Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diego Roberto dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5079
Resumo: As empresas de construção civil vivem o desafio de sobreviver num mercado mais exigente e competitivo decorrente de mudanças no contexto social, econômico, político e tecnológico. Dentro deste contexto, a palavra competitividade tornou-se o novo paradigma e a ela pode ser atribuído todo tipo de mudança sobre inovação tecnológica, lucro, custo, prazo de desenvolvimento e gestão de recursos humanos, por exemplo. Um dos caminhos para enfrentar este cenário mais competitivo, trilhado por diferentes agentes setoriais, dentre os quais as empresas gerenciadoras de obras, tem sido a implementação de um conjunto de práticas, que adequadamente empregadas, proporcionem aumento da competitividade e satisfação do cliente. Este conjunto de práticas, conhecido como sistema de gestão da qualidade, ou simplesmente SGQ, tem por objetivo aprimorar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares e por consequência trazer benefícios para a empresa que o implementa. Dentro deste cenário tem-se as empresas gerenciadoras de obras, que representam os empreendedores, interessados na construção de imóveis e que não têm o conhecimento técnico suficiente para gerenciar o desenvolvimento de sua obra ou não têm um número de funcionários suficiente para gerenciar tal obra. Nas últimas décadas, um número crescente de empresários no mundo vem adotando o SGQ, baseados em normas que são aceitas internacionalmente, com objetivos de propiciar melhores condições competitivas e garantir a sua permanência no mercado. A área da construção civil no Brasil vem se desenvolvendo, principalmente, devido necessidade do brasileiro por moradia, e o aperfeiçoamento de processo construtivo e padronização é fator determinante para destacar uma empresa do ramo, já que existem muitas no mercado, e buscam ações que intensifiquem o avançar a fim de se atualizarem, não somente visando o lucro, mas também visando o desenvolvimento, melhorando os processos, do planejamento até o produto final. Estas ações permitem a busca pela qualidade que certifica o produto, garantindo confiabilidade dos clientes, fornecedores e dos próprios funcionários da empresa. O consumidor está cada vez mais informado tanto sobre as características dos bens de consumo quanto aos seus direitos como cliente, tornando-o mais seletivo e exigente, e desta forma a empresa precisa apresentar resultados sempre melhores de maneira evolutiva, para atender aos padrões desejáveis, tornando-se sólida nas bases administrativas, estratégicas, táticas e operacionais, a fim de atingir a todos os envolvidos. O Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade no Habitat (PBQP-H) é um programa que tem como base as normas da International Organization for Standardization (ISO), suas normas, procedimentos, técnicas e ferramentas. Como na ISO seu principal objetivo é medir e monitorar a satisfação do cliente. O programa vem para contribuir na melhoria dos sistemas de qualificação, ou seja, um selo de garantia para contratantes públicos em licitações, e padrão para o setor privado, mais um requisito que muda não somente o produto, mas a forma de trabalho e a atuação no mercado da construção civil, que se encontra em desenvolvimento em meio à explosão de tecnologias, e desenvolvimento econômico social voltado para grande procura por moradias.
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