Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5079 |
Resumo: | As empresas de construção civil vivem o desafio de sobreviver num mercado mais exigente e competitivo decorrente de mudanças no contexto social, econômico, político e tecnológico. Dentro deste contexto, a palavra competitividade tornou-se o novo paradigma e a ela pode ser atribuído todo tipo de mudança sobre inovação tecnológica, lucro, custo, prazo de desenvolvimento e gestão de recursos humanos, por exemplo. Um dos caminhos para enfrentar este cenário mais competitivo, trilhado por diferentes agentes setoriais, dentre os quais as empresas gerenciadoras de obras, tem sido a implementação de um conjunto de práticas, que adequadamente empregadas, proporcionem aumento da competitividade e satisfação do cliente. Este conjunto de práticas, conhecido como sistema de gestão da qualidade, ou simplesmente SGQ, tem por objetivo aprimorar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares e por consequência trazer benefícios para a empresa que o implementa. Dentro deste cenário tem-se as empresas gerenciadoras de obras, que representam os empreendedores, interessados na construção de imóveis e que não têm o conhecimento técnico suficiente para gerenciar o desenvolvimento de sua obra ou não têm um número de funcionários suficiente para gerenciar tal obra. Nas últimas décadas, um número crescente de empresários no mundo vem adotando o SGQ, baseados em normas que são aceitas internacionalmente, com objetivos de propiciar melhores condições competitivas e garantir a sua permanência no mercado. A área da construção civil no Brasil vem se desenvolvendo, principalmente, devido necessidade do brasileiro por moradia, e o aperfeiçoamento de processo construtivo e padronização é fator determinante para destacar uma empresa do ramo, já que existem muitas no mercado, e buscam ações que intensifiquem o avançar a fim de se atualizarem, não somente visando o lucro, mas também visando o desenvolvimento, melhorando os processos, do planejamento até o produto final. Estas ações permitem a busca pela qualidade que certifica o produto, garantindo confiabilidade dos clientes, fornecedores e dos próprios funcionários da empresa. O consumidor está cada vez mais informado tanto sobre as características dos bens de consumo quanto aos seus direitos como cliente, tornando-o mais seletivo e exigente, e desta forma a empresa precisa apresentar resultados sempre melhores de maneira evolutiva, para atender aos padrões desejáveis, tornando-se sólida nas bases administrativas, estratégicas, táticas e operacionais, a fim de atingir a todos os envolvidos. O Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade no Habitat (PBQP-H) é um programa que tem como base as normas da International Organization for Standardization (ISO), suas normas, procedimentos, técnicas e ferramentas. Como na ISO seu principal objetivo é medir e monitorar a satisfação do cliente. O programa vem para contribuir na melhoria dos sistemas de qualificação, ou seja, um selo de garantia para contratantes públicos em licitações, e padrão para o setor privado, mais um requisito que muda não somente o produto, mas a forma de trabalho e a atuação no mercado da construção civil, que se encontra em desenvolvimento em meio à explosão de tecnologias, e desenvolvimento econômico social voltado para grande procura por moradias. |
id |
UNIJ_cdf8d1c861d2d74f8cfa849b16fa2c71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5079 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisIdentificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS2018-06-2020172018-06-20T23:05:51Z2018-06-20T23:05:51ZAs empresas de construção civil vivem o desafio de sobreviver num mercado mais exigente e competitivo decorrente de mudanças no contexto social, econômico, político e tecnológico. Dentro deste contexto, a palavra competitividade tornou-se o novo paradigma e a ela pode ser atribuído todo tipo de mudança sobre inovação tecnológica, lucro, custo, prazo de desenvolvimento e gestão de recursos humanos, por exemplo. Um dos caminhos para enfrentar este cenário mais competitivo, trilhado por diferentes agentes setoriais, dentre os quais as empresas gerenciadoras de obras, tem sido a implementação de um conjunto de práticas, que adequadamente empregadas, proporcionem aumento da competitividade e satisfação do cliente. Este conjunto de práticas, conhecido como sistema de gestão da qualidade, ou simplesmente SGQ, tem por objetivo aprimorar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares e por consequência trazer benefícios para a empresa que o implementa. Dentro deste cenário tem-se as empresas gerenciadoras de obras, que representam os empreendedores, interessados na construção de imóveis e que não têm o conhecimento técnico suficiente para gerenciar o desenvolvimento de sua obra ou não têm um número de funcionários suficiente para gerenciar tal obra. Nas últimas décadas, um número crescente de empresários no mundo vem adotando o SGQ, baseados em normas que são aceitas internacionalmente, com objetivos de propiciar melhores condições competitivas e garantir a sua permanência no mercado. A área da construção civil no Brasil vem se desenvolvendo, principalmente, devido necessidade do brasileiro por moradia, e o aperfeiçoamento de processo construtivo e padronização é fator determinante para destacar uma empresa do ramo, já que existem muitas no mercado, e buscam ações que intensifiquem o avançar a fim de se atualizarem, não somente visando o lucro, mas também visando o desenvolvimento, melhorando os processos, do planejamento até o produto final. Estas ações permitem a busca pela qualidade que certifica o produto, garantindo confiabilidade dos clientes, fornecedores e dos próprios funcionários da empresa. O consumidor está cada vez mais informado tanto sobre as características dos bens de consumo quanto aos seus direitos como cliente, tornando-o mais seletivo e exigente, e desta forma a empresa precisa apresentar resultados sempre melhores de maneira evolutiva, para atender aos padrões desejáveis, tornando-se sólida nas bases administrativas, estratégicas, táticas e operacionais, a fim de atingir a todos os envolvidos. O Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade no Habitat (PBQP-H) é um programa que tem como base as normas da International Organization for Standardization (ISO), suas normas, procedimentos, técnicas e ferramentas. Como na ISO seu principal objetivo é medir e monitorar a satisfação do cliente. O programa vem para contribuir na melhoria dos sistemas de qualificação, ou seja, um selo de garantia para contratantes públicos em licitações, e padrão para o setor privado, mais um requisito que muda não somente o produto, mas a forma de trabalho e a atuação no mercado da construção civil, que se encontra em desenvolvimento em meio à explosão de tecnologias, e desenvolvimento econômico social voltado para grande procura por moradias.152 f.Engenharia.Engenharia Civil.PBQP-H.Certificação.Qualidade.ISO 9001.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5079DMD_hdl_123456789/5079Santos, Diego Roberto dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiego%20Roberto%20Dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5079/1/Diego%20Roberto%20Dos%20Santos.pdfapplication/pdf16383519http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5079/1/Diego%20Roberto%20Dos%20Santos.pdff316e6c9d6538d0ba53c307a56c17794MD5123456789_5079_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS |
title |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS |
spellingShingle |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS Santos, Diego Roberto dos Engenharia. Engenharia Civil. PBQP-H. Certificação. Qualidade. ISO 9001. |
title_short |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS |
title_full |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS |
title_fullStr |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS |
title_full_unstemmed |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS |
title_sort |
Identificação dos requisitos do SiAC/2017 e análise dos itens conformes e não conformes em uma construtora no município de Santa Rosa - RS |
author |
Santos, Diego Roberto dos |
author_facet |
Santos, Diego Roberto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diego Roberto dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia. Engenharia Civil. PBQP-H. Certificação. Qualidade. ISO 9001. |
topic |
Engenharia. Engenharia Civil. PBQP-H. Certificação. Qualidade. ISO 9001. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
As empresas de construção civil vivem o desafio de sobreviver num mercado mais exigente e competitivo decorrente de mudanças no contexto social, econômico, político e tecnológico. Dentro deste contexto, a palavra competitividade tornou-se o novo paradigma e a ela pode ser atribuído todo tipo de mudança sobre inovação tecnológica, lucro, custo, prazo de desenvolvimento e gestão de recursos humanos, por exemplo. Um dos caminhos para enfrentar este cenário mais competitivo, trilhado por diferentes agentes setoriais, dentre os quais as empresas gerenciadoras de obras, tem sido a implementação de um conjunto de práticas, que adequadamente empregadas, proporcionem aumento da competitividade e satisfação do cliente. Este conjunto de práticas, conhecido como sistema de gestão da qualidade, ou simplesmente SGQ, tem por objetivo aprimorar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares e por consequência trazer benefícios para a empresa que o implementa. Dentro deste cenário tem-se as empresas gerenciadoras de obras, que representam os empreendedores, interessados na construção de imóveis e que não têm o conhecimento técnico suficiente para gerenciar o desenvolvimento de sua obra ou não têm um número de funcionários suficiente para gerenciar tal obra. Nas últimas décadas, um número crescente de empresários no mundo vem adotando o SGQ, baseados em normas que são aceitas internacionalmente, com objetivos de propiciar melhores condições competitivas e garantir a sua permanência no mercado. A área da construção civil no Brasil vem se desenvolvendo, principalmente, devido necessidade do brasileiro por moradia, e o aperfeiçoamento de processo construtivo e padronização é fator determinante para destacar uma empresa do ramo, já que existem muitas no mercado, e buscam ações que intensifiquem o avançar a fim de se atualizarem, não somente visando o lucro, mas também visando o desenvolvimento, melhorando os processos, do planejamento até o produto final. Estas ações permitem a busca pela qualidade que certifica o produto, garantindo confiabilidade dos clientes, fornecedores e dos próprios funcionários da empresa. O consumidor está cada vez mais informado tanto sobre as características dos bens de consumo quanto aos seus direitos como cliente, tornando-o mais seletivo e exigente, e desta forma a empresa precisa apresentar resultados sempre melhores de maneira evolutiva, para atender aos padrões desejáveis, tornando-se sólida nas bases administrativas, estratégicas, táticas e operacionais, a fim de atingir a todos os envolvidos. O Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade no Habitat (PBQP-H) é um programa que tem como base as normas da International Organization for Standardization (ISO), suas normas, procedimentos, técnicas e ferramentas. Como na ISO seu principal objetivo é medir e monitorar a satisfação do cliente. O programa vem para contribuir na melhoria dos sistemas de qualificação, ou seja, um selo de garantia para contratantes públicos em licitações, e padrão para o setor privado, mais um requisito que muda não somente o produto, mas a forma de trabalho e a atuação no mercado da construção civil, que se encontra em desenvolvimento em meio à explosão de tecnologias, e desenvolvimento econômico social voltado para grande procura por moradias. 152 f. |
description |
As empresas de construção civil vivem o desafio de sobreviver num mercado mais exigente e competitivo decorrente de mudanças no contexto social, econômico, político e tecnológico. Dentro deste contexto, a palavra competitividade tornou-se o novo paradigma e a ela pode ser atribuído todo tipo de mudança sobre inovação tecnológica, lucro, custo, prazo de desenvolvimento e gestão de recursos humanos, por exemplo. Um dos caminhos para enfrentar este cenário mais competitivo, trilhado por diferentes agentes setoriais, dentre os quais as empresas gerenciadoras de obras, tem sido a implementação de um conjunto de práticas, que adequadamente empregadas, proporcionem aumento da competitividade e satisfação do cliente. Este conjunto de práticas, conhecido como sistema de gestão da qualidade, ou simplesmente SGQ, tem por objetivo aprimorar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares e por consequência trazer benefícios para a empresa que o implementa. Dentro deste cenário tem-se as empresas gerenciadoras de obras, que representam os empreendedores, interessados na construção de imóveis e que não têm o conhecimento técnico suficiente para gerenciar o desenvolvimento de sua obra ou não têm um número de funcionários suficiente para gerenciar tal obra. Nas últimas décadas, um número crescente de empresários no mundo vem adotando o SGQ, baseados em normas que são aceitas internacionalmente, com objetivos de propiciar melhores condições competitivas e garantir a sua permanência no mercado. A área da construção civil no Brasil vem se desenvolvendo, principalmente, devido necessidade do brasileiro por moradia, e o aperfeiçoamento de processo construtivo e padronização é fator determinante para destacar uma empresa do ramo, já que existem muitas no mercado, e buscam ações que intensifiquem o avançar a fim de se atualizarem, não somente visando o lucro, mas também visando o desenvolvimento, melhorando os processos, do planejamento até o produto final. Estas ações permitem a busca pela qualidade que certifica o produto, garantindo confiabilidade dos clientes, fornecedores e dos próprios funcionários da empresa. O consumidor está cada vez mais informado tanto sobre as características dos bens de consumo quanto aos seus direitos como cliente, tornando-o mais seletivo e exigente, e desta forma a empresa precisa apresentar resultados sempre melhores de maneira evolutiva, para atender aos padrões desejáveis, tornando-se sólida nas bases administrativas, estratégicas, táticas e operacionais, a fim de atingir a todos os envolvidos. O Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade no Habitat (PBQP-H) é um programa que tem como base as normas da International Organization for Standardization (ISO), suas normas, procedimentos, técnicas e ferramentas. Como na ISO seu principal objetivo é medir e monitorar a satisfação do cliente. O programa vem para contribuir na melhoria dos sistemas de qualificação, ou seja, um selo de garantia para contratantes públicos em licitações, e padrão para o setor privado, mais um requisito que muda não somente o produto, mas a forma de trabalho e a atuação no mercado da construção civil, que se encontra em desenvolvimento em meio à explosão de tecnologias, e desenvolvimento econômico social voltado para grande procura por moradias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-06-20T23:05:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T23:05:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5079 DMD_hdl_123456789/5079 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5079 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416728246550528 |