Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luciomar de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708
Resumo: Na sociedade contemporânea e globalizada que vivemos, insere-se de forma eficaz a precisão de uma gestão do uso do design como ferramenta de marketing apropriada às mídias. O design, inserido em ambientes pode provocar aos sujeitos que se envolverem com ele, aspectos imaginativos e instigantes. As mídias hoje, são usadas para além de comunicar algo, são usadas para persuadir determinado público. Em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas, e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina. A presente dissertação traz em seu contexto, elementos que traduzem a vitrina como uma ferramenta midiática persuasiva primordial ao segmento luxo e a importância do design neste contexto. A pesquisa ocorreu em lojas/boutiques do segmento luxo de duas cidades/países de continentes diferenciados, mais precisamente Ijuí/Brasil e Madrid/Espanha. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo comparativo qualitativo, com procedimentos técnico bibliográficos, de campo, de observação e registro fotográfico, que ocorreram em lojas/boutiques dos países relacionados à pesquisa. Também foram realizadas entrevistas episódicas com os sujeitos da pesquisa, que foram vitrinistas e gestores/vitrinistas do Brasil e Espanha. A coleta de dados nesta pesquisa envolveu inicialmente a pesquisa com os gestores/vitrinistas e vitrinistas das organizações do segmento luxo, após a observação direta e registro fotográfico nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 na cidade de Madri/Espanha, onde foram entrevistados Gestores/vitrinistas e vitrinistas das Boutiques Dior, Pedro Muñoz e Diesel. As observações e registros fotográficos se deram em diversas outras Boutiques do segmento em estudo, localizadas nas duas ruas denominadas “Ruas do Luxo” em Madrid, a rua Ortega y Gaset e Fuencarral. Nos meses de abril e maio na cidade de Ijuí/RS/Brasil, foram realizadas as entrevistas com gestores/vitrinistas e vitrinistas, observações e aquisição de arquivos fotográficos na loja Incógnita e nos meses seguintes, realizadas demais fotografias e observações in loco, bem como as análises semióticas e de discurso do material coletado. Os resultados obtidos revelam a importância da mídia vitrina para o segmento luxo. A pesquisa mostra o real valor do design embutido nestes cenários midiáticos e sua influência no comportamento do consumidor. São apontadas evidências que avalizam ser a vitrina uma ótima mídia atrativa, um ambiente onde a estética, o design e signos semiológicos engrandecem e intervêm na cultura local e dos indivíduos que dela se apropriam, seja com o olhar seja com dispositivos que farão com que essas imagens, esses cenários persuasivos se perpetuem através de diversos meios
id UNIJ_d523108827037fc1c9c308adaec0f7f2
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5708
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDesign da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha2019-02-1220132019-02-12T17:08:35Z2019-02-12T17:08:35ZNa sociedade contemporânea e globalizada que vivemos, insere-se de forma eficaz a precisão de uma gestão do uso do design como ferramenta de marketing apropriada às mídias. O design, inserido em ambientes pode provocar aos sujeitos que se envolverem com ele, aspectos imaginativos e instigantes. As mídias hoje, são usadas para além de comunicar algo, são usadas para persuadir determinado público. Em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas, e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina. A presente dissertação traz em seu contexto, elementos que traduzem a vitrina como uma ferramenta midiática persuasiva primordial ao segmento luxo e a importância do design neste contexto. A pesquisa ocorreu em lojas/boutiques do segmento luxo de duas cidades/países de continentes diferenciados, mais precisamente Ijuí/Brasil e Madrid/Espanha. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo comparativo qualitativo, com procedimentos técnico bibliográficos, de campo, de observação e registro fotográfico, que ocorreram em lojas/boutiques dos países relacionados à pesquisa. Também foram realizadas entrevistas episódicas com os sujeitos da pesquisa, que foram vitrinistas e gestores/vitrinistas do Brasil e Espanha. A coleta de dados nesta pesquisa envolveu inicialmente a pesquisa com os gestores/vitrinistas e vitrinistas das organizações do segmento luxo, após a observação direta e registro fotográfico nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 na cidade de Madri/Espanha, onde foram entrevistados Gestores/vitrinistas e vitrinistas das Boutiques Dior, Pedro Muñoz e Diesel. As observações e registros fotográficos se deram em diversas outras Boutiques do segmento em estudo, localizadas nas duas ruas denominadas “Ruas do Luxo” em Madrid, a rua Ortega y Gaset e Fuencarral. Nos meses de abril e maio na cidade de Ijuí/RS/Brasil, foram realizadas as entrevistas com gestores/vitrinistas e vitrinistas, observações e aquisição de arquivos fotográficos na loja Incógnita e nos meses seguintes, realizadas demais fotografias e observações in loco, bem como as análises semióticas e de discurso do material coletado. Os resultados obtidos revelam a importância da mídia vitrina para o segmento luxo. A pesquisa mostra o real valor do design embutido nestes cenários midiáticos e sua influência no comportamento do consumidor. São apontadas evidências que avalizam ser a vitrina uma ótima mídia atrativa, um ambiente onde a estética, o design e signos semiológicos engrandecem e intervêm na cultura local e dos indivíduos que dela se apropriam, seja com o olhar seja com dispositivos que farão com que essas imagens, esses cenários persuasivos se perpetuem através de diversos meios143 f.Ciências sociais aplicadas.Design.Comportamento do consumidor.Luxo.Multiculturalismo.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708DMD_hdl_123456789/5708Carvalho, Luciomar deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuciomar%20de%20Carvalho.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5708/1/Luciomar%20de%20Carvalho.pdfapplication/pdf2266085http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5708/1/Luciomar%20de%20Carvalho.pdf358ea0cfc386b27d38fa4d0257fb999bMD5123456789_5708_12019-02-16T06:46:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
title Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
spellingShingle Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
Carvalho, Luciomar de
Ciências sociais aplicadas.
Design.
Comportamento do consumidor.
Luxo.
Multiculturalismo.
title_short Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
title_full Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
title_fullStr Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
title_full_unstemmed Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
title_sort Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
author Carvalho, Luciomar de
author_facet Carvalho, Luciomar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luciomar de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Design.
Comportamento do consumidor.
Luxo.
Multiculturalismo.
topic Ciências sociais aplicadas.
Design.
Comportamento do consumidor.
Luxo.
Multiculturalismo.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Na sociedade contemporânea e globalizada que vivemos, insere-se de forma eficaz a precisão de uma gestão do uso do design como ferramenta de marketing apropriada às mídias. O design, inserido em ambientes pode provocar aos sujeitos que se envolverem com ele, aspectos imaginativos e instigantes. As mídias hoje, são usadas para além de comunicar algo, são usadas para persuadir determinado público. Em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas, e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina. A presente dissertação traz em seu contexto, elementos que traduzem a vitrina como uma ferramenta midiática persuasiva primordial ao segmento luxo e a importância do design neste contexto. A pesquisa ocorreu em lojas/boutiques do segmento luxo de duas cidades/países de continentes diferenciados, mais precisamente Ijuí/Brasil e Madrid/Espanha. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo comparativo qualitativo, com procedimentos técnico bibliográficos, de campo, de observação e registro fotográfico, que ocorreram em lojas/boutiques dos países relacionados à pesquisa. Também foram realizadas entrevistas episódicas com os sujeitos da pesquisa, que foram vitrinistas e gestores/vitrinistas do Brasil e Espanha. A coleta de dados nesta pesquisa envolveu inicialmente a pesquisa com os gestores/vitrinistas e vitrinistas das organizações do segmento luxo, após a observação direta e registro fotográfico nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 na cidade de Madri/Espanha, onde foram entrevistados Gestores/vitrinistas e vitrinistas das Boutiques Dior, Pedro Muñoz e Diesel. As observações e registros fotográficos se deram em diversas outras Boutiques do segmento em estudo, localizadas nas duas ruas denominadas “Ruas do Luxo” em Madrid, a rua Ortega y Gaset e Fuencarral. Nos meses de abril e maio na cidade de Ijuí/RS/Brasil, foram realizadas as entrevistas com gestores/vitrinistas e vitrinistas, observações e aquisição de arquivos fotográficos na loja Incógnita e nos meses seguintes, realizadas demais fotografias e observações in loco, bem como as análises semióticas e de discurso do material coletado. Os resultados obtidos revelam a importância da mídia vitrina para o segmento luxo. A pesquisa mostra o real valor do design embutido nestes cenários midiáticos e sua influência no comportamento do consumidor. São apontadas evidências que avalizam ser a vitrina uma ótima mídia atrativa, um ambiente onde a estética, o design e signos semiológicos engrandecem e intervêm na cultura local e dos indivíduos que dela se apropriam, seja com o olhar seja com dispositivos que farão com que essas imagens, esses cenários persuasivos se perpetuem através de diversos meios
143 f.
description Na sociedade contemporânea e globalizada que vivemos, insere-se de forma eficaz a precisão de uma gestão do uso do design como ferramenta de marketing apropriada às mídias. O design, inserido em ambientes pode provocar aos sujeitos que se envolverem com ele, aspectos imaginativos e instigantes. As mídias hoje, são usadas para além de comunicar algo, são usadas para persuadir determinado público. Em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas, e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina. A presente dissertação traz em seu contexto, elementos que traduzem a vitrina como uma ferramenta midiática persuasiva primordial ao segmento luxo e a importância do design neste contexto. A pesquisa ocorreu em lojas/boutiques do segmento luxo de duas cidades/países de continentes diferenciados, mais precisamente Ijuí/Brasil e Madrid/Espanha. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo comparativo qualitativo, com procedimentos técnico bibliográficos, de campo, de observação e registro fotográfico, que ocorreram em lojas/boutiques dos países relacionados à pesquisa. Também foram realizadas entrevistas episódicas com os sujeitos da pesquisa, que foram vitrinistas e gestores/vitrinistas do Brasil e Espanha. A coleta de dados nesta pesquisa envolveu inicialmente a pesquisa com os gestores/vitrinistas e vitrinistas das organizações do segmento luxo, após a observação direta e registro fotográfico nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 na cidade de Madri/Espanha, onde foram entrevistados Gestores/vitrinistas e vitrinistas das Boutiques Dior, Pedro Muñoz e Diesel. As observações e registros fotográficos se deram em diversas outras Boutiques do segmento em estudo, localizadas nas duas ruas denominadas “Ruas do Luxo” em Madrid, a rua Ortega y Gaset e Fuencarral. Nos meses de abril e maio na cidade de Ijuí/RS/Brasil, foram realizadas as entrevistas com gestores/vitrinistas e vitrinistas, observações e aquisição de arquivos fotográficos na loja Incógnita e nos meses seguintes, realizadas demais fotografias e observações in loco, bem como as análises semióticas e de discurso do material coletado. Os resultados obtidos revelam a importância da mídia vitrina para o segmento luxo. A pesquisa mostra o real valor do design embutido nestes cenários midiáticos e sua influência no comportamento do consumidor. São apontadas evidências que avalizam ser a vitrina uma ótima mídia atrativa, um ambiente onde a estética, o design e signos semiológicos engrandecem e intervêm na cultura local e dos indivíduos que dela se apropriam, seja com o olhar seja com dispositivos que farão com que essas imagens, esses cenários persuasivos se perpetuem através de diversos meios
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2019-02-12T17:08:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-12T17:08:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708
DMD_hdl_123456789/5708
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1626373159266549760