Design da mídia vitrina como estratégia de influência no comportamento do consumidor do segmento luxo: um estudo multicultural Brasil/Espanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea e globalizada que vivemos, insere-se de forma eficaz a precisão de uma gestão do uso do design como ferramenta de marketing apropriada às mídias. O design, inserido em ambientes pode provocar aos sujeitos que se envolverem com ele, aspectos imaginativos e instigantes. As mídias hoje, são usadas para além de comunicar algo, são usadas para persuadir determinado público. Em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas, e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina. A presente dissertação traz em seu contexto, elementos que traduzem a vitrina como uma ferramenta midiática persuasiva primordial ao segmento luxo e a importância do design neste contexto. A pesquisa ocorreu em lojas/boutiques do segmento luxo de duas cidades/países de continentes diferenciados, mais precisamente Ijuí/Brasil e Madrid/Espanha. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo comparativo qualitativo, com procedimentos técnico bibliográficos, de campo, de observação e registro fotográfico, que ocorreram em lojas/boutiques dos países relacionados à pesquisa. Também foram realizadas entrevistas episódicas com os sujeitos da pesquisa, que foram vitrinistas e gestores/vitrinistas do Brasil e Espanha. A coleta de dados nesta pesquisa envolveu inicialmente a pesquisa com os gestores/vitrinistas e vitrinistas das organizações do segmento luxo, após a observação direta e registro fotográfico nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 na cidade de Madri/Espanha, onde foram entrevistados Gestores/vitrinistas e vitrinistas das Boutiques Dior, Pedro Muñoz e Diesel. As observações e registros fotográficos se deram em diversas outras Boutiques do segmento em estudo, localizadas nas duas ruas denominadas “Ruas do Luxo” em Madrid, a rua Ortega y Gaset e Fuencarral. Nos meses de abril e maio na cidade de Ijuí/RS/Brasil, foram realizadas as entrevistas com gestores/vitrinistas e vitrinistas, observações e aquisição de arquivos fotográficos na loja Incógnita e nos meses seguintes, realizadas demais fotografias e observações in loco, bem como as análises semióticas e de discurso do material coletado. Os resultados obtidos revelam a importância da mídia vitrina para o segmento luxo. A pesquisa mostra o real valor do design embutido nestes cenários midiáticos e sua influência no comportamento do consumidor. São apontadas evidências que avalizam ser a vitrina uma ótima mídia atrativa, um ambiente onde a estética, o design e signos semiológicos engrandecem e intervêm na cultura local e dos indivíduos que dela se apropriam, seja com o olhar seja com dispositivos que farão com que essas imagens, esses cenários persuasivos se perpetuem através de diversos meios |
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Na sociedade contemporânea e globalizada que vivemos, insere-se de forma eficaz a precisão de uma gestão do uso do design como ferramenta de marketing apropriada às mídias. O design, inserido em ambientes pode provocar aos sujeitos que se envolverem com ele, aspectos imaginativos e instigantes. As mídias hoje, são usadas para além de comunicar algo, são usadas para persuadir determinado público. Em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas, e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina. A presente dissertação traz em seu contexto, elementos que traduzem a vitrina como uma ferramenta midiática persuasiva primordial ao segmento luxo e a importância do design neste contexto. A pesquisa ocorreu em lojas/boutiques do segmento luxo de duas cidades/países de continentes diferenciados, mais precisamente Ijuí/Brasil e Madrid/Espanha. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo comparativo qualitativo, com procedimentos técnico bibliográficos, de campo, de observação e registro fotográfico, que ocorreram em lojas/boutiques dos países relacionados à pesquisa. Também foram realizadas entrevistas episódicas com os sujeitos da pesquisa, que foram vitrinistas e gestores/vitrinistas do Brasil e Espanha. A coleta de dados nesta pesquisa envolveu inicialmente a pesquisa com os gestores/vitrinistas e vitrinistas das organizações do segmento luxo, após a observação direta e registro fotográfico nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 na cidade de Madri/Espanha, onde foram entrevistados Gestores/vitrinistas e vitrinistas das Boutiques Dior, Pedro Muñoz e Diesel. As observações e registros fotográficos se deram em diversas outras Boutiques do segmento em estudo, localizadas nas duas ruas denominadas “Ruas do Luxo” em Madrid, a rua Ortega y Gaset e Fuencarral. Nos meses de abril e maio na cidade de Ijuí/RS/Brasil, foram realizadas as entrevistas com gestores/vitrinistas e vitrinistas, observações e aquisição de arquivos fotográficos na loja Incógnita e nos meses seguintes, realizadas demais fotografias e observações in loco, bem como as análises semióticas e de discurso do material coletado. Os resultados obtidos revelam a importância da mídia vitrina para o segmento luxo. A pesquisa mostra o real valor do design embutido nestes cenários midiáticos e sua influência no comportamento do consumidor. São apontadas evidências que avalizam ser a vitrina uma ótima mídia atrativa, um ambiente onde a estética, o design e signos semiológicos engrandecem e intervêm na cultura local e dos indivíduos que dela se apropriam, seja com o olhar seja com dispositivos que farão com que essas imagens, esses cenários persuasivos se perpetuem através de diversos meios |
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