para os Hóspedes, possuir uma área no Hotel onde possa comercializar produtos coloniais, artesanatos e lembranças da região, capacitar a equipe para receber os turistas, cursos de atendimento, línguas, entre outros, desenvolver um planejamento de marketing para divulgar a reestruturação e todas as novidades e vantagens do Hotel, enfim as projeções realizadas neste estudo, atingindo assim a satisfação e fidelidade do cliente turista, estará no caminho de se tornar um empreendimento de sucesso, e atingir o objetivo principal de se tornar referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS.
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Para tanto o Hotel Biguelini deve implantar todas estas sugestões, reestruturação, ampliação da infraestrutura e acomodações, ambiente do hotel, layout com objetos imagens da cultura e pontos turísticos locais, possuir roteiros para visitação aos pontos turísticos da região para os hospedes, possuir uma pessoa capacitada para servir de guia turístico, construir uma parceria com o restaurante Nostra Casa para possuir cardápios com pratos típicos da região para os Hóspedes, possuir uma área no Hotel onde possa comercializar produtos coloniais, artesanatos e lembranças da região, capacitar a equipe para receber os turistas, cursos de atendimento, línguas, entre outros, desenvolver um planejamento de marketing para divulgar a reestruturação e todas as novidades e vantagens do Hotel, enfim as projeções realizadas neste estudo, atingindo assim a satisfação e fidelidade do cliente turista, estará no caminho de se tornar um empreendimento de sucesso, e atingir o objetivo principal de se tornar referência em Hotel Turístico na Região Noroeste do Estado do RS.
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