Análise do comportamento do consumidor das farmácias em Ijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Carelisa Stoffel de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4862
Resumo: INTRODUÇÃO Um dos fatores mercadológicos mais estudados nos últimos anos é o Comportamento do Consumidor, pois entender os desejos, as necessidades e as decisões dos consumidores vem se tornando cada vez mais um desafio para os gestores e profissionais do marketing, pois é a partir destes que é possível detectar oportunidades e ameaças a suas empresas. As farmácias ocupam uma posição importante na economia mundial, pois seus produtos comercializados estão entre os mais comercializados dos últimos anos. Suprir as necessidades e os desejos dos clientes tornou-se o objetivo principal das farmácias. As farmácias ocupam um lugar importante na economia mundial, e são vistas como um lugar onde se é possível encontrar respostas para as necessidades e os desejos para os consumidores. Assim, as farmácias não são apenas um lugar onde se compra medicamentos, mas sim, um espaço com uma grande variedade de produtos de saúde, beleza, bem-estar, segurança e prazer. A cidade de Ijuí representa um polo de tratamento de Saúde para dezenas de munícipios de sua região, possuindo 3 hospitais com grandes recursos, centenas de médicos especializados em diversas áreas, atendendo com diversos planos (incluindo SUS), e claro, inúmeras farmácias atendendo um grande número de consumidores, não apenas munícipes de Ijuí, mas sim de toda a região. Deste modo, o objetivo do estudo é conhecer o perfil dos consumidores das farmácias de Ijuí, compreender quais são os fatores condicionantes de compra de produtos farmacêuticos, conhecer a frequência que os consumidores frequentam farmácias, qual a média de gastos mensais, detectar quais são os meios mais usados para os consumidores informarem-se sobre farmácias, quais são os atributos mais valorizados pelos consumidores nas farmácias e quais são os fatores que mais interferem no processo de escolha de farmácias em Ijuí. METODOLOGIA Os métodos utilizados para a obtenção dos dados foram de natureza quantitativa, exploratória e descritiva. Foi uma pesquisa aplicada, a qual, foi aplicada como um pré-teste para estudantes do curso de Administração da Unijui. O estudo é baseado, quanto aos procedimentos técnicos, em pesquisa bibliográfica e de levantamento (survey). Primeiramente, o questionário foi criado baseando-se no modelo de Fronteli (2009). Também, foi revisado e avaliado por dois professores experientes na temática. 7 Em seguida, o questionário foi aplicado para 180 consumidores da cidade de Ijuí e região, através da plataforma docs.google, enviado por aplicativos do whatsapp, facebook e e-mail, e também, através do questionário aplicado in loco em consumidores das principais farmácias da Rua do Comércio de Ijuí. Para a análise dos dados, utilizou-se do software estatístico IBM SPSS Statistics 22, através de análises estatística descritiva a partir de tabelas e gráficos descritivos e de frequência. RESULTADOS E DISCUSSÃO Segundo a análise dos resultados, o perfil dos consumidores é composto por 63,9% do gênero feminino e 36,1% do gênero masculino. Aproximadamente, 55% dos entrevistados possuem idade entre 18 à 34 anos de idade, e 29% possuem entre 35 à 49 anos de idade. A maioria dos entrevistados são casados ou vivem junto, enquanto que aproximadamente 35% são solteiros. Quando ao nível de escolaridade dos entrevistados, 33,3% possuem o superior incompleto, e 30% possuem pós-graduação completo, o que inclui cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Quanto aos hábitos de compra dos consumidores, notou-se que a maioria dos consumidores frequentam, em média, uma ou duas vezes por mês, tanto homens quanto mulheres. Ao analisar a frequência entre homens e mulheres, notou-se que 31,3% dos consumidores frequentam farmácias uma vez ao mês, 30,4% duas vezes ao mês e 27,8% frequentam farmácias três vezes ao mês. Já os homens, conclui-se que 48,4% dos entrevistados frequentam farmácias uma vez ao mês, 25% duas vezes ao mês e 18,8% três vezes ao mês. Já quanto aos gastos, os consumidores gastam em média R$142,79 por mês em farmácias, sendo que quando estão doentes, costumam gastar mais R$120,66 com medicamentos. É possível concluir com o estudo que as mulheres gastam mais que os homens em farmácias, com uma média de gastos mensais de R$ 159,44 para mulheres e R$ 112,40 para homens. Ao analisar o consumo de medicamentos de uso contínuo, notou-se que 73,9% das mulheres usam pelo menos um tipo de medicamento de uso contínuo, já 57,8% dos homens não usam nenhum medicamento. Para as mulheres, o medicamento de uso contínuo mais consumido é o anticoncepcional, com 52,2% da amostra, e o medicamento mais consumido entre os homens são os medicamentos para o controle da pressão arterial, com 20,36% da amostra que consome. O segundo medicamento mais consumido pelos consumidores são os antidepressivos, com 9,6% das mulheres da amostra que consomem e 7,8% dos homens. As farmácias mais 8 frequentadas pelos entrevistados foram São João e Panvel, com 31,7% e 12,4% da amostra, respectivamente. Ao questionar sobre as finalizações das compras dos produtos nas farmácias, notou-se que o produto que mais é comprado nas farmácias são os medicamentos, pois mais de 60% muitas vezes ou sempre finalizam a compra desse produto quando vai a uma farmácia. Os produtos de higiene pessoal são os outros produtos que os entrevistados mais finalizam a compra, com mais de 40% que muitas vezes ou sempre finalizam a compra desses produtos. Referente aos hábitos de compra dos consumidores nas farmácias, aproximadamente 55% dos consumidores compram medicamentos apenas para consumo próprio, enquanto que 41,9% ao frequentar uma farmácia, compram medicamentos para toda a família. No momento da escolha pelas marcas, mais de 70% dos entrevistados escolhem as marcas dos produtos por indicações médicas, seguido de 54,4% dos entrevistados que escolhem a marca de acordo com os preços. Enquanto tratado sobre as percepções dos consumidores, nota-se que os medicamentos, os produtos de higiene pessoal e os produtos de perfumaria são os produtos que mais lembra farmácias para os consumidores, e que produtos como alimentos, jornais e revistas ainda não são associados às farmácias. O marketing boca-a-boca é o meio mais usado para os entrevistados se informar sobre as farmácias, pois o meio de informação mais usado é “indicação de médicos’ e “ indicação de amigos e familiares”. Esse dado reforça a importância das farmácias investirem ais nesse meio de informação. Os consumidores realizam pesquisas de informação sobre os preços dos medicamentos e sobre informações dos farmacêuticos responsáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que os consumidores estão mais exigentes, entretanto, estão consumindo mais nas farmácias. Eles não buscam apenas medicamentos nas farmácias, como antigamente, mas sim, buscam uma gama variada de produtos e serviços. Eles também expectativas no atendimento das farmácias, como um relacionamento mais estreito entre farmácia e consumidor, pois possuem a necessidade de um atendimento com mais informações e suprimento das dúvidas dos clientes. Nota-se que os meios de informações mais valorizados pelos consumidores é o marketing boca-a-boca, pois os consumidores confiam mais em outros consumidores do que em propagandas feito pelas farmácias. A internet e as redes sociais ainda são meios pouco usados pelos consumidores, diferentemente de outros segmentos que possuem um e-commerce ativo e reconhecido pelos consumidores. De acordo com o perfil de consumo dos consumidores, é possível que os gestores farmacêuticos criem estratégias voltada para sua 9 farmácia e seu público alvo, a fim de suprir cada vez mais as necessidades e desejos de seus consumidores.
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Assim, as farmácias não são apenas um lugar onde se compra medicamentos, mas sim, um espaço com uma grande variedade de produtos de saúde, beleza, bem-estar, segurança e prazer. A cidade de Ijuí representa um polo de tratamento de Saúde para dezenas de munícipios de sua região, possuindo 3 hospitais com grandes recursos, centenas de médicos especializados em diversas áreas, atendendo com diversos planos (incluindo SUS), e claro, inúmeras farmácias atendendo um grande número de consumidores, não apenas munícipes de Ijuí, mas sim de toda a região. Deste modo, o objetivo do estudo é conhecer o perfil dos consumidores das farmácias de Ijuí, compreender quais são os fatores condicionantes de compra de produtos farmacêuticos, conhecer a frequência que os consumidores frequentam farmácias, qual a média de gastos mensais, detectar quais são os meios mais usados para os consumidores informarem-se sobre farmácias, quais são os atributos mais valorizados pelos consumidores nas farmácias e quais são os fatores que mais interferem no processo de escolha de farmácias em Ijuí. METODOLOGIA Os métodos utilizados para a obtenção dos dados foram de natureza quantitativa, exploratória e descritiva. Foi uma pesquisa aplicada, a qual, foi aplicada como um pré-teste para estudantes do curso de Administração da Unijui. O estudo é baseado, quanto aos procedimentos técnicos, em pesquisa bibliográfica e de levantamento (survey). Primeiramente, o questionário foi criado baseando-se no modelo de Fronteli (2009). Também, foi revisado e avaliado por dois professores experientes na temática. 7 Em seguida, o questionário foi aplicado para 180 consumidores da cidade de Ijuí e região, através da plataforma docs.google, enviado por aplicativos do whatsapp, facebook e e-mail, e também, através do questionário aplicado in loco em consumidores das principais farmácias da Rua do Comércio de Ijuí. Para a análise dos dados, utilizou-se do software estatístico IBM SPSS Statistics 22, através de análises estatística descritiva a partir de tabelas e gráficos descritivos e de frequência. RESULTADOS E DISCUSSÃO Segundo a análise dos resultados, o perfil dos consumidores é composto por 63,9% do gênero feminino e 36,1% do gênero masculino. Aproximadamente, 55% dos entrevistados possuem idade entre 18 à 34 anos de idade, e 29% possuem entre 35 à 49 anos de idade. A maioria dos entrevistados são casados ou vivem junto, enquanto que aproximadamente 35% são solteiros. Quando ao nível de escolaridade dos entrevistados, 33,3% possuem o superior incompleto, e 30% possuem pós-graduação completo, o que inclui cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Quanto aos hábitos de compra dos consumidores, notou-se que a maioria dos consumidores frequentam, em média, uma ou duas vezes por mês, tanto homens quanto mulheres. Ao analisar a frequência entre homens e mulheres, notou-se que 31,3% dos consumidores frequentam farmácias uma vez ao mês, 30,4% duas vezes ao mês e 27,8% frequentam farmácias três vezes ao mês. Já os homens, conclui-se que 48,4% dos entrevistados frequentam farmácias uma vez ao mês, 25% duas vezes ao mês e 18,8% três vezes ao mês. Já quanto aos gastos, os consumidores gastam em média R$142,79 por mês em farmácias, sendo que quando estão doentes, costumam gastar mais R$120,66 com medicamentos. É possível concluir com o estudo que as mulheres gastam mais que os homens em farmácias, com uma média de gastos mensais de R$ 159,44 para mulheres e R$ 112,40 para homens. Ao analisar o consumo de medicamentos de uso contínuo, notou-se que 73,9% das mulheres usam pelo menos um tipo de medicamento de uso contínuo, já 57,8% dos homens não usam nenhum medicamento. Para as mulheres, o medicamento de uso contínuo mais consumido é o anticoncepcional, com 52,2% da amostra, e o medicamento mais consumido entre os homens são os medicamentos para o controle da pressão arterial, com 20,36% da amostra que consome. O segundo medicamento mais consumido pelos consumidores são os antidepressivos, com 9,6% das mulheres da amostra que consomem e 7,8% dos homens. As farmácias mais 8 frequentadas pelos entrevistados foram São João e Panvel, com 31,7% e 12,4% da amostra, respectivamente. Ao questionar sobre as finalizações das compras dos produtos nas farmácias, notou-se que o produto que mais é comprado nas farmácias são os medicamentos, pois mais de 60% muitas vezes ou sempre finalizam a compra desse produto quando vai a uma farmácia. Os produtos de higiene pessoal são os outros produtos que os entrevistados mais finalizam a compra, com mais de 40% que muitas vezes ou sempre finalizam a compra desses produtos. Referente aos hábitos de compra dos consumidores nas farmácias, aproximadamente 55% dos consumidores compram medicamentos apenas para consumo próprio, enquanto que 41,9% ao frequentar uma farmácia, compram medicamentos para toda a família. No momento da escolha pelas marcas, mais de 70% dos entrevistados escolhem as marcas dos produtos por indicações médicas, seguido de 54,4% dos entrevistados que escolhem a marca de acordo com os preços. Enquanto tratado sobre as percepções dos consumidores, nota-se que os medicamentos, os produtos de higiene pessoal e os produtos de perfumaria são os produtos que mais lembra farmácias para os consumidores, e que produtos como alimentos, jornais e revistas ainda não são associados às farmácias. O marketing boca-a-boca é o meio mais usado para os entrevistados se informar sobre as farmácias, pois o meio de informação mais usado é “indicação de médicos’ e “ indicação de amigos e familiares”. Esse dado reforça a importância das farmácias investirem ais nesse meio de informação. Os consumidores realizam pesquisas de informação sobre os preços dos medicamentos e sobre informações dos farmacêuticos responsáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que os consumidores estão mais exigentes, entretanto, estão consumindo mais nas farmácias. Eles não buscam apenas medicamentos nas farmácias, como antigamente, mas sim, buscam uma gama variada de produtos e serviços. Eles também expectativas no atendimento das farmácias, como um relacionamento mais estreito entre farmácia e consumidor, pois possuem a necessidade de um atendimento com mais informações e suprimento das dúvidas dos clientes. Nota-se que os meios de informações mais valorizados pelos consumidores é o marketing boca-a-boca, pois os consumidores confiam mais em outros consumidores do que em propagandas feito pelas farmácias. A internet e as redes sociais ainda são meios pouco usados pelos consumidores, diferentemente de outros segmentos que possuem um e-commerce ativo e reconhecido pelos consumidores. De acordo com o perfil de consumo dos consumidores, é possível que os gestores farmacêuticos criem estratégias voltada para sua 9 farmácia e seu público alvo, a fim de suprir cada vez mais as necessidades e desejos de seus consumidores.105 f.Ciências sociais aplicadasAdministraçãoComportamento do ConsumidorFarmáciasEstratégiasMarketinghttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4862DMD_hdl_123456789/4862Siqueira, Carelisa Stoffel deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarelisa%20Stoffel%20de%20Siqueira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4862/1/Carelisa%20Stoffel%20de%20Siqueira.pdfapplication/pdf1840829http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4862/1/Carelisa%20Stoffel%20de%20Siqueira.pdf2a55c0c21fac17ea2faa068be6059679MD5123456789_4862_12019-01-21T12:45:40Zmail@mail.com -
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Deste modo, o objetivo do estudo é conhecer o perfil dos consumidores das farmácias de Ijuí, compreender quais são os fatores condicionantes de compra de produtos farmacêuticos, conhecer a frequência que os consumidores frequentam farmácias, qual a média de gastos mensais, detectar quais são os meios mais usados para os consumidores informarem-se sobre farmácias, quais são os atributos mais valorizados pelos consumidores nas farmácias e quais são os fatores que mais interferem no processo de escolha de farmácias em Ijuí. METODOLOGIA Os métodos utilizados para a obtenção dos dados foram de natureza quantitativa, exploratória e descritiva. Foi uma pesquisa aplicada, a qual, foi aplicada como um pré-teste para estudantes do curso de Administração da Unijui. O estudo é baseado, quanto aos procedimentos técnicos, em pesquisa bibliográfica e de levantamento (survey). Primeiramente, o questionário foi criado baseando-se no modelo de Fronteli (2009). Também, foi revisado e avaliado por dois professores experientes na temática. 7 Em seguida, o questionário foi aplicado para 180 consumidores da cidade de Ijuí e região, através da plataforma docs.google, enviado por aplicativos do whatsapp, facebook e e-mail, e também, através do questionário aplicado in loco em consumidores das principais farmácias da Rua do Comércio de Ijuí. Para a análise dos dados, utilizou-se do software estatístico IBM SPSS Statistics 22, através de análises estatística descritiva a partir de tabelas e gráficos descritivos e de frequência. RESULTADOS E DISCUSSÃO Segundo a análise dos resultados, o perfil dos consumidores é composto por 63,9% do gênero feminino e 36,1% do gênero masculino. Aproximadamente, 55% dos entrevistados possuem idade entre 18 à 34 anos de idade, e 29% possuem entre 35 à 49 anos de idade. A maioria dos entrevistados são casados ou vivem junto, enquanto que aproximadamente 35% são solteiros. Quando ao nível de escolaridade dos entrevistados, 33,3% possuem o superior incompleto, e 30% possuem pós-graduação completo, o que inclui cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Quanto aos hábitos de compra dos consumidores, notou-se que a maioria dos consumidores frequentam, em média, uma ou duas vezes por mês, tanto homens quanto mulheres. Ao analisar a frequência entre homens e mulheres, notou-se que 31,3% dos consumidores frequentam farmácias uma vez ao mês, 30,4% duas vezes ao mês e 27,8% frequentam farmácias três vezes ao mês. Já os homens, conclui-se que 48,4% dos entrevistados frequentam farmácias uma vez ao mês, 25% duas vezes ao mês e 18,8% três vezes ao mês. Já quanto aos gastos, os consumidores gastam em média R$142,79 por mês em farmácias, sendo que quando estão doentes, costumam gastar mais R$120,66 com medicamentos. É possível concluir com o estudo que as mulheres gastam mais que os homens em farmácias, com uma média de gastos mensais de R$ 159,44 para mulheres e R$ 112,40 para homens. Ao analisar o consumo de medicamentos de uso contínuo, notou-se que 73,9% das mulheres usam pelo menos um tipo de medicamento de uso contínuo, já 57,8% dos homens não usam nenhum medicamento. Para as mulheres, o medicamento de uso contínuo mais consumido é o anticoncepcional, com 52,2% da amostra, e o medicamento mais consumido entre os homens são os medicamentos para o controle da pressão arterial, com 20,36% da amostra que consome. O segundo medicamento mais consumido pelos consumidores são os antidepressivos, com 9,6% das mulheres da amostra que consomem e 7,8% dos homens. As farmácias mais 8 frequentadas pelos entrevistados foram São João e Panvel, com 31,7% e 12,4% da amostra, respectivamente. Ao questionar sobre as finalizações das compras dos produtos nas farmácias, notou-se que o produto que mais é comprado nas farmácias são os medicamentos, pois mais de 60% muitas vezes ou sempre finalizam a compra desse produto quando vai a uma farmácia. Os produtos de higiene pessoal são os outros produtos que os entrevistados mais finalizam a compra, com mais de 40% que muitas vezes ou sempre finalizam a compra desses produtos. Referente aos hábitos de compra dos consumidores nas farmácias, aproximadamente 55% dos consumidores compram medicamentos apenas para consumo próprio, enquanto que 41,9% ao frequentar uma farmácia, compram medicamentos para toda a família. No momento da escolha pelas marcas, mais de 70% dos entrevistados escolhem as marcas dos produtos por indicações médicas, seguido de 54,4% dos entrevistados que escolhem a marca de acordo com os preços. Enquanto tratado sobre as percepções dos consumidores, nota-se que os medicamentos, os produtos de higiene pessoal e os produtos de perfumaria são os produtos que mais lembra farmácias para os consumidores, e que produtos como alimentos, jornais e revistas ainda não são associados às farmácias. O marketing boca-a-boca é o meio mais usado para os entrevistados se informar sobre as farmácias, pois o meio de informação mais usado é “indicação de médicos’ e “ indicação de amigos e familiares”. Esse dado reforça a importância das farmácias investirem ais nesse meio de informação. Os consumidores realizam pesquisas de informação sobre os preços dos medicamentos e sobre informações dos farmacêuticos responsáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que os consumidores estão mais exigentes, entretanto, estão consumindo mais nas farmácias. Eles não buscam apenas medicamentos nas farmácias, como antigamente, mas sim, buscam uma gama variada de produtos e serviços. Eles também expectativas no atendimento das farmácias, como um relacionamento mais estreito entre farmácia e consumidor, pois possuem a necessidade de um atendimento com mais informações e suprimento das dúvidas dos clientes. Nota-se que os meios de informações mais valorizados pelos consumidores é o marketing boca-a-boca, pois os consumidores confiam mais em outros consumidores do que em propagandas feito pelas farmácias. A internet e as redes sociais ainda são meios pouco usados pelos consumidores, diferentemente de outros segmentos que possuem um e-commerce ativo e reconhecido pelos consumidores. De acordo com o perfil de consumo dos consumidores, é possível que os gestores farmacêuticos criem estratégias voltada para sua 9 farmácia e seu público alvo, a fim de suprir cada vez mais as necessidades e desejos de seus consumidores.
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A cidade de Ijuí representa um polo de tratamento de Saúde para dezenas de munícipios de sua região, possuindo 3 hospitais com grandes recursos, centenas de médicos especializados em diversas áreas, atendendo com diversos planos (incluindo SUS), e claro, inúmeras farmácias atendendo um grande número de consumidores, não apenas munícipes de Ijuí, mas sim de toda a região. Deste modo, o objetivo do estudo é conhecer o perfil dos consumidores das farmácias de Ijuí, compreender quais são os fatores condicionantes de compra de produtos farmacêuticos, conhecer a frequência que os consumidores frequentam farmácias, qual a média de gastos mensais, detectar quais são os meios mais usados para os consumidores informarem-se sobre farmácias, quais são os atributos mais valorizados pelos consumidores nas farmácias e quais são os fatores que mais interferem no processo de escolha de farmácias em Ijuí. 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RESULTADOS E DISCUSSÃO Segundo a análise dos resultados, o perfil dos consumidores é composto por 63,9% do gênero feminino e 36,1% do gênero masculino. Aproximadamente, 55% dos entrevistados possuem idade entre 18 à 34 anos de idade, e 29% possuem entre 35 à 49 anos de idade. A maioria dos entrevistados são casados ou vivem junto, enquanto que aproximadamente 35% são solteiros. Quando ao nível de escolaridade dos entrevistados, 33,3% possuem o superior incompleto, e 30% possuem pós-graduação completo, o que inclui cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Quanto aos hábitos de compra dos consumidores, notou-se que a maioria dos consumidores frequentam, em média, uma ou duas vezes por mês, tanto homens quanto mulheres. Ao analisar a frequência entre homens e mulheres, notou-se que 31,3% dos consumidores frequentam farmácias uma vez ao mês, 30,4% duas vezes ao mês e 27,8% frequentam farmácias três vezes ao mês. Já os homens, conclui-se que 48,4% dos entrevistados frequentam farmácias uma vez ao mês, 25% duas vezes ao mês e 18,8% três vezes ao mês. Já quanto aos gastos, os consumidores gastam em média R$142,79 por mês em farmácias, sendo que quando estão doentes, costumam gastar mais R$120,66 com medicamentos. É possível concluir com o estudo que as mulheres gastam mais que os homens em farmácias, com uma média de gastos mensais de R$ 159,44 para mulheres e R$ 112,40 para homens. Ao analisar o consumo de medicamentos de uso contínuo, notou-se que 73,9% das mulheres usam pelo menos um tipo de medicamento de uso contínuo, já 57,8% dos homens não usam nenhum medicamento. Para as mulheres, o medicamento de uso contínuo mais consumido é o anticoncepcional, com 52,2% da amostra, e o medicamento mais consumido entre os homens são os medicamentos para o controle da pressão arterial, com 20,36% da amostra que consome. O segundo medicamento mais consumido pelos consumidores são os antidepressivos, com 9,6% das mulheres da amostra que consomem e 7,8% dos homens. As farmácias mais 8 frequentadas pelos entrevistados foram São João e Panvel, com 31,7% e 12,4% da amostra, respectivamente. Ao questionar sobre as finalizações das compras dos produtos nas farmácias, notou-se que o produto que mais é comprado nas farmácias são os medicamentos, pois mais de 60% muitas vezes ou sempre finalizam a compra desse produto quando vai a uma farmácia. Os produtos de higiene pessoal são os outros produtos que os entrevistados mais finalizam a compra, com mais de 40% que muitas vezes ou sempre finalizam a compra desses produtos. Referente aos hábitos de compra dos consumidores nas farmácias, aproximadamente 55% dos consumidores compram medicamentos apenas para consumo próprio, enquanto que 41,9% ao frequentar uma farmácia, compram medicamentos para toda a família. No momento da escolha pelas marcas, mais de 70% dos entrevistados escolhem as marcas dos produtos por indicações médicas, seguido de 54,4% dos entrevistados que escolhem a marca de acordo com os preços. Enquanto tratado sobre as percepções dos consumidores, nota-se que os medicamentos, os produtos de higiene pessoal e os produtos de perfumaria são os produtos que mais lembra farmácias para os consumidores, e que produtos como alimentos, jornais e revistas ainda não são associados às farmácias. O marketing boca-a-boca é o meio mais usado para os entrevistados se informar sobre as farmácias, pois o meio de informação mais usado é “indicação de médicos’ e “ indicação de amigos e familiares”. Esse dado reforça a importância das farmácias investirem ais nesse meio de informação. Os consumidores realizam pesquisas de informação sobre os preços dos medicamentos e sobre informações dos farmacêuticos responsáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que os consumidores estão mais exigentes, entretanto, estão consumindo mais nas farmácias. Eles não buscam apenas medicamentos nas farmácias, como antigamente, mas sim, buscam uma gama variada de produtos e serviços. Eles também expectativas no atendimento das farmácias, como um relacionamento mais estreito entre farmácia e consumidor, pois possuem a necessidade de um atendimento com mais informações e suprimento das dúvidas dos clientes. Nota-se que os meios de informações mais valorizados pelos consumidores é o marketing boca-a-boca, pois os consumidores confiam mais em outros consumidores do que em propagandas feito pelas farmácias. A internet e as redes sociais ainda são meios pouco usados pelos consumidores, diferentemente de outros segmentos que possuem um e-commerce ativo e reconhecido pelos consumidores. De acordo com o perfil de consumo dos consumidores, é possível que os gestores farmacêuticos criem estratégias voltada para sua 9 farmácia e seu público alvo, a fim de suprir cada vez mais as necessidades e desejos de seus consumidores.
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